quarta-feira, outubro 14

Das Freguesias

Em Chancelaria as coisas foram mais complicadas. O PSD 113 votos (3 mandatos), PS 104 votos (2 mandatos), CDU 67 votos (1 mandato), MICA 61 votos (1 mandato) e CDS/PP 26 votos.

Como não tinha maioria, a intrépida novel presidente Suzete ainda no domingo chegou a acordo com a CDU. O que deve ter sido fácil, a senhora já andou pelas bandas do MRPP. Vão repetir uma experiência que já deu certo na câmara. P’ra grande azia dos socialistas.

Quem deve ter ficado com uma grande “cachola” foi o amigo Álvaro. Os “pchardecos” comeram-lhe o javali e…, deixaram-no a ver navios. Juntou-se a fome, com a…, talvez na próxima.



8 comentários:

  1. A coligação PSD/CDU deu certa na Câmara. O PSD teve a seguir a maioria de vereadores e a CDU não conseguiu eleger o seu. Grande negócio fez a CDU.
    Este negócio repete-se agora na Chança! Os negociadores da CDU são masoquistas ou a escola de Júlio Fogaça denunciada nos anos sessenta por Álvaro Cunhal, como desvio de direita ,está a tomar conta da CDU?
    A história afinal está a repetir-se.

    ResponderEliminar
  2. Comentário de quadro PS. Na minha terra chama-se a isto: «dor de corno».
    É verdade que a CDU tem saído mal do negócio. E porque será, se todos reconhecem competência nos seus elementos?
    Será cobardia ou falta de coragem no exercício do voto?

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo a competência e a incompetência em política é assunto que dá "pano para mangas".
    O reconhecimento da competência é fácil em àreas técnicas.É muito difícil quando se trata de polìtica. Não se esqueça que Adolf Hitler foi eleito democraticamente chanceler da Alemanha pela sua competência política.Não vá por aí.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, a CDU a nível autárquico tem vários acordos com diferentes forças politicas, á esquerda e á direita já que ideologicamente sabemos bem onde estamos. Parece-me ser uma pessoa bem informada e quero acreditar que dá o direito a qualquer força politica de seguir o caminho que do seu ponto de vista melhor sirva os interesses da população. Admito, mas em desacordo, que ponha em causa a competencia dos autarcas CDU mas veja, quantos autarcas desta força politica estão acusados em tribunal? Permita-me ainda perguntar o que pensa da participação de Freitas do Amaral ou Basilio Horta no ultimo governo Socrates? Quanto a mim foi uma situação normal em Democracia e que enquanto cidadão não ligado ao PS nada mais tenho a dizer. Já agora veja o plano de acção do PS aquando da sua criacção, faria com certeza o PCP passar por um partido de direita. Já agora assino o meu nome sem medo e com orgulho.

    Hélder Castilho

    ResponderEliminar
  5. Em democracia é normalíssimo o acordo entre forças democráticas.È assim na Europa Ocidental e possivelmente em todas as zonas do Globo onde haja democracia política.Tenho apenas algumas dúvidas sobre a Coreia do Norte.Antes do I Governo de Sócrates onde participou Freitas do Amaral como Ministro dos Negocios Estrangeiros e Basílio Horta como Presidente da Agência para o Financiamento Estrangeiro (Suponho que era este o título) houve a participação de 3 militantes do CDS(Rui Pena, Sá Machado e Basílio Horta) no II Governo Constitucional presidido por Mário Soares, em resultado de uma aliança do
    PCP com toda a direita no Parlamento que fez cair o I Governo também chefiado por Soares.Parece-me que se trata de gente capaz e que desempenharam papéis patrióticos numa época de crise. Concretamente quanto ao Professor Freitas do Amaral o facto de ser um respeitado Professor de Direito Administrativo e de ter sido
    Presidente da Asembleia Geral das Nações Unidas e várias vezes membro de Governos da República parece que reunia condições para exercer o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros.
    Quanto a Basílio Horta a captação do investimento estrangeiro, cujo resultado se viu no aumento das nossas exportações até final do 2008, altura em que uma grave crise internacional veio colocar a economia portuguesa e internacional em recessão, a sua prestação foi
    francamente positiva.
    O seu último ponto indicia que o PS de Sócrates se tornou agora num Partido de Direita. Só falta classificar o CDS/PP como um partido de extrema esquerda aliado do Bloco de Esquerda. O PSD começo a ter dificuldades no seu enquadramento
    ideológico. Já agora podia dar uma ajuda para resolver esta dificuldade.

    ResponderEliminar
  6. Penso não ser assim tão "tótó" e classificar o CDS como um partido de extrema esquerda (ou lá o que isso é) eles para o mal e para o bem sabem onde estão. Já agora para o ajudar umas vez que por mero acaso mencionou a Coreia do Norte, um pouco mais ao lado os Kmers vermelhos mataram milhares. A Coreia já é uma cassete antiga e naturalmente não está á espera que eu a considere democrática. Só referi a fundação do PS em resposta ao que aconteceu co Fogaça (por si mencionado).

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que não considera a Coreia do Norte uma
    democracia. O Sr-Dr.Bernardino Soares ,com alguma dificuldade ,também já rectificou, pois ficou de aprofundar bem o caso. O conceito de democracia
    que para os atenienses parece que era fácil definir tornou-se díficil a partir do século XX dada a variedade de modalidades burguesas e populares que então apareceram.

    ResponderEliminar
  8. Democracia para os Atenienses aplicava-se aos cidadãos e não aos escravos. Na nossa sociedade aplica-se a quem tem dinheiro, os outros ficam com as vicseras.

    ResponderEliminar