terça-feira, maio 1

ANIVERSÁRIO

(Post inicial do Crónicas do Planalto)

Memória / 01-05-04
Este blog tem origem em Seda, Alto Alentejo, e está aberto a todos os que quiserem colaborar, independentemente das suas opiniões políticas, religiosas ou filosóficas.
As condições de publicação são da responsabilidade exclusiva do Editor, e vai directamente para o Caixote do Lixo, tudo o que vier com Ofensas Pessoais ou Palavras Ordinárias.
http://cronicadoplanalto.blogspot.com
É isso mesmo. Para quem não sabia aí está. Não sei se vou dar conta do recado, mas vou tentar. Quem me quiser ajudar, mande material.
Espalhem a notícia.

3 comentários:

  1. Pelo aniversário e pela luta em prol da democracia os nossos parabéns e um bem haja pela presença na blogosfera.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ao vaguear distraidamente pela net, dei de caras com este blog com origem declarada em Seda - Alto Alentejo. Apesar de não ser natural da vila, os meus pais e avós aí nasceram e foi aí que passei alguns dos melhores momentos da minha juventude. Fiquei, como calculam, curioso e entusiasmado. Iria finalmente e apesar da distância, manter alguma ligação com a "terra", estar a par de algumas novidades e até, quem sabe, ter acesso a alguns dados da história da terra, usos e costumes que fazem parte das suas tradições e que tão rapidamente se têm perdido (veja-se o que foi feito da tradicional 2ª feira de Páscoa) mantendo assim um registo que sirva, aos mais novos, como suporte da história da sua aldeia e aos mais velhos, como eu, de auxiliar de memória para o que existe e existiu de bom e vale a pena ser recordado. Usos, costumes e tradições, lendas, poesia popular, episódios pitorescos, etc. Enfim, tudo o que caracterize esse povoado e o distinga dos demais. Confesso que acabei um pouco desiludido. Salvo algumas fotos do lar de terceira idade, meia dúzia de poemas de naturais da terra, algumas fotos da paisagem circundante e uma "gloriosa" foto de uma Grande Equipa de Futebol de há uns talvez 30 anos atrás, pouco mais revejo da bonita aldeia neste blog. Muita ofensa, muita "politiquice", piadas tiradas dos grandes locais de distribuição de humor da net muita parra e pouca uva. E é pena. Política, crenças e outras ideologias podem ser discutidas sem ofensas ao livre pensar de cada um e, num blog com ambição de representação local como este, versando sobretudo matéria de primeiro interesse para a Freguesia e Concelho. Para a política nacional já existem muitos blogs, páginas, jornais, espaços de rádio e TV que cheguem. Este seria só mais um e como é óbvio dada a sua dimensão, de impacto muito reduzido para não dizer nulo. Já a nível de factos locais, pode ser um blog muito interessante e que faça a diferença. Como humilde sugestão proporia algumas conversas com os mais idosos para conhecer como viviam, como funcionava o antigo lagar e moagem, como eram as condições de trabalho, qual a rotina do trabalho rural, como era a fome, os tempos menos maus, os muitos filhos, as condições precárias de habitação, etc. É que hoje, pelo que conheço de Seda, não conheço muitas aldeias com uma população semelhante que se possam gabar de ter um equipamento social e infra-estruturas tão boas como aí existem.Mas nem sempre assim foi …
    Cumprimentos
    F.Sousa

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comentário.
    Este espaço está aberto á sua contribuição.

    ResponderEliminar