sábado, julho 12

As palavras do bastonário Marinho Pinto sobre os Juízes portugueses, são totalmente verdade, mas não são a verdade toda.
A cultura de prepotência e de arbítrio dos tribunais plenários da ditadura generalizou-se nos tribunais comuns na democracia. Até porque os magistrados transitaram do Estado Novo sem questões de maior, depois de terem sido instrumentos de perseguição e até de eliminação dos democratas que então lutavam" (Marinho Pinto)

Já em 26/10/05, o Crónicas do Planalto, falava nestes termos…
“GATOS GORDOS” EM GREVE
O Estado Novo deu-lhes um estatuto de Casta Superior e cumulou-os de “mordomias”.
Em troca, eles colaboraram com a Ditadura Fascista, uns por medo, outros com “alegria”. Presidiram aos Tribunais Plenários, aplicaram penas por Delito de Opinião, condenaram Democratas ao Exílio, ao Degredo e à Prisão.
Quando chegou, a democracia em vez de fazer a devida e esperada limpeza, não o fez.
Continuaram os mesmos a gerir o Sistema Judicial, a administrar a mesma justiça, à medida da bolsa de cada um, e a formar os seus herdeiros, quando muitos deles nunca perceberam o que é a democracia. (um dos nossos juízes do Supremo, mandou prender um cidadão, porque este não o deixou passar à frente na fila do Multibanco).
Continuaram a acumular regalias intoleráveis à custa de chantagem a governos fracos nos últimos trinta anos. Mas como foram perdendo o Estatuto, perderam a vontade de trabalhar, tornaram-se maioritariamente uma classe de “poltrões”.
Só assim se explica que na vizinha Espanha o sistema funcione com 10 juízes por 100.000 habitantes, e nós com 14/100.000, estejamos neste estado.
Agora que finalmente um governo tem a coragem de vir repor um pouco da justiça que eles não querem nem sabem aplicar, aqui d’ El Rei, que estão a limitar o Poder Judicial.

---//---
É verdade que os nossos Juízes, tal como os antigos PIDE’s, infundem medo e não respeito. Medo, nos cidadão sem recursos e sem influência, que os outros escapam sempre. Há sempre prescrições para quem tem a carteira recheada. Medo das sentenças estúpidas. Basta ler os jornais. E que respeito se pode ter pelos senhores Juízes atolados na lama do futebol?

Num item, não tem Marinho Pinto a razão toda. Os velhos torcionários exerciam o seu trabalho com competência e empenho, coisas que a maioria dos nossos magistrados não fazem ideia sequer do que seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário