sexta-feira, outubro 16

Comentários

Em resposta ao meu repto de eleições acabadas continuar a intervir no nosso concelho, pedindo responsabilidade aos eleitos. Aqui deixo as primeiras contribuições dos leitores.

Óptimo, então vamos começar...

Eu proponho que se sensibilize o próximo Presidente da Câmara a responsabilizar com veemência e rigor, os funcionários da Câmara através das respectivas chefias.
Não é aceitável de maneira alguma, ver funcionários da Câmara no supermercado, nas lojas, nas feiras, nas tabernas, durante a hora de serviço. Esta gente é paga com os nossos impostos. Chega de rebaldaria.
A Câmara terá de tratar dos problemas e assuntos dos Munícipes com maior celeridade. É por eles que existe, sem munícipes não há Câmara Municipal.
Vejam se concordam, tenho mais ideias para apresentar, mas gostaria de saber a opinião dos leitores deste magnífico blog, sobre estas sugestões.
Amanhã cá estarei de novo.
JM

Publicada por Anónimo em CRÓNICAS DO PLANALTO a Quarta-feira, Outubro 07, 2009 9:26:00 PM

Esta conversa da mudança do comportamento dos funcionários é muito bonita e tem toda a razão! O problema é que quando chega a vez de mudar, só serve para o parceiro do lado...E nesse aspecto, que me desculpem os apoiantes do Dr Vitorino, mas falando a verdade, quem está lá dentro sabe bem que a teoria não é igual à prática. Os chefes intermédios são desautorizados a toda a hora e por isso as pessoas acabam por não querer saber e andar desmotivadas. Se o chefe máximo ouve queixinhas de todo o lado e dá razão a todos só pode dar rebaldaria. Desculpem mas a verdade tem de ser dita e todos os funcionários da câmara sabem que a maneira de funcionar é esta.


Publicada por Anónimo em CRÓNICAS DO PLANALTO a Quarta-feira, Outubro 07, 2009 9:52:00 PM

Face a estas duas opiniões o que nos compete a nós fazer? Qual a estratégia melhor para mudar o estado das coisas? Tudo o que a este propósito for aqui escrito e que seja relevante, comprometo-me a tentar fazê-lo chegar aos serviços competentes e ao Sr Presidente da Câmara.

20 comentários:

  1. A nós público em geral, compete sensibilizar todo o executivo camarário e especialmente o Sr Presidente, para este problema vergonhoso. Levantemo-nos todos para que que percebam que não somos nem cegos,nem surdos, nem mudos. Há que pelo menos manter um mínimo de decencia que actualmente não existe. Incluvisé os funcionários prevaricadores gozam com a restemnte população. População essa que justifica o seu trabalho.
    Luísa

    ResponderEliminar
  2. O método de por os funcionários das Câmaras a trabalhar no nosso País é mais complicado que o que parece à primeira vista. Começa desde logo com o processo eleitoral e a percepção quase sempre certa que eles têm de quem é o Partido vencedor. Os poucos que dão a cara pelos partidos perdedores sabem o que sofrem depois.Não
    somos propriamente um País de heróis.
    Depois os polìticos que exercem o poder autárquico têm necessidade dos funcionários para
    construir as suas redes e sabem que não podem arriscar dirigir a sério porque a seguir podem pagar caro a ousadia com a perda das eleições.
    Funcionários com vínculos definitivos e com preparação e cultura democrática, dependentes de chefias eleitas com base em cursos de formação autárquica e não de políticos (temporários ou eternos -tanto faz)fariam funcionar as Câmaras independentemente da cor política. A continuar assim, francamente, não acredito em chefias políticas. Aqui o porreiro pá! não chega.

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo com voçês.
    Vamos nessa, nunca vi nesta camara tanto motorista como agora, os pedreiros que fazem (motoristas) os carpinteiros que fazem(motoristas)os calceteiros que fazem (motoristas)etc etc e o que fazem os motoristas deixo a pergunta no ar.
    Sr. Presidente e Srs. Vereadores rectifiquem estas coisas.
    Tonho

    ResponderEliminar
  4. Bem vistas estas situações nunca tinha reparado nisso.
    Também nunca vi os encarregados a acompanhar os serviços como nas empresas andam os funcionários um para cada lado, a fazer? nem eles sabem, também não les convêm.
    Como é possivel os funcionários da secretaria gozarem as férias na praia e no fim ainda vão á caça todos os dias, quantos dias de férias essa gente têm? ou será que o amigo lhe passa o cartão?.
    Passo a passo o Dr. Juviano vai pondo mão nisto tou convencido.

    ResponderEliminar
  5. Mas e porquê só os funcionários da Câmara? falemos de funcionários públicos em geral, por causa dos que não trabalham e são burros, pagam aqueles que dão o litro e ninguem lhes reconhece mérito, não é só na câmara, há-os nas finanças, onde somos sempre atendidos com um "sorriso" na cara, nunca sabem nada nem ensinam ninguém, que (im)prestáveis, e o cartório onde nunca nada funciona, a máquina do cartão de cidadão não funciona, os sistemas informáticos vão abaixo, agora não pode ser porque fulana não está, amanhã porque não sei o quê, quando a fulana está, tem que perguntar á fulana que não está e é assim neste país de burocracia. Mérito áqueles que ainda trabalham, porque também os há, aqueles que ainda se interessam, são poucos mas existem, ás vezes nem são os que se mostram entendidos, que de tanto falar só dizem asneiras, são os que não se mostram tanto que ainda vão fazendo alguma coisa.

    ResponderEliminar
  6. O repto lançado pelo autor do blog diz respeito à Câmara de Alter daí a referência aos funcionários municipais.
    Podemos falar nos funcionários em geral. O assunto põe-se de igual forma. Houve tempo em que as chefias eram nomeadas por concurso mas os
    dirigentes eram nomeados pelo poder político.Durante algum tempo - se não estou em erro - no primeiro Governo de António Guterres os dirigentes passaram também a ser nomeados por
    concurso.Apenas os Directores Gerais eram nomeados por confiança política dos respectivos membros do Governo. A nomeação por concurso público dos Directores de Serviço e Chefes de Divisão que se assistiu a uma revolta dos "boys".
    Assim, se a memória não me falha no Governo de Durão Barroso voltou tudo à estaca zero. Legislação alterada e nomeação dos dirigentes novamente por confiança política. Aqui voltamos ao mesmo os políticos tratam muito bem os funcionários. Perceberam ou querem que explique melhor?

    ResponderEliminar
  7. Das eleições acabadas
    Do resultado previsto
    Saiu o que tendes visto
    ...

    De facto, os resultados eleitorais ao nível do concelho, não trouxeram grandes surpresas.

    Se foram resultados justos e merecidos, isso já é outra conversa que pode ter lugar daqui a alguns meses.

    Basta que estejamos atentos ao trabalho autárquico e ao cumprimento das promessas eleitorais feitas por cada Presidente de Junta agora eleito e pelo Presidente da Câmara reeleito.

    E nas mais diversas áreas: Desde logo na saúde e nas prestações sociais diversificadas a que a população tem direito (constitucional) sem conotações caritativas ou assistencialistas, tão do gosto das "outras senhoras"; mas também na recuperação do Património histórico que deixaram arruinar; e na manutenção do edificado que necessita de intervenções urgentes e apoiadas por Fundos Estruturais a que a CMAC se deve candidatar; na recuperação e manutenção das estradas municipais concelhias, das ruas das povoações, do saneamento básico, da água, dos mercados municipais, e de tudo o mais!

    E a área cultural? Alguém conhece alguma iniciativa digna desse nome organizada ou apoiada pela Câmara?

    O estado organizativo e organizacional da Câmara está muito perto de colapsar. E não atribuam somente aos funcionários a culpa deste estado de coisas. A responsabilidade principal é de quem foi eleito para dirigir, gerir, administrar e organizar as estruturas autárquicas.
    O que é verdade é que somos nós, munícipes, que suportamos os custos da ineficiência e da incompetência que grassa na Câmara.

    Finalmente uma área de vital importância e que também tem sido descurada: o desenvolvimento e o crescimento económico do concelho. É fundamental captar novos investimentos (públicos ou privados) para o concelho.
    E temos condições para que isso não seja uma utopia: O turismo, nas suas diversificadas formas é uma vertente até agora subaproveitada. Um apoio efectivo às PME’s é também fundamental.

    Estará a actual equipa que gere a Câmara à altura destes desafios?

    ResponderEliminar
  8. Estou satisfeito com este "forum".Era bom que a Câmara tomasse nota destas preocupações que, segundo me parece, estão a ser expressas por gente que sabe mais do que aquilo que já disse.
    Embora os santos da terra não façam milagres -
    por isso se elegeu pessoal de fora -sempre é bom ouvir o que pensam os de cá sobre as terras que tão bem conhecem e que na maior parte dos casos tão madrastas foram no passado-

    ResponderEliminar
  9. Em vez de virem para aqui com estas conversas todas e que tal se fossem Homens e Mulhees e se dirigissem ao Sr.Presidente da Câmara e lhe dissessem tudo o que pensam? não seria uma atitude menos cobarde???
    Falar aqui é muito fácil.... falar com as pessoas a olhar-lhe nos olhos é que já não é para todos!

    ResponderEliminar
  10. ve ser também o seu caso,porque se não fosse, pelo menos assinava o seu nome. Só garganta

    ResponderEliminar
  11. Há algum tempo que por aqui não passava, mas parece que tudo continua na mesma...Agora com os novos órgãos executivos da Câmara eleitos, o pessoal começa a centrar-se em como criticar/destruir o que vai ser feito daqui para a frente!
    Denotando mais uma vez algum mau estar com os resultados eleitorais e funcionamento geral da democracia o pessoal continua a promover a já tão cansativa "caça às bruxas".
    Confesso que tive a esperança que era desta que o pessoal ia ter uma resposta positiva...até devido ao alinhamento geral da população com o actual executivo camarário, mas não…há coisas e pessoas que nunca mudam!Alguns serão sempre homens perfeitos e tudo o que os outros façam ou promovam será sempre descabido de sentido...Enfim, da minha parte vou fiscalizar o executivo, mas pela positiva, tentando ajudar no que puder e sinceramente acredito que Câmara e o concelho serão diferentes, para melhor, daqui a quatro anos...
    Assim seja!
    Miguel

    ResponderEliminar
  12. Em vez de virem p aqui criticar e dizer mal, trabalhem que mais vos vale! ALTER AGRADECE.

    Aqui é uma perca de tempo, n se aprende nada. Até nunca

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos de todas as opiniões aqui expressas. Ninguém devia ter direito a queixar-se. Cada terra tem aquilo que quer, escolhe e merece. Alter não merece melhor porque vocês assim o desejam. Façam uma reflexão ao vosso íntimo, vejam-se ao espelho e critiquem-se a vocês mesmos. Se quizerem mudar tudo aquilo que não está bem e muita coisa não estárá, mudem as vossas lamúrias agindo de forma a mudar tudo o que vos merece crítica. Alter é uma caixinha de ilusões e irá continuar por mais um bom par de anos, ninguém dúvide disso. Enquanto continuarem a pensar terem a aparência de alguma importância, só por irem lavrar sentenças sentados nas cadeiras dos cafés e do passeio, desenganem-se. Enquanto existirem os grupinhos e as suas vaidades de serem alguém numa sociedade local, nunca Alter passará da cêpa torta. Alter tem o que merece. Comecem por mudar as vossas mentalidades e desçam à terra das realidades. Sejam mais modestos e reais nas vossas aparências de um novo riquismo bolorento e falido. Não tenham medo de respeitar a origem de onde proveêm.Olhem, aproveitem e increvam-se no programa das novas oportunidades e aprendam alguma coisa.De jeito. Pelo menos aprendam a saber onde poêm os vossos pés e a andar de cabeça levantada. Sei que não vão gostar do meu comentário mas tenham paciência porque a verdade custa sempre mais a ouvir do que as mentiras.
    A.A.

    ResponderEliminar
  14. Alguém me explica este último comentário? Talvez esteja a precisar de estudar mesmo..mas confesso que leio e releio e não consigo retirar conclusões...Estarei eu a ficar velho?
    Apenas sinto alguma revolta e incompreensão! Só não entendo é a sua colocação num pedestal e a assumpção que os outros são todos estúpidos...
    Miguel

    ResponderEliminar
  15. Sr. Miguel
    O Sr. não está a ficar velho. Quando chegarmos a velhos teremos a sabedoria que os anos nos irão dar para saberemos mais do que sabemos hoje. Eu espero chegar a velho e aprender com a velhice. Também não será necessidade de ter de estudar porque não será o caso. Não será alguma menos atenção por não se aperceber do meio em que vivemos?
    É bom que sinta alguma revolta e incompreensão como diz. Não me venha colocar nesse pedestal atribuindo-me a assumpção que os outros são todos estúpidos. O Sr. Miguel não lê essa palavra no meu comentário. Não faria tal coisa nem deve desejar que eu o faça. Se eu o fizesse também me incluíria nessa sua apreciação e classificação. O que nunca quero é fazer parte do grupo daqueles a quem chamam os "espertos". Andam por cá muitos "espertos". Já agora também não fique a pensar que lhe quero chamar aquilo que eu não desejo ser. Do seu tempo dedique mais alguma atenção ao meio onde vivemos e um dia encontrará a explicação que pede no princípio do seu comentário.
    A.A.

    ResponderEliminar
  16. Bom pelo menos já percebi que afinal não considera estúpidos todos os que não pensam como o senhor..Afinal são "espertos"..Já é alguma coisa.
    Sabe o que eu verdadeiramente acho é que em vez de se fazerem estes juízos de valor devemos antes respeitar a vontade popular e honrar a democracia que tanto custou a ganhar. É verdade que algumas vezes os resultados deste sistema não são aqueles que muitas vezes desejamos, mas quando isso acontece devíamos antes tirar algumas lições de vida tentar aprender alguma coisa como diz, em vez de enterrar a cabeça na areia e virarmo-nos contra quem vota.
    Julgo que este conceito é fácil de entender não?
    Miguel

    ResponderEliminar
  17. Bom pelo menos já percebi que afinal não considera estúpidos todos os que não pensam como o senhor..Afinal são "espertos"..Já é alguma coisa.
    Sabe o que eu verdadeiramente acho é que em vez de se fazerem estes juízos de valor devemos antes respeitar a vontade popular e honrar a democracia que tanto custou a ganhar. É verdade que algumas vezes os resultados deste sistema não são aqueles que muitas vezes desejamos, mas quando isso acontece devíamos antes tirar algumas lições de vida tentar aprender alguma coisa como diz, em vez de enterrar a cabeça na areia e virarmo-nos contra quem vota.
    Julgo que este conceito é fácil de entender não?
    Miguel

    ResponderEliminar
  18. Sr. Miguel
    Fico feliz por não pensar como eu.Nunca poderá haver dois seres humanos a pensar da mesma maneira, se não o mundo não avança. Sobre o respeitar a vontadade popular também fico feliz porque ambos a respeitamos. Só desejo acrescentar que a vontade popular seja a rainha da escolha e nunca se transforme numa fada. Deverá saber que para fazer juizos de valor é necessário dispor de valor para ter algum juizo.
    Por isso cá vou continuando a aprender todos os dias e a trazer a cabeça ao alto porque no dia em que a enfiar na areia, será sinal de ter morrido.
    Os meus cordeais cumprimentos.
    Manuel Real
    Alter do Chão, 30 de Outubro de 2009 - 16h57

    ResponderEliminar
  19. Meus Senhores
    Ambos têm razão na vossa discordâcia.
    A vontade popular é soberana e deve ser respeitada.
    Mas é perfeitamente admissível discordar da maioria e isso não quer dizer que estejamos errados.
    Há muitos caminhos e nem sempre os mais concorridos são os melhores.

    ResponderEliminar