sexta-feira, maio 16

CÂMARA MUNICIPAL DE ALTER DO CHÃO

«ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 23 DE ABRIL DE 2008»


Deliberação Nº.140

A) – Acesso Gratuito à Internet.
===Sobre o assunto em referência, foi presente a seguinte Proposta: “As sociedades encontram-se num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais
responsáveis. Aliás, alguns autores identificam este novo paradigma de sociedade como sociedades de informação, pois, é este o seu bem mais precioso – a informação. Estas, podem ser responsáveis por grandes diferenças sociais, devido ao seu grau de exigência, sendo, por isso, necessário promover aprendizagens, embora, tal como outras tecnologias no passado, levam algum tempo a serem absorvidas pela sociedade. Com efeito, é fundamental perceber que as TIC estão aí, presentes no nosso quotidiano e num cenário cada vez mais global, assumindo-se como um meio de difusão, de informação e de combate à info-exclusão. Tendo em linha de conta o referido e considerando que: a) O município possui a tecnologia WI-FI, permitindo, numa zona de cobertura, ligação à rede wireless; b) Que os custos relativos à expansão da rede e o acesso gratuito à população tem custos muito pouco relevantes; c) Os avanços tecnológicos têm contribuído para o bem-estar e o modo de vida das populações; d) As populações são sensíveis às inovações tecnológicas nas suas variadas vertentes; e) As novas tecnologias permitem atravessar o mundo, promover descobertas, criar novas oportunidades e unir povos em novas amizades; f) As novas tecnologias podem trazer benefícios sociais; g) Os turistas que nos visitam, se podem incluir na tipologia do turismo cultural, com forte ligação às novas tecnologias; h) Se pode dinamizar, nesta época de maior apetência para o turismo, o centro histórico de Alter, entrelaçando a tradição e a contemporaneidade. Deixo à consideração deste executivo municipal a apreciação, discussão e votação da seguinte proposta, que não sendo uma medida inovadora, está a ser aplicada em diversos municípios, que têm vindo a apostar na modernização dos serviços e na sociedade do conhecimento. – Disponibilização gratuita do serviço WI-FI (Internet sem fios), no centro histórico de Alter do Chão, permitindo para já, a expansão do sinal e o alargamento do serviço, na zona do Castelo de Alter, Largo Barreto Caldeira e Jardim “Os Doze Melhores de Alter”. Digo para já, porque no futuro, poder-se-á desenvolver uma parceria com as Águas do Norte Alentejano, que permita utilizar as potencialidades da fibra óptica agilizando o acesso à Internet nas freguesias, permitindo uma mais rápida e largura da banda. Esta zona de acesso livre, permitirá ao cidadão a consulta do seu email, conversas no Messenger e navegar na Internet a alta velocidade”.
--- Deliberado por unanimidade analisar a presente proposta, para posteriormente se implementar o aí proposto.


Nota:
Aqui temos uma medida bastante louvável. Eu não sei os custos em que isto importa, mas já há algum tempo que estava a tentar recolher informação sobre o tema. Acho que em Seda, dada a morfologia do terreno e o povoamento aglomerado, seria fácil a uma antena instalada na torre da igreja, cobrir toda a vila.
Senhor Presidente da Câmara, o caminho certo, é esse

Sem comentários:

Enviar um comentário