sexta-feira, junho 12

Colaborações

Os desafios que se colocam às IPSS em termos de gestão *

A reestruturação e a formação adequada de recursos humanos têm um papel decisivo no desempenho das IPSS. Todos reconhecemos essa necessidade, no entanto, existem resistências naturais de alguns dirigentes e colaboradores à reestruturação dos serviços e à implementação de uma estratégia de formação ao longo da vida para todos os colaboradores, essas resistências apoiam-se na teoria e na prática de que sempre foi feito assim e dado que funcionou não há razões para mudar. Mas, presentemente, só funcionar não é suficiente, é preciso funcionar bem e antecipar as necessidades futuras.

As IPSS necessitam de contratar jovens saídos das Universidades para integrar a equipa de dirigentes para ser possível uma combinação da experiência e do saber assim desenvolver uma gestão mais profissional e moderna.

O estilo de gestão, alicerçado numa excessiva centralização do poder e da tomada de decisão, de alguns dirigentes, que é resultado da sua personalidade que foi durante muitos anos moldada não só pela cultura e o meio social e político bem como pelas circunstâncias da aprendizagem e percurso profissional, não se coaduna com as exigências modernas de uma gestão participativa e cultura democrática nas instituições.

José Leirão (enviado por JRaposo)

Meu caro amigo, eu só sei pensar mais pequeno. Comecemos por reflectir sobre a nossa pequena instituição. Não se pode mudar o mundo, sem mudar primeiro a nossa casa. Nós temos hipóteses de, com uma boa gestão feita por pessoas cujo interesse principal seja o serviço á comunidade, construir um oásis de bem-estar para nós e para os nossos. E está nas nossas mãos fazê-lo.

Yes, we can.

Sem comentários:

Enviar um comentário