sexta-feira, maio 13

MEMÓRIA

FALAR A SÉRIO – 15/05/04
As coisas no Iraque estão cada vez pior.
Depois de uma invasão justificada pela existência de Armas de Destruição Maciça, pelo Combate ao Terrorismo, a Implementação da Paz na região, e a defesa da Democracia e dos Direitos Humanos, a que resultado é que chegámos?
1º - Armas de destruição maciça, só as havia na cabeça do Jorge Bush e dos tontos que o apoiaram. Aliás, os inspectores que estiveram no Iraque sempre o disseram. Rumsfeld e os outros mentores da guerra, também sempre souberam. Na Casa Branca só quem foi enganado foi o Júnior.
2º - Terrorismo nunca houve no Iraque. Saddam e Bin Laden sempre foram inimigos. Seria bem mais fácil encontrá-lo na Arábia Saudita. E, este tipo de intervenção, cria terroristas, não os elimina. Agora sim, o Iraque está cheio de terroristas, e o ódio é cada vez mais.
3º - Quanto à Paz, nem vale a pena falar. Já mais de 15.000 mortos civis e militares, milhares de vidas destruídas, e ainda a procissão vai no adro. Um país de pantanas, ingovernável, e sem nenhuma perspectiva de melhoria.
4º - A democracia não se impõe com armas. Nenhum povo gosta que lhe digam como se deve governar, muito menos os orgulhosos Árabes. Além de ser um sistema político alheio à região, é muito difícil de conciliar com a sua fé
5º - Os direitos humanos, temos visto como se defendem. Tenho muitas dúvidas, que algum “esbirro” de Saddam, tenha sido mais cruel que estas “bestas” das fotografias.

E isto tudo, segundo se diz, feito já há bastante tempo, e por ordens superiores.
Tony Blair, já admitiu, que pode não se voltar a candidatar. Bush, vai continuar a mexer, enquanto quem realmente manda, for puxando os cordelinhos da marioneta. Durão, tem que se demarcar deste enorme fiasco enquanto é tempo. E não por palavras, que isso já não pega. Só uma atitude o pode salvar…
E não se esqueça, que os Barões, que nunca lhe perdoaram os “pecadilhos” da juventude, só estão à espera da altura certa.

Passou um ano sobre este “post”. Algumas coisas mudaram entretanto. Mas o povo do Iraque, continua mártir.

Sem comentários:

Enviar um comentário