quinta-feira, julho 7

AGORA TEMOS QUE PAGAR

E é bem feito. Os sinais estavam lá. As novelas. As intermináveis e desconchavadas novelas em que todas as crianças frequentam colégios da Linha e são louras e precocemente parolas. As Lux e as Flash. O telejornal da TVI. O “futebolês” e a sua miríade de constelações e estrelas, as maiores, as menores e as anãs, os dirigentes, os agentes, os jogadores, as transferências e os treinadores de bancada e de café.O 24 Horas e as suas manchetes sanguíneas e colunas rosa-choque. Os três diários desportivos. Os Big Brother's e as chusmas de indigentes que revelaram, geraram e adularam.

Os caciques locais. Felgueiras. Marco de Canaveses, Gondomar. A justiça, apoucada e achincalhada. A Alexandra Solnado e as conversas de Jesus com a cabritinha. As abstenções galopantes. A política, trauliteira e lapuz. Os impropérios lançados a esmo, pelos carroceiros e pelas azêmolas que habitam o Parlamento e as autarquias deste país de Norte a Sul.
Os deputados que o são porque dominam as concelhias. O triunfo da demagogia, a vitória fácil do populismo.A farsa da Madeira, esse espectáculo pornográfico instalado há anos na Casa Vigia, onde perora um idiota, racista, xenófobo e fascista, adulado por uma corja de dependentes e por um dos dois maiores partidos portugueses.A lenta agonia da Cultura. A asfixia da Ciência. A sangria, continuada, mortal, dos nossos melhores homens e mulheres, em demanda de melhores países, de outras instituições que os animem, que os reconheçam.

A invasão obscena do betão em tudo o que é Parque Natural, Zona Protegida, Rede Natura, arriba fóssil, rio selvagem, orla costeira.As oportunidades perdidas. O Alqueva. Os fundos de Coesão. O Fundo Social Europeu. Os subsídios à agricultura dados de mão beijada a pessoas que não sabem distinguir um cão de uma ovelha. Os jipes. Os condomínios privados. Os montes no Alentejo. As férias no Brasil e as festas no Algarve.
Os milhares que provam, provado, o adágio que diz que quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem.E a cereja no bolo. Um governo chefiado por um idiota incompetente, e realmente comandado pela extrema-direita. O princípio do fim do Serviço Nacional de Saúde, do Ensino Público, e de todas as conquistas do povo português.

Só podíamos vir aqui parar…

3 comentários:

  1. Misturar alhos com bugalhos não é a minha escolha.

    Não concordo nada com o penúltimo parágrafo. Sócrates, pelo que já vi, tem condições para ser o primeiro Primeiro-Ministro, desde Mário Soares, não só inteligente como esperto, competente, corajoso e com uma política verdadeiramente de Esquerda.

    Apesar de não ter nenhuma margem de manobra, está a tomar TODAS as medidas certas que virão, de facto, dar os frutos que a inconsequência errática e cobarde do Guterres não permitiram obter. E assim perdemos dez anos!! A somar aos outros lamentáveis dez do cavaquismo. O País está por refazer! Em todos os aspectos!!!

    Só quem não vê o desenvolvimento, a sério, que Sócrates está a preparar-se para imprimir a Portugal é quem está completamente desfasado das realidades do Mundo actual. Curiosamente, quem não tem qualquer dúvida de que com Sócrates não se brinca é quem mais tem a perder com o seu sucesso: a Direita (que poderá, felizmente, ficar oito anos seguidos sem pôr o pé no Governo...). E ao fim desse tempo, Portugal será diferente, mas desta vez para melhor. Tenho muita esperança.

    E, nessa altura, já não haverá vestígios da irresponsabilidade pós-gonçalvista e esquerdizante que também contribuíu para levar o País ao estado lastimável que este "post" tão bem caracteriza e, pior do que isso, o P. S. D. ao Poder durante dezanove anos, nos últimos vinte e seis!!!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo, ou tu percebeste mal ou foi minha a dificuldade de expressão.
    Este post, refere-se ao desgoverno PSD que nos conduziu ao buraco em que estamos.
    A Sócrates, por enquanto, eu dou o benefício da dúvida.
    Não é fácil, suceder ao parvo do Lopes.

    ResponderEliminar
  3. Ah, bom, então pronto. Mas com a data que tem, o "post" pode ser mal interpretado...


    E, já agora, repara que este Governo não está só a suceder ao Flopes: está a suceder também ao Burroso, ao Guterres e ao Pai do Monstro (ou Rei-do-Bolo). É obra!!

    ResponderEliminar