terça-feira, outubro 20

A Polémica

«A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana». «Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!»

José Saramago

Eu nasci católico como todos os meninos nascidos durante o Estado Novo. O Estado era o nosso protector e tínhamos como destino ser patriotas e bons católicos. Era uma e a mesma coisa, não se podia escapar ao conluio entre Estado e Igreja. Não me sai da memória a parede da escola com o Cristo ladeado por Salazar e Thomáz.

Por volta dos vinte anos, um livro despertou-me o interesse por história dos povos e religião. Li vários livros até que cheguei á Biblia Sagrada, Antigo Testamento. Li e gostei. Interpretei-a como a História de um Povo com todas as grandezas e misérias de qualquer povo. O Deus que lá encontrei fez-me perder a pouca fé que tinha. Encontrei um Deus, manipulador, vingativo, vaidoso, mentiroso, cruel. Um Deus com todas as piores características humanas. Ganhei a convicção que o Homem criou Deus á Sua Imagem e Semelhança.

39 comentários:

  1. Saramago sempre teve dificuldade em interpretar bem o que lê. Lembram-se quando ele pôs na rua todos os jornalistas do Diário Popular que não eram comunistas, assaltando a direcção para ele? Já nesse tempo ele não soube interpretar a noção da Democracia. Agora, continua a não saber interpretar a Bíblia. Na verdade, não lhe dou qualquer importância por ser Nobel, que não é um selo de garantia de qualidade; e prova disso é o Arfat - depois de tantas pessoas ter morto - ter sido condecorado com o mesmo prémio.
    Carlos Caldeira

    ResponderEliminar
  2. Conclusão: A Academia Sueca só distingue gente que não presta: A raiva contra Saramago será porque os suecos não são muito católicos?
    Um Prémio Nobel da Literatura é um prémio Nobel.
    Por acaso o primeiro Prémio Nobel da Medicina português - Professor Egas Moniz - também não era do agrado de Salazar e presumo que a Igreja
    também não tinha grandes simpatias por ele.
    Não foi autorizada ,naquele tempo, uma manifestação de apoio noi aeroporto de Lisboa a
    Egas Moniz quando regressou de Oslo com o prémio.
    Cuidado com as conotações ideológicas atribuidas
    aos prémios Nobel. Os membros da Academia Sueca
    estão-se borrifando para os fanatismos das religiões e para as opções políticas de cada nomeado. Parece que são apreciados e tidos em conta um conjunto de factores que ultrapassam as nossas preferências político/religiosas.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo, não confunda as coisas. 1º Eu não disse que não gostava de ler Saramago - possivelmente li mais dele que o senhor, só me faltam 2.
    2º Não estou a conotar o Nobel à esquerda nem à direita, apenas a contastar que é curioso um assasino receber um Nobel da Paz. Tal como é curioso um presidente recém eleito que antes ninguém conhecia receber igual galardão.
    Dê-me, ao menos, a liberdade de não concordar com os critérios de atribuição do dito Prémio. Acha que posso?
    Carlos Caldeira

    ResponderEliminar
  4. Meus Caros
    As declarações de Saramago, só serviram para falar da maneira como eu penso.

    Eu avalio o homem pela obra, não pelas posições políticas ou religiosas.
    O facto de ele dizer o que pensa não me incomoda nada. Exprimir um pensamento diferente só não se tolera em regimes totalitários.

    Viva a Liberdade de Expressão.

    ResponderEliminar
  5. Tem os que optam por um Nobel ou cátedra às verdades bíblicas. Polas largas portas é mais fácil passar. A estreita filtra demasiado.

    ResponderEliminar
  6. Carlos Caldeira ccaldeira@gmail.comterça-feira, outubro 20, 2009 6:31:00 da tarde

    Ora até que enfim que o dono do blog concorda comigo: "Eu avalio o homem pela obra, não pelas posições políticas ou religiosas."
    Mas, acho que o Saramago pode escrever o que quer sem tratar mal quem não concorda com as ideias dele. É que isso é tudo menos liberdade, ou democracia.
    Carlos Caldeira

    ResponderEliminar
  7. Meu Amigo
    Dizer o que se pensa não é tratar mal ninguem. Eu quando vejo um apelo religioso, não me sinto mal tratado. No entanto, eu penso que as sociedades serão muito mais felizes quando por fim as religiões desaparecerem.

    ResponderEliminar
  8. O sr. Saramago sabe publicitar as suas obras (sou admiradora de algumas). Estas declarações bombásticas que gosta de fazer de vez em quando, são apenas estratégias de marketing. Li o novo Testamento, e de facto não vejo ali estimulos a maus costumes, penso que no antigo Testamento também não se encontram. Concordo que passado tantos anos alguns ensinamentos, estejam ultarpassados, otros foarm perfeitamente expliacados pela ciência, ams daí a falar em maus costumes vai um abismo. Todos os livros base de qq religi-ao comungam dos mm princípios fundamentais, e esses princípios são o bem da humaniadade.O aml está é nas várias interpretações feitas aos "livros sagrados". Isso sim, são autênticos manuais de maus costumes, de falsa mral, e de todos os defeitos que conhecemos á nossa Igreja, mas os quais são também comuns a outras religiões.
    Luísa

    ResponderEliminar
  9. Acabo por ter de concordar com toda a gente! será possivel? até concordo com o Saramago! hoje não me sinto muito religiosa, talvez por isso possa, hoje, dizer que sim, a Bíblia é um bestseller com sexo, drama, terror, ficção cientifica, suspense, amor puro, enfim há lá de tudo, não há livro mais completo! cada um de lá retira aquilo que mais lhe convier, interpreta há sua maneira, segue os Seus principios conforme for de sua conveniência. O Saramago (não lhe chamo Sr. porque não gosto especialmente dele, nem tão pouco respeito a pessoa) é livre de dizer da Bíblia o que bem entender, se é que ele entende alguma coisa, é que ele, como Deus, também já está velho e cansado, se calhar, como Deus, também já perdeu a fé na raça humana.
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Maria, está enganada. A Biblia não é nada disso. é Um livro que tem de ser interpretado, à luz da época. Das épocas.
    Luísa, muito bem; sabe o que é a Biblia. É de Seda? ccaldeira@gmail.com
    Carlos Caldeira

    ResponderEliminar
  11. Em relação à postagem e legislação, sabe-se que os países civilizados alcançaram os graus atuais de cidadania, liberdades e democracia, através das regras de Direito Constitucional. Por sua vez, essas regras foram elaboradas em doutrinas expressas por escritores de notável saber jurídico. E por sua vez, estes se fundamentaram no fato de que o aperfeiçoamento do direito nos níveis atuais, se deu pelo desenvolvimento de pensamentos antigos, tais como o cristianismo, cuja origem está nos textos das Sagradas Escrituras, desde o Velho até o Novo Testamento.

    ResponderEliminar
  12. Quim, por favor, põe o meu comentário sobre o Nuno de novo; ninguém liga. E eu sei do que falo..... pleaseeeeeeeeeeeeeeAbraço
    Carlos

    ResponderEliminar
  13. Assim, creio sinceramente que vários autores deveriam rever os seus conceitos.

    ResponderEliminar
  14. Não amigo Carlos, não estou enganada, confesso que não li a Bíblia toda entenda-se, mas fiz catequese à moda antiga e estudei um pouco da Bíblia Cristã, a dada altura comecei a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová, por motivos que ainda hoje não entendo, mas a verdade é que nada tinha a ver com a interpretação católica/cristã, isso é um facto, o entendimento deles é tão diferente que até arrepia, assim como as interpretações de factos, daí eu dizer que cada um pensa à sua maneira. Mas também não estou muito interessada em discutir este assunto. Já agora, não estou assim tão mal informada:

    "Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".

    As diversas igrejas cristãs possuem algumas divergências quanto aos seus cânones sagrados.

    As igrejas cristãs protestantes possuem 39 livros no Antigo Testamento como parte do cânone de suas Bíblias.

    A Igreja Católica possui 46 livros no Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanónicos (ou "do segundo cânon") pela Igreja Católica.

    As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, aceitam, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).[2]

    As igrejas cristãs protestantes, dentre outros grupos, consideraram os textos deuterocanónicos como apócrifos. Mas alguns deles os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor histórico dos livros dos Macabeus. E algumas importantes Bíblias protestantes, como a Bíblia do Rei James e a Bíblia espanhola Reina-Valera, os contêm ao menos nalgumas das suas edições.

    Quanto ao Novo Testamento, todos os cristãos são unânimes em aceitar o Novo Testamento com seus 27 escritos."


    Maria

    ResponderEliminar
  15. E já agora, amigo Carlos, posso também aconselhá-lo a ler o Evangelho de Judas? tenho-o lá em casa e lê-lo é quase uma piada aos ensinamentos da catequese, desaparecido por quase 1700 anos, a única cópia conhecida do documento foi publicada em 6 de abril de 2006 pela revista National Geographic. O manuscrito, autentificado como datando do século III ou IV (220 a 340 D.C.), é uma cópia de uma versão mais antiga redigida em grego. Contrariamente à versão dos quatro Evangelhos oficiais, este texto clama que Judas era o discípulo mais fiel a Jesus, e aquele que mais compreendia os seus ensinamentos. O seu conteúdo consiste basicamente em ensinamentos de Jesus para Judas, apresentando informações sobre uma estrutura hierárquica de seres angelicais e uma outra versão para a criação do universo.

    Maria

    ResponderEliminar
  16. Amigo Carlos
    Pedes para pôr o teu comentário sobre o Nuno de novo. Isso pode levar as pessoas a pensar que eu apaguei algum comentário teu. O que sabes não ser verdade.
    Nem sei do que estás a falar. Explica.

    ResponderEliminar
  17. O que o Saramago arranjou. Já pensaram que estes comentários ao livro "Caim"podem fazer parte da estratégia de" marketing" do autor.Nesta data não
    existe um Subsecretário de Estado da Cultura para
    proibir a apresentação do livro em qualquer certame cultural, logo o homem ,que é tudo menos tolo, teve de socorrer-se de outros métodos para promover as vendas.
    Toda esta controvérsia não se poderia passar em regimes totalitários. Ele sabe disso e aproveita
    um regime democrático cujos defensores, onde modestamente me incluo,têm de o combater com argumentos e não com ameaças. Aqui reside a grandeza da democracia.Para já vou ler mais alguma coisa da Bíblia. Sempre tive esse desejo.
    Agora sinto-me nessa obrigação.

    ResponderEliminar
  18. Afinal ainda sei do que falo, mais uma vez, tenho que concordar novamente com Saramago, a Bíblia é realmente um bestseller, nada mais tenho a comentar.
    Maria

    ResponderEliminar
  19. O que vocês querem sei eu!! então vocês não vêem que Deus e Jesus eram extraterrestres? e as cenas dos Aztecas e dos Maias e da Ilha da Páscoa e de Stonehendge, foi tudos coisa deles e as aparições, os milagres isso foi tudo feito pelos extraterrestres, vocês não percebem nada disto. Os gajos já abalaram á montes de tempo, isto perdeu o interesse quando começámos a ficar espertos, isto era bom era no tempo do AC depois começámos a ficar espertos e o ETs foram-se embora.
    Crónicas do Chato

    ResponderEliminar
  20. Maria
    Você está realmente bem informada, a net tem tudo a um clik no rato.

    Luisa
    Li o Antigo Testamento com muita calma e até me dei ao trabalho de calcular a idade do mundo segundo a Bíblia. È um livro apaixonante e terrível. A sua leitura fez-me perder a fé. Mas talvez já estivesse predisposto. Concordo plenamente com Saramago. O Novo Testamento, tentei, mas achei-o tão árido como um livro da M Rebelo Pinto.

    Amigo Chato
    Não brinque. Tente ler as teorias de Rael.

    ResponderEliminar
  21. Carlos Caldeira ccaldeira@gmail.comquinta-feira, outubro 22, 2009 1:49:00 da tarde

    Dizer o que se pensa não é tratar mal. Mas chamar nomes feios a alguém já o é. Ontem o senhor saramago dizze que "Deus é vingativo, rancoroso, má pessoa". Isto é uma ofensa séria aos crentes. Se eu escrever: "os comunistas são vingativos (caso Diário Popular), rancorosos (assaltos pós-25 de Abril a empresas bem geridas) e más pessoas (por exemplo, o Demétrio Alves, ex-PR da Câmara de Loures)". Agora isto já é ofensa, ou continua a ser só o que eu penso?
    ;-)
    Carlos Caldeira

    ResponderEliminar
  22. Um mérito já tem esta frase: pôr um país a pensar e a opinar. Isso é bom, venham frases polémicas k façam os Tugas pôr a "massa cizenta" em movimento!!!!
    Luísa

    ResponderEliminar
  23. Completamente errado.
    Tu tomas as tuas más impressões de alguem e generalizas.
    O Saramago fala de um ser abstracto que nem sequer existe, uma ideia.
    Tu ofendes pessoas, ele discute ideias.

    ResponderEliminar
  24. Quando se discutem ideias, só se ofende quem não as tem.

    ResponderEliminar
  25. Não teve Saramago qualquer intenção de ferir susceptibilidades, ontem ao ver a sua entrevista e as respostas que deu, vejo que estava redondamente enganada a seu respeito, até porque sendo ateu, até foi muito respeitador, concordo com ele plenamente, não sei o porquê de tanto alarido, é um livro, só compra quem quer.
    Maria

    ResponderEliminar
  26. Mais uma coisa viu o "Código Da Vinchi"?? há lá coisa mais ofensiva para a Igreja que Jesus ter tido filhos? ter sido um homem na sua plenitude, com todos os defeitos e desejos que isso acarreta? eu vi, foi maravilhoso, que lufada de ar fresco nesta Igreja já decrépida, com razões ultrapassadas, o Carlos foi o próprio a dizer que tinhamos que adaptar a Bíblia às épocas, então?? não acha que está fora de época?? atenção já percebi que é de direita (desculpe se assim não for) eu tb sou, ainda por cima sou católica, mas tenho um grande senso comum e gosto de olhar para todos os lados antes de passar esta estrada que é a vida, abra os horizontes, vai ver que não se arrepende.
    Maria

    ResponderEliminar
  27. Maria, vc é de direita uma ova!
    Não vê k na direita não há gente com olhos?
    Ker dizer até há... Têm é só um olho por sai a m.... toda.
    Sem ofensa, claro!
    Maricachucha

    ResponderEliminar
  28. faltou a palavra (onde) na antepenúltima linha, entre por e sai

    ResponderEliminar
  29. Carlos Caldeira ccaldeira@gmail.comquinta-feira, outubro 22, 2009 3:45:00 da tarde

    Eu também estava a falar de uma teoria abstracta que nem sequer existe, uma simples utopia, o comunismo.. hehehehehe. Apenas referi alguns nomes de comunistas, enquanto o Saramago se dirigiu a todos os Católicos.
    ;-)
    Isto est´a ficar giro.
    Carlos

    ResponderEliminar
  30. Mesmo agora acabei de dizer a um amigo meu que todos temos um pouco de direita, nem que seja na espinha, agora se a sua tá torta... isso é lá consigo, eu adoro ser direita, estar direita, enfim sempre direita, o resto é utupia e nem pia.
    Maria

    ResponderEliminar
  31. Carlos Caldeira ccaldeira@gmail.comquinta-feira, outubro 22, 2009 3:48:00 da tarde

    Cara Maria, sou de direita (social-cristão), CDS, e diga-me, se por acaso fosse verdade que Jesus teve mulher e filhos, em que mudaria isso a Sua mensagem, a mensagem cristã? Em nada!

    ResponderEliminar
  32. Oh amigo Carlos ele não se dirigiu a ninguém, o ninguém é que se picou, vc já leu o livro?? vamos lá fazer um boneco: o homem é ateu, escreveu um livro, só lê quem quer, para comunista ele até tá a ser muito democrata, se fosse eu já tinha mandado pastar toda a gente!
    Quanto à sua questão, sei lá em que é que mudaria a Sua mensagem, a Igreja é que passa a vida a picar-se com ficção escrita, se calhar até tem alguma coisa a esconder, com tanta ofensa mal explicada!
    Maria

    ResponderEliminar
  33. Maria, sua magana! Eu também ando Direita, gosto de ter a espinha dierita, e gosto de AlGUMAS coisa direitas. E há outras coisas se gosto de endireitar, mas na política, serei sempre de Esquerda! Sou direita de Esquerda!!!!
    Maricachucha

    ResponderEliminar
  34. UI ui estou a ver que há aqui pessoas que precisam de um cursozinho de Reiki pra ver se acalmam! vamos lá, é só uma opinião, sim??? cada um nasce com os defeitos que tem que ter, não se pode ser perfeito!

    Maria

    ResponderEliminar
  35. E há alguns que nascem com o intestino grosso ligado ao cérebro. Salvo seja e não pretendendo atingir ninguém aqui do Blog. Isto é falando de uma maneira geral. Savé Raínha, Podre Nosso, Exconjuro,Exconjuro,Exconjuro...
    Cruzes, Vá de retro...

    Avé Maria...
    A 13 de Maio...LÁ, LÁ ,LÁ

    ResponderEliminar
  36. E agora a conversa descambou, quando quiser debater de novo com razão, cá estou, até lá xau.

    Maria

    ResponderEliminar
  37. Vão ao post publicado neste blog no dia 17 de Agosto de 2009 e o respectivo comentário feito na Sexta-feira 28 pelas 10:53 am. Aquilo sim é respeito pelas diferenças

    ResponderEliminar
  38. Confesso-vos que, mais coisa menos coisa, por volta dos 18 anos ainda tive uma bíblia nas mãos. Comecei a ler mas não conseguia chegar a um entendimento tal era a minha confusão dessa leitura. Diziam-me então que esse livro só estaria acessivel a quem percebesse de religião. Disse cá para os meus botões; ponto final nisto.
    Agora também vos confesso que a biblia para mim devia ser o comportamento durante a vida que cada um deve ter perante os outros.
    Hoje e agora cheguei à conclusão das razões porque não passará de um livro feito para confundir. Por tal só é acessível para alguns predestinados a viverem no meio da confusão. Presentemente, fico com a ideia que a Biblia ao ter originado estas reacções da igreja será um forte sinal da mesma querer manter essa confusão. Todos nós precisamos e temos o direito a ser esclarecidos.
    Por acaso vi o frente a frente na TV entre o Padre Carreira das Neves, especialista em Teologia, com José Saramago. Esperava do Padre Carreira das Neves uma sustentada argumentação a contrariar a opinião do Escritor quando classificou, entre outras coisas, a Biblia de Livro de Maus Costumes. O Padre Carreira das Neves limitou-se práticamente a concordar com as afirmações que José Saramago ia fazendo. Afinal o Padre Carreira das Neves um dos homens mais creditados da igreja, sobre a matéria, acabou por não convencer os teleespectadores.
    Finalmente, neste nosso país haverá sempre aqueles porta-bandeiras orgulhosos do nosso atrazo como os Sousa Laras e agora o Senhor portugês, Senhor Deputado Europeu a revelarem a sua mesquinhês, ódio e ciume por não terem o Estatuto de José Saramago.
    Não é qualquer que chega a Nobel.
    Manuel Real
    Alter do Chão, 30 de Outubro de 2009 - 16h28

    ResponderEliminar
  39. Meu Caro
    Eu também assisti ao debate e foi confrangedora a postura do padre Carreira das Neves.
    Confesso que não faço muita distinção entre alguem formado em Teologia, em Astrologia ou em Tarologia. São tudo mistificações.

    ResponderEliminar