segunda-feira, agosto 22

A INDUSTRIA DO FOGO

A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada.

Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo.
A maioria dos incendiários, seriam pessoas mentalmente diminuídas.

Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?

Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair?

Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?

Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

2 comentários:

  1. A verdade indesmentível é que, neste país e de há uns anos para cá, aumentou o lixo e o número de maluquinhos. Esta é a única explicação lógica e racional para o aumento significativo do número de incêndios. Assim, podemos depreender que o nosso país está repleto de PORCOS e, ainda por cima, DOIDOS varridos!
    Resta-nos, enquanto cidadãos considerados humanos e normais, engendrar uma forma de enfiar todos esses PORCOS numa pocilga própria para o tratamento das graves maleitas de que sofrem!

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Também já tinha lido o mesmo num jornal on-line.

    ResponderEliminar