sexta-feira, julho 18

Colaborações

Convívio dos sportinguistas em Seda (João Aurélio Raposo)


Realizou-se no passado dia 12 de Julho, em Seda, mais um almoço convívio dos sportinguistas, com a presença de cerca de 100 participantes.
A este almoço assistiram o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal Dr.Rogério Alves, que esteve acompanhado na mesa de honra pelos Senhores Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão e Presidente da Junta de Freguesia de Seda.
A organização deste evento esteve a cargo de conhecidos sedenses e sportinguistas de gema a quem todos os que assistiram ao almoço e às actividades desenvolvidas ao longo daquele dia ficaram agradecidos e sensibilizados não só pela qualidade da alimentação fornecida como pela eficiência da organização.
Durante a preparação do convívio deste ano discutiu-se o método do fornecimento das refeições na modalidade de “catering” ou pela confecção tradicional. Venceu o método tradicional. À industrialização representada, no método moderno, por pastelinhos e carnes frias, respondeu-se com um ensopado de borrego, à moda de Seda, preparado no Monte da Chamusca pelo incansável João Cordeiro “O Careca” e pelo António Ançur, seguido de um porco no espeto, temperado com um molho especial aplicado, suavemente, durante o assado, com uma vassoura de louro, cujo sabor nos conquistou a todos.
O ensopado de borrego e o porco, assim preparados, foram devidamente regados com vinho de Vale de Barqueiros, um dos produtos de que também nos orgulhamos e recomendamos.
Este almoço deverá, em minha opinião, ser publicitado no próximo ano, em todo o concelho, para que os habitantes desta zona, principalmente os sportinguistas, possam usufruir, também, da nossa excelente gastronomia e convívio.
Numa sala da ex-Casa do Povo cujas paredes foram decoradas a preceito com as cores verde e branco do Sporting e uma corrente de balões verdes a todo a largura da sala, junto ao tecto, para além da respectiva bandeira do clube içada no mastro principal da entrada do edifício, sentiu-se ali, durante todo o dia, uma onda verde de esperança que se espera tenha tradução nos resultados a obter pelo Sporting na próxima época de 2008/2009
Aos brindes falaram o Presidente da Mesa da Assembleia-geral do Sporting, o Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão e o Presidente da Junta de Freguesia de Seda. Das palavras do Dr. Rogério Alves, ressaltou a sua ligação a Seda, por laços familiares – os seus pais e os seus avós são naturais desta freguesia – o seu fervor clubista, exaltando o trabalho que está a ser desenvolvido pela actual Direcção do Sporting, presidida pelo Dr. Filipe Soares Franco, no saneamento financeiro do Sporting e na preparação de um clube mais forte para a próxima época que se aproxima.
Esclarecendo que o clube não têm as possibilidades competitivas dos grandes clubes europeus de futebol, dada a exiguidade do seu orçamento comparativamente a esses clubes, sublinhou, no entanto, a qualidade da escola de formação de jogadores de futebol do Sporting que classificou como a melhor do Mundo.
A qualidade da escola de formação do clube está hoje sobejamente comprovada com o exemplo de jogadores, ainda em actividade, como: Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, João Moutinho, Nani e tantos outros que são o orgulho da massa associativa e dos adeptos e simpatizantes do Sporting.
A forte ligação de Seda ao Sporting vem do final dos anos quarenta do século passado quando o clube ganhou cinco campeonatos e ficou célebre o conjunto atacante denominado “os cinco violinos” – Martins, Vasquez, Peyroteo, Travassos e Albano.
Este conjunto de vitórias que tornou o clube praticamente imbatível, naquela época, coincidiu com a chegada da rádio a Seda, onde os relatos de futebol, nas tardes de domingo, eram acontecimentos marcante e motivos de distracção e de acaloradas discussões com alguns, poucos, ouvintes que ousavam assumir-se como adeptos do Benfica.
Bem hajam, assim, todos os que contribuíram para o êxito desta festa-convívio, confirmando a chama clubística que nos une e anima e nos faz acreditar num Sporting cada vez mais forte e competitivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário