segunda-feira, outubro 26

O Romance da Bíblia

No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. Deus disse: "Que exista a luz!" E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: à luz Deus chamou "dia", e às trevas chamou "noite". Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia.

Foi assim que se traduziu, mas o que está no original é: No princípio os deuses criaram o céu e a terra”. A palavra que traduziram como Deus, é Elohim, uma palavra plural. Para ser traduzido como Deus devia estar escrito Elohá, o singular. Assim começam os estranhos erros da Bíblia.

Sobre a primeira palavra “bereshit”, traduzido por “no princípio”, há centenas de livros escritos e não se consegue chegar a acordo sobre o seu real significado. Se houve um princípio, o que fez “os deuses” desde a eternidade? Porque se já havia uma “massa informe”, (a terra estava sem forma e vazia), veio de onde? Se essa massa informe também foi criada por deus, então tinha que ter sido criada na véspera do Primeiro Dia, donde se constata que o Primeiro Dia foi o Segundo e o calendário está todo errado.

De notar que neste dia, um deus experimentalista, criou o “dia” e a “noite”, se bem que só tenha criado os “luzeiros” do céu, (sol e estrelas), dias depois.

5 comentários:

  1. “Quem hoje semeia flores, amanhã terá um lindo jardim. Quem semeia árvores frutíferas, amanhã terá um rico pomar. Quem semeia o amor...”

    ResponderEliminar
  2. Nós enviamos os nossos filhos para a escola (tal como os nossos pais fizeram), aprendemos, ciência, história, filosofia e tantas outras coisas, depois vamos, quase obrigatóriamente, para a catequese e consequentemente para a missa e para os ensinamentos da Bíblia, é uma contradição, não nos podem ensinar a evolução e depois quererem que tenhamos fé na criação do mundo feita em 7 dias por Deus. É realmente preciso muita fé, ou muita estupidez humana, para não saber somar 2+2, ou uma coisa ou outra, aliás tempos houve em que não se podia pensar, no tempo da Inquisição, se calhar era aí que a Igreja queria que tivessemos ficado.
    Não se pode pensar muito no assunto, ou temos fé em Deus, não nos homens que se dizem de Deus, ou somos cientistas por natureza. Quando o meu filho começou a frequentar a catequese, perguntava muitas vezes onde estava Deus e eu dizia no cèu, ele respondia que estava farto de ver o céu e não estava lá nada, só estrelas e na internet tb não havia nada! vá lá explicar isto a uma criança hoje em dia.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Maria,

    Denominações religiosas são muitas, seja católica,judaica, apostólica, evangélica, etc etc etc, mas está escrito que, um dia "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Pocurando, encontrar-vos-á; batendo, se vos abrirá. Inquisições,libelos, cruzadas religiosas, guerras sangrentas em nome de Cristo, são armações humanas e equivocadas que existiram e ainda existem, pois o ser humano sempre distorceu o que é certo. Aqueles que conhecem a história não repetem seus erros.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que, assim como é crime bater numa criança, também o devia ser impôr-lhe educação religiosa. Qualquer religião limita a curiosidade, dá respostas sempre falsas, fecha os olhos.
    Pior que não ter respostas, é perder-se a inquietação de fazer perguntas.

    ResponderEliminar