sábado, fevereiro 13

Os Escravos do Amor

“Quando em Janeiro de 1915 eu embarcava para a África como expedicionário ao Sul de Angola, quiz o acaso dar-me por companheiro de viagem um rapaz natural da vila de Chança, com quem me relacionei desde o primeiro dia de embarque.
Foi, pois, a bordo do pequeno «Insulano» que aquele meu amigo me contou uma história que nunca mais me esqueceu e que sempre me há-de lembrar.
É uma história triste e comovente, àcêrca de certos amores…que me disse ter ouvido um dia a seus avós, e a mesma que se fala mais adiante nêste livro.
Tendo regressado à Metrópole, ainda nos fins dêsse ano, por falta de saúde, fui durante a convalescença de 40 dias, que me foram arbitrados para gosar na terra da minha naturalidade, que tive a ocasião de ir a Chança colher a maior soma de informações que me foi possível, àcêrca deste caso.
E vendo excedida tôda a minha espectativa nas diligências perscrutadoras a que então procedi, não obstante a data já longuínqua dos factos e a falta lamentavel de certos documentos e atendendo ainda ao pedido insistente dalguns amigos, não pude resistir à tentação de escrever êste romance, se romance se lhe pode chamar, atendendo na pobreza do estilo e na humilde singeleza da sua linguagem.
Valor literário, sei, portanto, que nenhum tem. Porém, resta-me a consoladora convicção de que a sua leitura a ninguêm fará mal, e antes a muita gente poderá fazer bem.
É esta a única glória a que posso aspirar.
Já em meados de 1916, êste modestíssimo trabalho dera entrada numa das principais casas editoras do Pôrto. Mas, por motivos cuja explicação ao leitor se tornaria prolixa, tive de esperar que decorresse um certo tempo, e daí a razão porque só hoje aparece à luz da publicidade.

Lisboa, 8 de Janeiro de 1925.

O autor”

Joaquim da Silva Godinho


Nota: Se alguém tiver o livro, ou alguma informação sobre o autor, agradeço que me contactem.

3 comentários:

  1. O meu avô é alentejano, e hoje, com 88 anos, recorda-se de todas as palavras do livro "Os Escravos do Amor". Tenho tentado encontrar o livro, mas não o encontro. Sabe como me ajudar?
    Encontrei um blog que tem (aparentemente) excertos do livro... Mas certamente não estará completo. (http://escravos.wordpress.com/)

    O meu avô tem uma enorme vontade de reler o livro, a história que lhe foi contada quando ainda era novo e que decorou todas as palavras... Uma história de amor sem igual...

    Por favor, se souber, ajude me a encontrar este livro.

    Muito agradecida.
    Raquel Covas

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho o livro. Sei que vai voltar a ser editado.
    Se quizes facultar-me o seu mail, quando tiver mais notícias, informo-a.

    pode enviar para a.mello.alter@gmail.com/

    ResponderEliminar