terça-feira, fevereiro 16

Os Loucos Religiosos

Uma rapariga de Buraidah, uma cidade conservadora perto da capital da Arábia Saudita, foi casada o ano passado com um primo do seu pai, com 80 anos de idade, apesar de ela e a mãe se oporem à união. As notícias locais disseram que o casamento foi selado com um dote de 85.000 riyals (cerca de €16.500) e que foi, inclusive, consumado.

.

A mãe da rapariga apresentou um pedido de divórcio mas acabou por desistir este mês sem ter dado qualquer tipo de explicação. Foi nessa altura que a comissão estatal dos direitos humanos interveio e contratou um advogado para representar a criança. É a primeira vez que a comissão se envolve num caso de casamento infantil, um assunto normalmente associado ao foro familiar.

.

A Arábia Saudita é uma sociedade patriarcal que aplica uma versão austera do islamismo sunita. Não existe idade mínima para casar, visto que os pais têm a guarda das filhas e autoridade para decidir com quem e quando elas se casam. Este caso é particular pois raramente uma criança desafia um casamento imposto pela família. A prática do casamento infantil é comum em algumas das áreas mais tribais do país, e vários juízes e clérigos justificam esta tradição com um casamento do profeta Moamé com uma criança de 9 anos

.

Nota: A Arábia Saudita é um país fundamentalista, governado por uma oligarquia de loucos.

Sem comentários:

Enviar um comentário