quinta-feira, novembro 12

Carta ao Presidente

Exmo Senhor:

Presidente da Junta de Freguesia de Seda

Aproveito a primeira reunião do novo elenco da Junta de Freguesia de Seda, para lhe apresentar um “caso” que eu penso foi muito mal tratado e que espero receba como uma crítica construtiva.

Como v/excia sabe, durante séculos o centro da vila situava-se no Largo da Praça. Era ali que se diz que ficava o Pelourinho, a praça era muito maior do que agora, e até ao primeiro quarto do século passado era lá que as pessoas se reuniam para sair da vila para os seus trabalhos.

As Escadinhas do Ribeirinho, junto á antiga muralha, era a principal porta de entrada de Seda. Esse facto confere-lhe a dignidade das gerações que durante séculos a percorreram. A solução encontrada para recolher as águas escorrentes, uma vala a atravessar o caminho, sem um mínimo de gosto, não lembrava ao diabo. Até num site sobre turismo, (foto 2), se encontra a horrorosa vala.

Eu confesso que não sei qual será a melhor maneira de resolver a barbaridade que nós vemos nas fotografias, nem sequer tenho que saber, mas será sempre possível instalar uma sargeta e enterrar a conduta das águas. Assim é que não pode ficar.

Não quero deixar de lhe fazer notar, que as escadas, com uma fila de árvores de cada lado e um corrimão duplo ao centro, ficava muito bem.

Grato pela atenção dispensada,

Atentamente

4 comentários:

  1. Caro amigo, atenção. A fotografia não é esclarecedora. Não existe nehuma vala no meio do caminho. Muda de fotógrafo(a). Talvez contratar o Jorge Tadeu.

    ResponderEliminar
  2. Há muitas coisas em Seda que deviam ser reparadas,enfeitadas e reconstruidas,essa vala é uma delas. mas pela fotografia tambem se vê um muro caido e pelo que me parece faz parte das muralhas que na campanha eleitoral diziam que iam arranjar.ESPERAMOS que as promessas não sejam isso mesmo.
    Teresa Santos

    ResponderEliminar
  3. Com vala ou sem vala as escadinhas do Ribeirinho
    enquanto entrada histórica da vila merecia um tratamento adequado. Os arquitectos paisagistas teriam aqui uma palavra a dizer.
    O arranjo das muralhas tem de passar de promessa
    para obra a concretizar. A vila vai passar a constar num roteiro turístico importante, após a
    construção da nova ponte, junto da ponte romana de Vila Formosa, que vai servir o IC13 e que tudo indica ficará pronta no final do próximo
    ano.
    Para além da entrada histórica, convinha também
    ver as outras entradas (As três que ligam à estrada nacional Alter-Avis)e a de S.Pedro que dá acesso à Ribeira e à estrada Alter -Ponte de Sor, cujo aspecto actual não é nada atraente para
    a visita de turistas.

    ResponderEliminar