terça-feira, julho 29

Vida Local

Câmara Municipal de Alter do Chão

No dia 26 de Julho o Presidente da Câmara recebeu o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações.

O lançamento da obra de construção da variante à Ponte de Vila Formosa na Estrada Nacional (EN) 369 foi o assunto que o trouxe a Alter do Chão. O Castelo de Alter foi mais uma vez palco de discursos, onde o Presidente da Câmara tomou primeiramente a palavra, “gostaria de lembrar aqui que a velha Ponte Romana do século II está interdita ao trânsito pesado desde meados de 2006, o que tem provocado grandes constrangimentos económicos aos empresários do Concelho e da região”. O empreendimento apresentado visa repor a circulação do tráfego pesado na travessia da Ribeira de Seda, melhorando as condições de segurança rodoviária do Concelho. A variante à Ponte de Vila Formosa terá uma extensão de 3 quilómetros, onde serão investidos 5 milhões de Euros.

Joviano Vitorino referiu que a Ponte de Vila Formosa sendo um monumento nacional “deverá transformar-se num monumento visitável, com a criação de toda uma infra-estrutura envolvente que torne aquele local num sítio de lazer”. O Presidente notou ainda a “preocupação com as estradas do Município, de Vale de Barqueiros a Alter/Cunheira pela Coudelaria que estão a ser utilizadas por viaturas pesadas que deveriam transitar pela Estrada Nacional Alter – Ponte de Sôr.Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, deu início ao seu discurso referindo que “a desertificação combate-se com acções” garantindo que a nova variante estará concluída no final de 2009. “Com estes investimentos estamos a aproximar o País, a criar condições para aproximar as populações e combater a desertificação”, disse Paulo Campos.

A comitiva aproveitou para visitar a obra em curso no IC13, entre Alter do Chão e Portalegre, uma vez que o troço entre Alter e o nó do Pisão e a ligação ao Crato e Flor da Rosa estarão concluídos no final deste ano. Esta via, que tem em vista melhorar a ligação de Alter à Capital de Distrito tem um investimento aproximado de 42 milhões de Euros e concretiza o primeiro lanço do IC13 entre Portalegre, Lisboa e o novo Aeroporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário