terça-feira, novembro 15

MINISTRO SEM MEDO

O ministro da Indústria espanhol, José Montilla, acusou a rádio Cadeia COPE, propriedade da Conferência Episcopal, de «incitar o ódio» e de «praticar a mentira», antes da manifestação de contra a nova Lei da Educação. Em declarações aos jornalistas, Montilla exigiu «explicações» aos bispos católicos, visando em particular António Maria Rouco Varela, cardeal de Madrid e Antonio Cañizares, arcebispo de Toledo, que acusa de nada terem feito para corrigir os erros da emissão. Sublinhando que «todo o mundo tem o direito de se manifestar», Montilla apelou à «serenidade» dos que usam o «espaço radiofónico», em particular os jornalistas da COPE que dizem «barbaridades» sobre a reforma educativa e promovem «mentiras que não respeitam a liberdade». Nesse sentido, o governante critica vários dos jornalistas e comunicadores da COPE que considera «dedicarem-se à mentira e a atacar todos os que não estão do seu lado», aplicando valores que «não são nem da maioria dos crentes, nem da hierarquia da Igreja». Para Montilla, a emissora institucional da Igreja «ultrapassou a linha do respeito pela informação contrastada», já que o polémico projecto de Lei Orgânica da Educação (LOE), contestado hoje numa grande manifestação em Madrid, não afecta a inclusão da cadeira de religião nos centros públicos. O governante critica igualmente a liderança do maior partido da oposição, o Partido Popular, que participa no protesto de hoje, afirmando que a força política tem «alguma responsabilidade», depois de dois mandatos no governo, «pelo baixo nível educativo dos alunos espanhóis».

Porque é que a ICAR não se limita a “cantar missas” e “vender bulas”? Se os bispo querem fazer política, dispam as “saias” e candidatem-se.

2 comentários:

  1. Sou ateu e se vivesse em Espanha não quereria que o meu filho tivesse aulas de religião. Que diriam estes católicos se os seus filhos fossem forçados a ter aulas de ateísmo?

    Demais, a igreja católica é hoje mais conhecida pela pedofilia do que pelas obras sociais.

    ResponderEliminar
  2. quando lá estive, há cerca de um mês, preparava-se o episcopado para organizar uma manifestação contra a lei que permite o casamento dos homossexuais. Falhou o PP, pois maitos dos seus membros manifestaram-se publicamente a favor e alguns assumiram ser homossexuais.

    Atacam agora por esta via ....

    mas, para além de te querer dizer que o teu mail manda-me tudo de volta, quero desabafar que,
    se me apanha, a titas mata-me;venho dizer adeus, tenho que 'cavar' daqui para fora!

    se eu sobreviver, voltarei...
    §(~_~)§ beijo da Afrodite
    (uma carinha d'anjo num corpo espectacular, com tudo no sítio, muito dentro do prazo, sem aditivos nem silicones)

    ResponderEliminar