sábado, fevereiro 16

HISTÓRIAS DE ALÉM TEJO

Lenda da Ponte de Vila Formosa
Contar uma lenda hoje é meu desejo
Uma lenda linda do Alto Alentejo
Ela conta a história valente e audaz
Dos grandes romanos dos tempos atrás
Numa longa noite de Inverno triste
Fizeram a ponte que ainda hoje existe
Por apostar com o Diabo, que sua alma ía querer
O mestre numa só noite a ponte tinha que fazer
Ao ouvir um galo ao longe cantar
O mestre falou para perguntar
Qual galo canta, homens dizei já
Cantou foi o branco que está acolá
Pois se foi o branco com ele não me espanto
Quando outro cantar tornai-me a avisar
Cantou o segundo que é o amarelo
P’ra frente rapazes com este eu me quero
O que cantou agora é o pedrês
Homens trazei pedras a duas e três
Mais tarde outro galo tornou a cantar
E logo um dos homens foi lesto a gritar
Cuidado ó mestre, Que este é o preto!
Fujamos rapazes com este não me meto
Uma pedra ficou para colocar
Já tem sido posta mas volta a rolar
Óh ponte velhinha e tão gloriosa
Óh ponte romana de Vila Formosa
Se outrora ligaste Lisboa a Mérida
Hoje és o passado da vila de SEDA

Margarida Castanho

Sem comentários:

Enviar um comentário