sexta-feira, junho 19

III Encontro da Sesta realiza-se no Alentejo

O concelho de Avis recebe a 20 de Junho a 3ª Conferência Nacional da Sesta. Um encontro organizado pela Escola Superior de Saúde de Portalegre, a Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta e a Câmara Municipal de Avis que promete reflectir sobre os benefícios do sono para a saúde e aumento da produtividade e terá um momento especial para a sesta.

Ora bem. Aí está uma iniciativa sobre uma das nossas bandeiras regionais.

Boa Sesta Compadres.

9 comentários:

  1. Minhas congratulações à Escola Superior de Saúde de Portalegre, Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta e Câmara Municipal de Avis por essa realização. Estão comprovados os benéficos efeitos que a sesta proporciona.

    ResponderEliminar
  2. A sesta deveria ser obrigatória em todo o Alentejo.
    Entre as 2 e as 5 da tarde nos meses de Verão
    não é possível trabalhar. Quem disser o contrário mente.Os efeitos benéficos da sesta estão comprovados cientificamente. O tempo gasto durante a sesta pode muito bem ser recuperado durante a noite.As noites de Verão são óptimas.

    ResponderEliminar
  3. Devia ser obrigatória o ano inteiro. O descanso nunca fez mal a ninguem. Principalmente para um povo que já nasceu cansado.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro anónimo, eu discordo da sesta obrigatória nos meses de verão. É sabido que o homem é um animal de hábitos e o homem alentejano, muito mais, se forem bons hábitos.
    A sesta devia ser obrigatória todo o ano. E se a falta de calor no inverno for desmotivante; que se faça acompanhado. Se outro bem não proporcionar, eu estou convencido que aumentará a nossa baixíssima natalidade, pelo menos, duplica logo a taxa de adesão. E os indícies de saúde por arrastamento.

    ResponderEliminar
  5. A sesta começou por estar ligada a condicionantes climáticas. temos o exemplo da região do Alentejo.
    Sei desta associação já há uns tempos.
    Sei que não há sensibilidade para a "siesta" como fazem os espanhóis.
    A tendência é para sermos autómatos. A nossa saúde que se lixe,por mais que "os iluminados" botem discurso.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Concordo que a sesta devia ser obrigatória durante todo o ano. A substituição do calor proveniente do clima de Verão por outro calor durante o Inverno, levava a sesta não para a recuperação de forças para o trabalho mas para o campo do exercício físico a efectuar com prazer.
    Ganda malandro!

    ResponderEliminar
  7. O próprio professor de Medicina do Sono da Harvard University, Charles A. Czeisler afirma que "o ritmo circadiano é criado em uma bela maneira de anular as unidades homeostáticas para dormir" – numa referência às benesses do cochilo após as refeições – prevenindo várias doenças como as cardiovasculares, câncer, fadiga e hipertermia, entre outras. Viva la siesta! Viva o wushui, como diz o sábio chinês.

    ResponderEliminar
  8. ora boas
    sei q vem oftopic mas ha coisas que o povo tem o direito de saber
    vindo da vossa terra SEDA ha um srº que reside em vila nova de santo andre,e em pouco mais de 5 anos se revelou.
    como pai,como avo,como sogro,como marido,embora a parte do pai e do marido ja todos vos devem conhecer.
    esse dito srº,cujos pais vivam no alto de sao joao,decidiu aquando o filho se juntou que haveria de lhe fazer a vida negra,coisa que tem conseguido.
    desde acusaçoes completamente futeis a problemas graves,como falsas denuncias a comiçoes de menores,a tareias em quase todos os familiares,do qual tem um vasto curriculum criminal( cadastro ),agora veio com a ideia de que pode ficar com a custodia das netas,coisa que a principio parecia ridicula,mas ao fim de uns tempos se esta a tornar mau,dificil de se aguentar.
    isto daria para estar aqui uma semana a fazer o relato da historia,ja sao pelo menos 32 anos que a vivo,mas o engraçado é q quando ai vai faz de tudo para ser bem visto,ou pelo menos nao revelar a sua façeta de bom pai,filho,amigo ou familiar!!!!!!!
    mau é as menores serem apanhadas no meio de tudo isto,pior ainda é a vida que deu a sua mulher que de tanta pancada esta assim como que doida,mas atestada medicamente como pessoa imputavel!!!!
    digno de saberem todos os seus conterranios e familiares,pois o srº Joaquim Godinho é um verdadeiro psicopata,a solta,e com quem todos voces teem o prazer ou desprazer de conviver com o srº de tempos a tempos.
    falo tb de sua esposa,que ganhou bons habitos de trazer para casa o que nao é dela sem tao pouco pedir ou pagar,seja em lojas ou superficies comercias de grande escala.
    giro ainda é saber e ouvir tudo o que referem da vossa linda terra e de quem a habita pois quem os oiça acho que so eles é q sao gente,e tudo o resto nem pensar direito consegue!!!!sejam familiares ou nao!!!!
    cuidado com a maldade de quem vos vizita,pois sao pessoas capazes de provocar so com intuito de meter alguem em tribunal so a pensar em possiveis indemenizaçoes.....
    bem como teem o bom habito de trazer o que lhes é alheio como ja frisei.
    tudo isto em forma de desabafo,pois vive se uma guerra em tribunal que todos voces desconhecem,como eu tenho quase a certeza.
    mentiras,maldade,abusos de confiança,invasao de propriedade,perseguiçao fisica e psicologica,agressao fisica,enfim tudo o que nunca viram ai nessa terra.....ou se calhar ja!!!!
    assim me despeço ficando agradecido pela vossa atençao e mais uma vez peço desculpa pelo offtopic

    ResponderEliminar