segunda-feira, março 14

COLABORAÇÕES

IC 13 – “Ver para Crer”, como S.Tomé
Muito se tem escrito nos últimos tempos sobre a construção do IC 13. Obra considerada estruturante para o nordeste alentejano, a promessa da sua realização remonta aos finais do século XIX. Prevê-se agora que a execução da mesma comece ainda no século XXI estando garantida para já a execução de um troço. A demora na concretização do projecto global tem sido tanta e o estudo inicial sujeito a tais alterações que, nesta data, já não é conhecido o seu traçado final.
Já não têm conta as vezes que às populações interessadas foi garantida ao longo dos anos, com calendarização de prazos e outros requisitos afins a execução desta obra. Por isso, a máxima “finalmente é desta” está tão gasta, que agora já só se acredita no “ver para crer” como S. Tomé.
O problema do atraso na construção do IC 13 a que podemos associar a barragem do Pisão como obras emblemáticas com interesse para o nosso concelho e que justamente se podem enquadrar na designação de obras de S. Engrácia, assentam em causas actuais e remotas.
Como causas actuais, cada vez mais preocupantes, temos o problema da desertificação do interior com um decréscimo acentuado da população nas ultimas décadas e a consequente diminuição da representatividade política do nosso distrito na Assembleia da República. A lógica da lei eleitoral atende ao número de eleitores de cada zona e não ao espaço territorial, por maior que seja, nem a necessidades de desenvolvimento desse espaço.
Como causas remotas do não desenvolvimento do Alentejo podemos seguir de perto a interpretação sociológica da historia de Portugal feita por António Sérgio e a incidência no campo económico da teoria das “duas politicas nacionais”, ou seja a da Fixação (trabalho, investimento, organização e produção) e a dos Transportes (comercio, conquista, privilegio e improvisação). Com a descolonização só efectuada por Portugal no último quartel do século XX, ao contrário das outras potências coloniais europeias, é ponto assente que o triunfo da teoria da Fixação teria alterado por completo a situação do Alentejo se fosse possível executá-la no início do século anterior. Incluída nas reformas de Mouzinho da Silveira, a politica da Fixação, exigia a reforma do regime de propriedade a que não foi possível dar continuidade em virtude dos projectos de Ezequiel de Campos, ministro da agricultura do Governo de José Domingues dos Santos, transformados em proposta de lei em 12/01/1925, como Lei da Organização Rural, não terem chegado a ser discutidos no Parlamento, devido ao golpe militar de 28 de Maio 1926 e ao regime político que se seguiu.

João Aurélio Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário