sexta-feira, janeiro 25

TODOS NASCEMOS IGUAIS, LIVRES

Todos os homens nascem ateus; mas a família, a sociedade e os padres logo os corrompem à nascença com um qualquer ritual iniciático, que os integra numa sociedade exotérica donde apenas se sai com o anátema de apóstata e a cabeça a prémio.

É assim a geografia da fé. Faz muçulmanos no Médio Oriente, católicos no Sul da Europa e nos países colonizados pela cruz e a espada, protestantes nos países de cultura anglo-saxónica e hinduístas e budistas na Ásia, com excepções e oásis de pluralismo onde os Estados se tornaram laicos ou os acasos da história criaram condições propícias.

Seja qual for a religião, é a vocação totalitária que devora os crentes. Não lhes basta o Paraíso que os espera, exigem aos outros que os acompanhem nem que para isso seja preciso usar os métodos preconizados nos livros sagrados, que tantas vidas têm ceifado.

1 comentário:

  1. Olá compadre, tenho andado super-super ausente. Hoje consegui um buraquinho temporal e depois de + de hora e meia de teima com a minha ligação Vodafone lá consegui ligar-me à net. Obrigada pelas novidades e coisas giras k envias apesar da ausência.
    Concordo contigo pelo k, nqa minha família ninguém catequisa ninguém nem baptiza. Consideramos k são opções k vcada um deve tomar em adulto se assim entender ou seguir alguma religião se tmb assim o entender. O k importa são os valores humanistas k são pilares de todas as religiões antes de serem desvirtuados.
    Bjocas compadre

    ResponderEliminar