segunda-feira, outubro 12

No Rescaldo...

Só posso começar, dando os parabéns ao Joviano, porque eu acho que esta vitória é muito mais dele que do PSD. E não vale a pena encontrar “álibis”, 320 votos a mais que há quatro anos, é obra. Há quem ache que ele não os merece, mas nisso aí, quem decide é o povo. E o Povo pronunciou-se.


O MICA teve menos 27 votos e dá a ideia de ter estabilizado. Mesmo com o “chamariz” Rogério Alves, não teve benefícios. Talvez o feitio truculento do Francisco Reis lhes esteja a balizar o crescimento.


A CDU mesmo com mais 52 votos, ficou de fora da vereação. Nem o trabalho do João Martins ajudou.


Os Socialistas perderam 286 votos, o que até nem é muito. Mas o método de cálculo de mandados tem destas coisas.


O CDS/PP, cujo líder concelhio se chateou comigo por eu escrever que teriam no máximo 150 votos, teve 73.


Mas agora já nada disto tem importância. Vamos encerrar este capítulo e pensar o futuro. Sigamos em frente que atrás vem gente. Temos cinco vereadores eleitos que nos representam a todos. Vamos fiscalizar o seu desempenho.


11 comentários:

  1. Boa noite a todos, comentadores, vencedores, derrotados e outros.

    Após o escrutínio do povo terá que ser feita a análise dos acontecimentos, como apreciador de política e deste blog, achei que devia fazer uma breve análise e consolidar a análise do orientador do blog, porque são os votos que dão as presenças e são as presenças que após os votos são importantes, sendo assim:

    Posso então dizer, que os grandes vencedores são o PSD, vão governar o nosso concelho com toda a liberdade sem precisarem de ajuda pós eleitoral, como aconteceu em anos anteriores, pois obtêm três vereadores na Câmara. Ganham a junta de freguesia com mais eleitores fora da sede de concelho, embora que, neste caso, por uma pequena margem face ao PS, ganham também um membro nas Assembleias de Freguesia de Seda e Cunheira e dois na Assembleia Municipal, pelo que estão de parabéns pelo resultado obtido, devendo estar todos radiantes, prontos para o inicio dos trabalhos e de olhos postos nos seus programas.

    O Mica embora não tendo conseguido a proeza das anteriores eleições nas mesas de voto em Alter do Chão também marca mais presença na Assembleia Municipal, e assim, pode-se dizer que são os pequeninos vencedores, mas com tendência ao desaparecimento, pois como sabemos os Movimentos independentes não duram muito quando não ganham.

    Quanto ao PS, deverá reflectir os seus resultados, que em nada foram bons, obtiveram um número de votos bastante inferior, mantendo o vereador mas perdendo dois membros na Assembleia Municipal, são os derrotados porque a sua obrigação seria conseguir a liderança da Câmara ou então melhorar os resultados.

    Como analisou o orientador deste blog, e bem, desta vez e como se costuma dizer, “saiu o tiro pela culatra” à CDU, pois ao desviar os votos em Seda e ao perder os votos e a junta na Chança, perde também a presença na Câmara Municipal do seu vereador, o que faz me concluir que embora a festa extraordinária na Freguesia de Seda, levando à loucura de muitos, nada mais não foi do que manter a junta de Freguesia com maioria, ou seja tudo na mesma, pode-se então dizer que são a nível concelhio os grandes derrotados, dando tudo o que tinham com muito trabalho e dedicação ao PSD, que agradece. Sabendo-se que em política o que hoje é verdade amanhã é mentira, avizinham-se dificuldades próprias das maiorias e finalmente noites descansadas para alguns.

    Quanto ao CDS valeu a intenção, estão de parabéns pela coragem e tempo dedicado.

    Saudações Democráticas! O povo é quem mais ordena!

    ResponderEliminar
  2. Excelente contributo.
    Só não concordo que tenha sido uma grande derrota da CDU. Até cresceu em número de votos.

    ResponderEliminar
  3. Analistas da treta.Só de papalvo poderia sair o comentário do desvio de votos da CDU, em Seda. Está concerteza a pensar que o eleitorado da coligação vale 151 votos, na referida freguesia. Quem não tem mais nada para fazer abre o... e apanha moscas. Vaidosos.

    ResponderEliminar
  4. Companheiro,

    Não sei se conhece este blog, ou se é a primeira vez que cá vem. Por isso aproveito para lhe dizer que este blog tem sido frequentado por pessoas que não ofendem ninguém, que expõem as suas ideias e respeitam as ideias dos outros, pelo que devia respeitar a minha e não se afligir pela minha análise. Se acha que alguém esta errado mostre argumentos que o provem, senão cale-se e não ofenda quem comenta e quem pode enriquecer este blog.

    Muito obrigado e volte sempre.

    ResponderEliminar
  5. Todos os comentários são bem vindos.
    Quem não tem massa cinzenta suficiente para argumentar, ofende.

    ResponderEliminar
  6. O aumento do número de votos sem que isso se traduza em mandatos faz lembrar as vitórias morais no futebol.
    É sabido que em política não há gratidão. Não tenho dúvidas de que o vereador da CDU contribuiu para a maioria absoluta do PSD.
    O trabalho está feito embora a capitalização seja de outros.. É da vida! A partir daqui vamos
    combater as maiorias absolutas porque são arrogantes, autistas e não aceitam propostas de ninguém.

    ResponderEliminar
  7. Também estou convencido que o João da Guida foi injustiçado.

    ResponderEliminar
  8. Não desista camarada João:

    Abril continua por cumprir...

    «Acalma o furor campina
    Que o teu pranto não findou
    Quem viu morrer Catarina
    Não perdoa a quem matou

    Aquela pomba tão branca
    Todos a querem p´ra si
    Ó Alentejo queimado
    Ninguém se lembra de ti

    Aquela andorinha negra
    Bate as asas p´ra voar
    Ó Alentejo esquecido
    Inda um dia hás-de cantar»

    ResponderEliminar
  9. EHEHEH Tantos a utilizar o argumento (absurdo) do Santana em lisboa. Todos sabem que a CDU em Seda trabalhou para o PSD para que o 2º da lista, que é de Seda, não fosse eleito. É sempre bom perder força, ou então é o contrário. Qualquer dia aparece por aí um comentário do genero " eu sei que os comunistas comem crianças ao pequeno almoço".

    ResponderEliminar
  10. Não percebi o comentário do Helder. Era possível esclarecer melhor?

    ResponderEliminar
  11. A vitória do PSD foi justa, depois da falta de ética e civismo que houve por parte das restantes forças políticas concorrentes.
    Com o povo não se brinca, e quando se pensa que "são favas contadas", acontecem destes dissabores.
    Parabéns ao Vereador João Martins pelo trabalho desenvolvido. Porque trabalhou muito e bem.
    JM

    ResponderEliminar