quarta-feira, janeiro 16

AOMENTÁRIO A…

http://cronicadoplanalto.blogspot.com/2008/01/comentrio_12.html/
Percepção errada. Nunca me passaria pela cabeça faltar ao respeito a qualquer pessoa, seja de que religião for. Nunca faria isso, porque essa é uma atitude dos crentes que me aborrece. O sentir-se dono da verdade e tentá-la impingir aos outros, não está com nada.
Agora o que é inegável, é que muita fé, é uma das características das sociedades atrasadas, subdesenvolvidas. Isso é inegável. Templos cheios, é sinónimo de analfabetismo e fome. Ou grande negociata.
Isso, fé cristã. As outras fés estão erradas, claro… Um grande sinal de arrogância. É pecado…
Tens razão quando falas nas fotos. Nós não fazíamos ideia que representavam o conluio da Igreja com o Estado. Nem imaginávamos que os dois nos tentavam manter na ignorância. A estratégia era ensin ar a obediência e a não fazer perguntas. A cultura do patego obediente.
Claro que alguns dos velhos já desconfiavam. O teu avô Pintão já sabia como era a Lei.
Quanto ao que disse deus ou os profetas, santos, anjos, etc, confesso que não tenho muita “sabedura” ou interesse. Limitei-me a ler atentamente o Antigo Testamento e talvez por burrice minha, não encontrei lá nenhum deus. Desculpa.
Li também o Livro de Gilgamesh, o Mahabarata e outros livros fantásticos muito mais antigos e não mudei de ideias.
Por isso não tenho certezas nem respostas. Perguntas? Muitas…

3 comentários:

  1. Ao entrar, retribuindo a visita, surpreendeu-me agradavelmente a "velha" Elys. E fiquei a ouvi-la e a acompanhá-la baixinho, enquanto lia o texto:original, creio, fala-se pouco sobre religião nos blogues que conheço;e correcto, na minha perpectiva de ateia.
    Voltarei,se me for permitido, para mais explorações

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita
    A minha casa é a tua casa. Entra e sente-te á vontade.

    ResponderEliminar