quinta-feira, outubro 29

Colaborações

A água dos oceanos poderá ter sido trazida para o nosso planeta por asteróides cobertos de gelo, que caíram na Terra há uma centena de milhões de anos.

A teoria é do geoquímico francês Francis Albarède e é apresentada num artigo publicado sta quarta-feira na revista científica britânica Nature. No artigo, o cientista o cientista contesta a ideia segundo a qual o oceano e a atmosfera se formaram a partir de gases vulcânicos.
O cientista defende que «a Lua e a Terra eram secas» e que a água chegou mais tarde lembrando ainda que as temperaturas eram muito elevadas entre o Sol e a órbita de Júpiter, para que elementos voláteis, como o vapor de água, pudessem se condensar em «embriões planetários».
«A Lua e a Terra eram secas, essencialmente logo após a formação da Lua, em seguida a um impacto gigante sobre a Prototerra (primeiro estágio geológico da Terra)», resume Francis Albarède do Laboratório de Ciências da Terra (CNRS/ENS/Universidade Claude Bernard em França).
Desta forma, a água terá chegado à Terra entre 80 e 130 milhões de anos após a formação do sistema solar. Depois da agitação provocada pelos planetas gigantes gasosos, asteróides e outros fragmentos gelados terão caído na Terra trazendo água.

Gostava de saber, se fosse possível, de que parte da bíblia foi este texto retirado....

(Fantasma)

2 comentários: