domingo, agosto 7

"FRETE" A UM AMIGO

Já passei pelo Crónica do Planalto e não vi referência a esta efeméride, o que bastante me surpreendeu, atendendo ao espiíito de "livre pensador " do seu editor. :-) Orlando.
---//---
Uma desilusão brasileira

Capaz de governar São Paulo, cidade com 1500 km2 e dez milhões de habitantes (quase o dobro se falarmos da Grande São Paulo), o PT afirmava-se também capaz de governar o Brasil, quinto maior país do mundo. Graças a uma moderação do discurso (e há quem sugira também que devido à melhor escolha das gravatas), Lula assumiu finalmente a Presidência em 2002, numa vitória que sucedeu a três tentativas frustradas de conquistar o Palácio do Planalto. Votaram nele 61 porcento dos brasileiros - muita gente das camadas pobres, mas também parte da classe média, desejosa de ver no Poder alguém que se empenhasse em retirar ao Brasil o inglório título de campeão das desigualdades sociais.
Os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, um social-democrata, deixaram a economia brasileira no bom caminho e Lula teve o mérito de entregar a pasta das Finanças a António Palocci, que travou os ímpetos da ala mais socializante do PT. Mesmo assim, fiel ao seu ideário, Lula lançou iniciativas como o Programa "Fome Zero" que ajudaram a manter a sua áurea de homem providencial e uma popularidadeque teima em resistir ao "mensalão", um escândalo de envolvimento de empresas estatais no financiamento de um saco azul destinado a garantir apoio parlamentar às iniciativas do Governo do PT.
O "mensalão" atingiu uma dimensão inédita em termos de escândalo, com o PT a ir mais longe do que a classe política tradicional que tanto criticava. Hoje está ameaçado de cisões, como a do PT Livre formado por 21 parlamentares. É certo que procura recuperar credibilidade colocando à sua frente Genro, o prestigiado ex-autarca de PortoAlegre. Mas perderá muitos votos, parte provavelmente para o PSDB de Fernando Henrique Cardoso, figura que continua a gozar de grande prestígio e de fama de incorruptível.
Lula, por seu lado, talvez possa até ser reeleito (as presidenciais coincidem com as legislativas). Já se percebeu que a sua popularidade é capaz de resistir a tudo, até ao "mensalão". Mas o melhor que Lula pode alegar neste caso é que desconhecia tudo. Muito pouco para um homem que construiu a pulso o PT. E se aquilo que distingue a esquerda da direita é sobretudo o sonho, a capacidade de sonhar, de acreditar em ilusões, este PT já não ilude. Desilude. Tal como Lula.
Leonídio Paulo Ferreira
---//---
Mas embora eu não seja petista, votei no presidente Lula, porque acreditei na competência dele, e o trabalho que tem feito até agora está muito bom, não fossem os ministros dele.
Dá p’ra sentir bem a melhora que houve no país durante o seu governo.

Aqui no Brasil estão acontecendo algumas coisas que me preocupam, especialmente no Rio de Janeiro. Além destas denúncias de corrupção, vai haver um referendo (é isso mesmo?) sobre o desarmamento da população. Parece que querem tornar ilegal o comércio de armas de fogo. Além disso, estão proibindo que os cidadãos tenham cães de raças consideradas ferozes, como Pitbulls e Rotweilers sem que sejam castrados.

Além disso, é sabido que a instituição Polícia Militar é um antro de corrupção e está ligada a traficantes. E a população está cada vez mais alienada pela TV e pelos meios de comunicação de massa. As novelas fazem cada vez mais sucesso e tudo mais.

Uma situação muito complicada esta. Que muito me entristeceu e me preocupa, pois, apoiante a 100% do Lula, receio pela sua imagem. Como nós dizemos aqui, ainda a procissão vai no adro (acabada de sair da Igreja).
O Lula tem saído até hoje imune, pois a oposição sabe que uma queda do Governo agora daria, em novas eleições, uma enorme vitória ao Lula. Que sairia reforçado de toda esta trama. Há pois que ir desgastando a sua imagem e virando o povo contra ele; instalando a dúvida. E será difícil provar que uma coisa com as dimensões do mensalão era de todo desconhecida para o Presidente.
Outra opinião
---//---
Espero que tenhas ficado satisfeito.
Esta casa está sempre aberta á livre opinião.
Espero que para a próxima, colabores com palavras tuas, de preferência.

4 comentários:

  1. Bolas, bolas, que cena! O teu final foi com pompa e circunstância. E viva o Lula !

    ResponderEliminar
  2. muito bem!
    //(~_~)\\ um beijo da Titas

    ResponderEliminar
  3. Coitado, herdou o avião, Talvez o mensalão e se tivesse herdado um séquito de escravos tê-lo-1a mantido e estaria desculpado. Mas, eu nem sequer me referia a este "Burrâo Ranhoso II", referia-me a um texto que a Lídia enviou sobre o fim do Gonçalvismo.
    Orlando.

    ResponderEliminar
  4. Que os políticos são todos iguais eu não tenho dúvidas. Que isto é condenável, também não... Agora acreditar que quem denuncia o faz com objectivos nobres... isso já é outra conversa.
    Nós, por cá, temos mensalões aos milhões e "denúncias" também... Mas quando se trata do essencial, de passar o controlo da actuação dos políticos para as mãos dos cidadãos, de acabar com a vigarice da existência dos deputados que ninguém elegeu e dum sistema que transforma 29,3% dos votos em 45.05% e estes, ainda, em 52% dos deputados... Aí já eles são todos cegos, surdos e mudos... porquê? porque usam estas "denúncias" como forma de chantagem, de assassinato, para fazerem o mesmo ou pior... apenas porque pertencem a uma máfia melhor organizada, com controlo mais apertado sobre os merdia e toda a espécie de lacaios... Concluindo, Lula e o PT estão longe de serem os piores. Talvez sejam apenas os mais "inexperientes". De contrário a situação do Brasil não seria o que é. O pior é que estes falsos "moralistas" exaurem as energias da sociedade e acabam por contribuir para agravar as situações de quem tem problemas. Eu não gosto de Lula. Mas a verdade é que, apesar de tudo, ele ainda é o mais "popular" de entre os políticos do Brasil. Parece que o Mensalão é muito importante para nós (como se não tivéssemos mais com que nos preocupar), mas pouco importante para o povo brasileiro, que conhece bem o caracter e a actuação dos que agora denunciam... Lá como cá, já não há paciência.

    ResponderEliminar