quarta-feira, junho 10

Colaborações

Reflexão sobre a política de gestão dos recursos humanos nas IPSS.

A política de contratações, remunerações e avaliação de tarefas e de organização dos trabalhadores, dá-se vulgarmente o nome de gestão de recursos humanos.

Na opinião de Moura (1999,p.153) em Portugal a governação das organizações de economia social e a gestão de recursos humanos é, em geral, considerada pelos dirigentes neutra ou desnecessária em relação ao desempenho da organização.

Este sentido advém da atitude paternalista (não sanciona nem premeia) que os dirigentes têm em relação aos trabalhadores, e à organização no seu todo, assim como o desconhecimento por parte destes das técnicas de gestão ligadas ao desempenho Profissional.

Aliado a este pensamento, está o facto do mercado da economia social ser pouco concorrencial, onde a qualidade de serviço ainda não é prioritária. As políticas de gestão de recursos humanos nas IPSS são de cariz" tradicionalista"caracterizando-se pela participação baixa das pessoas, pela diminuta valorização do utente e pela reduzida atenção ao desempenho dos funcionários.

Mas é possível mudar " if we can..."

JRaposo

Sem comentários:

Enviar um comentário