sábado, julho 16

POESIA POPULAR

Do poeta popular Alexandre Malheiro Martins, à agua que se perdia sem que ele a pudesse apresar para regar a horta.


MOTE
Ao ver-te correr pró mar
Magoas meu coração
Contigo queria regar
As secas terras no Verão

I
Vais-te escapando entre montes,
Mas muita pena me deixas,
Daqui a pouco ouço queixas,
E só te vejo é nas fontes.
Primeiro que tu te aprontes,
Novamente para voltar,
Háde-te o vento arrancar
Junto à febre do tempo,
Entristas meu pensamento,
Ao ver-te correr pró mar.

II
Sonho que te tenho presa,
Acordo já não te vejo,
É o meu grande desejo,
Da tua imensa beleza.
És sangue da natureza,
Para toda a criação,
Se tivesses divisão,
Este mundo era um jardim,
Mas ao ver-te fugir de mim,
Magoas meu coração.

III
Eu sonho contigo, e rego,
Acordo, não vejo a enxada.
Dás-me tamanha empreitada,
Nem a dormir tenho sossego.
Contigo tanto “bodego”,
Contigo me vou lavar.
Não te quero deixar passar,
Para os lados do oceano,
Os campos secos e planos,
Contigo queria regar.

IV
A gente que se aborrece,
Por falta de inteligência,
Não vêem que és providencia,
O nome divino mereces.
Para mim nunca me esqueces,
E te tenho em estimação,
Se eu tivesse a decisão,
De comigo te poder levar,
Ia contigo regar,
As secas terras no Verão.

1 comentário: