terça-feira, setembro 15

Autárquicas 2009

Estimados Munícipes,

Não vou aqui dizer quem sou e donde venho. Seria demasiado supérfluo e quase um inexplicável insulto ao conhecimento geral de todos os caros munícipes a meu respeito. Interessa, antes, dizer-vos a que venho e quais as razões determinantes que me impelem a apresentar-me de novo, com a mesma simplicidade e verdade de há quatro anos, ao próximo veredicto eleitoral de ii. de Outu­bro.

Longe de mim todo e qualquer pretensiosismo pessoal ou esconso revanchismo contra quemquer que seja. Garantidamente que não. Nada disso faz parte da minha maneira de ser nem integra com certeza a minha personalidade.

Pretendo, tão-só, isso sim, dar vida a esse sonho lindo que há anos acalento para o meu querido Concelho.

Parafraseando Camões e transportando esse grande amor para todas as terras do Concelho de Alter, direi: "Esta é a ditosaTerra minha amada". Por ela com toda a minha força, abnegação e entusiasmo, estarei sempre

disposto a tudo fazer e sacrificar.

Firmeza e capacidade não me faltam. E uma vontade indómita de realização e de entrega total pelo bem do nosso Concelho, constituem decerto apanágio seguro de todo o meu trabalho. Aliás, são estas as minhas verdadeiras credenciais já bem conhecidas de todos vós, caros munícipes;

No nosso Concelho — a nível físico e humano - existem potencialidades, que têm sido descuradas e que urge desabrochar e desenvolver, com dinamismo e ousadia, para assim catapultar a nossa terra aos lugares cimei­ros que outros, com menos virtualidades e mérito, já conseguiram atingir.

Eu sinto e julgo que a maioria dos munícipes, com mais ou menos acuidade, igualmente constata que o nosso Concelho — a nossa casa — se nos apresenta amorfo, desvitatizado, vivendo numa notória e confrangedora apatia...

Dói-me o coração e dilacera-me a alma esta situação dum quase "deixa andar", sem que se note, na realidade, uma melhoria visível e bem palpável, passados que são quatro anos após as últimas eleições autárquicas. Considero-me um autêntico representante do mais genuíno espírito alterense, inconformista, decidido e inovador.

Candidato-me mais uma vez à Presidência da Câmara Municipal, porque quero e sinto que sou capaz de alterar o rumo dos acontecimentos e transformarAiter do Chão num Concelho — quetanto amo! — próspero, moderno, solidário, lançado na senda de um futuro risonho e prometedor.

Atterense dos "quatro costados", encarnando as virtudes e anseios de. toda a população concelhia, é minha ambição projectar o nosso Concelho de Alter do Chão para patamares mais elevados condizentes com a riqueza da sua história e as qualidades singulares das suas gentes.

A todos os cidadãos e cidadãs, que pensam a "coisa pública" e o futuro do nosso Concelho, eu vos digo:

As palavras voam e desaparecem na voragem do tempo. As obras,. essas, ficam para sempre a atestar a nossa verdade, o nosso esforço, a nossa entrega e a comprovar a bondade dos nossos feitos.

Eu — ninguém o ignora — sou, de facto, um homem "operário". Fazedor de Obras. Por isso vos prometo a minha total disponibilidade e empenho absoluto na consecução de tão nobres e justos objectivos.


Contem comigo, que eu já contoconvosco!


Francisco António Martins dos Reis

(divulgação solicitada pela concelhia do MICA)

30 comentários:

  1. "Eu — ninguém o ignora — sou, de facto, um homem "operário". Fazedor de Obras"

    Um poço de modéstia este rapaz.

    Porque não nos conta quanto está a receber da Câmara?

    ResponderEliminar
  2. Está cá um homem obrando às claras

    ResponderEliminar
  3. Meus Caros
    Brevemente vou informar os cidadãos das verbas que os eleitos recebem.

    ResponderEliminar
  4. Por favor, este texto é um gozo a todos os alterenses que trabalham.
    Se em vez de andar a criar intriga, fizesse alguma coisa pelo concelho, de certeza que seria mais bem vindo. Assim, parece uma peixeira (Peço desculpa às peixeiras), sempre a dizer mal.
    Se tivesse algum projecto já o tinha apresentado. Mas fala, fala e não diz nada.
    Tanta sede de poder que até mete impressão, o que vale é que não tem "esconso revanchismo". Sinceramente, deve haver tipos que leêm uma vez Camões e pensam que são poetas.
    Este tipo que é vingativo, maledicente e hipócrita, pensa que por dizer muitas vezes uma mentira, ela se torna verdade.
    Está enganado e vai ter a prova dia 11 de Outubro.

    ResponderEliminar
  5. "Encarnando"?
    Mas o senhor pensa que é Deus? Está acima dos alterenses que passam dificuldades diárias para levar pão para casa, enquanto o senhor passa os seus dias nas esplanadas a mostrar-se?
    Cumprimentos e beijinhos nestas alturas são mostra de fingimento. O senhor nunca nos conheceu e agora não nos larga......
    Deixe a sua simpatia para o dia a seguir, quando tiver uma grande azia de derrota.

    ResponderEliminar
  6. Eu li com toda a atenção, sou do povo e fiquei na mesma!Não é com palavras que ninguém entende que fará de si operário. Talves as obras que fala serão livros. Eu dedicava-me aos livros se escrevesse assim.

    ResponderEliminar
  7. É tão cromo o Chico Perro, com este texto ridiculo.
    Se tivesse vergonha, calava-se, tal a porcaria que tem feito.

    ResponderEliminar
  8. Com estes comentários o homem afinal incomoda.
    A nomenklatura estabelecida está com receio.
    Não tenham medo. O homem é democrata e sério.

    ResponderEliminar
  9. Bom, é a minha vez de fazer a apreciação.
    Não conheço o Francisco Reis. Conheci em tempos o Chico Perro. Era um tipo sincero e um pouco impulsivo. Se essas características se mantém, e quer me parecer que sim, é bom para o homem mas perigoso para o político.
    Quanto ao facto de ser democrata, não o devemos sequer pôr em dúvida. Quando teve funções na camara ouvi acusá-lo de conflituoso e rigoroso, mas nunca de falso democrata.
    Acho este texto demasiado extenso, o que lhe retira o impacto. E parece-me escrito por uma pessoa que gosta muito de se ouvir.
    Se me permite dar-lhe uma dica, meu caro Francisco, pense duas vezes antes de reagir e sobretudo, não fale tanto.

    Só me permito este desabafo, porque o Sr. se propõe ser presidente da minha autarquia, e isso dá-me o direito de opinar sobre si. São as regras da democracia.

    ResponderEliminar
  10. Exactamente pelos mesmos motivos invocados no comentário anterior julgo que também posso opinar!
    Quando leio um texto destes fico sempre um pouco inquieto...Há certas coisas que soam mal quando são ditas pelo próprio e têm muito valor quando reconhecidas por muitos!
    Reparem nas frases do Sr. Francisco Reis: "Firmeza e capacidade não me faltam" e "Eu sou, de facto, um homem operário.Fazedor de obra". A única conclusão a que chego com estas afirmações é que este homem tem um ego gigante...Ora se isto não é vaidade e presunção o que será? Meus caros, não deverá ser a população em geral (porque o Sr. Reis se dirige aos munícipes) a avaliar estas suas capacidades?
    E sinceramente o fazedor de obra não percebi mesmo...Será que foi enquanto dirigente associativo que realizou essa obra?enquanto vereador executivo com a ajuda do Eng. hemetério?Sim porque enquanto vereador da oposição foi de facto o representante "Não concordo, voto contra!".
    Mais, para exercer este tipo de funções julgo necessário ter um curriculum a sério e uma história, que na minha humilde opinião este senhor manifestamente não tem (é a minha opinião e nada mais que isso - obviamente respeito outras). Vão à página do MICA e vejam o curriculum deste homem: Pai de família, Alterense, funcionário da administração fiscal (quem não se lembra da simpatia com que este senhor atendia ao público na tesouraria das finanças...talvez venha daí o sentido da coisa pública), vereador e dirigente associativo.
    A pergunta que salta me salta logo à visa é:E? Falta aqui qualquer coisa. Onde estão as provas dadas de liderança?É que não se pode só dizer que se é bom à espera que depois de afirmar o mesmo 100 vezes todos acreditem.
    Para finalizar, acredito que o senhor tenha de facto um sonho. Pena é que ele se esgote na vontade de ser presidente!!Fala-se muito de vontades e pouco de programa...É o que está!Cumprimentos
    Miguel

    ResponderEliminar
  11. Exmo Sr Administrador do Blog
    Se o sr tiver contacto com o sr Francisco Reis, talvez que possa perguntar essa história do Subsídio de Reintegração.
    O sr Francisco Reis saiu da Câmara e voltou imediatamente ao seu lugar nas finanças, não foi?
    E é verdade que este senhor recebe mais de 1.220,00 + 440,00 da Câmara?

    ResponderEliminar
  12. Eu acho é que nestas alturas deviamos dar ideias para os programas e ouvir sugestões em vez de lavar roupa suja e de insultar pessoas que com o seu trabalho se empenham na defesa do povo de Alter.Não voto no sr. Francisco Reis mas sinceramente não me interessa que ganhe mais ou menos... trabalha? faz uma campanha justa e sem boatos?Isso sim é o que me interessa saber as ideias, os projectos analisar prós e contras... Estou farta deste blog porque só leio insultos e ofensas!Cada um deve defender as suas ideias e tem o direito de o fazer!Deixem-se de acusações e analisem os programas que como sabem só deverão sair quando a campanha começar... Até lá.. poupem-nos com comentários agressivos e ofensivos!

    ResponderEliminar
  13. Caro Miguel
    Julgo que tenho razão. Qualquer pessoa que anseia um lugar público, de estar preparado para que a sua vida pública, a privada é intocável, fique sob escrutínio e apreciação.

    Caro Anónimo
    Já ouvi essa história, mas não dei crédito. O Subsídeo de Reintegração foi criado para ajudar políticos que com o desempenho de cargo público perde contacto com a sua carreira privada, daí a reintegração. Sei que é próprio dos políticos encontrar sempre um furo na Lei, mas neste caso não me parece haver.
    Quanto aos vencimentos, vou informar todos o mais tardar 2ª ou 3ª feira.
    Mas pode sempre dirigir-se ao Site do MICA, onde lhe facultarão todas as informações.

    ResponderEliminar
  14. Meu Caro
    Concordo plenamente consigo. É altura de influenciar os programas de todos os candidatos.
    Quanto a ofensas e boatos, cada um é que se deve autocensurar. Eu não posso fazê-lo.

    ResponderEliminar
  15. Sou leitora e comentadora deste Blog, que me parece muito interessante e um contributo para a união das pessoas da sua terra em torno dos seus problemas. Insultos? só o pode considerar uma mentalidade tacanha, sem visão do que é o debete democrático e as várias versões do mesmo assunto, dependo do prisma em que se vê. É nessa riquesa que assente assenta este Blog dando a oportunidade a todos em excepção se manifestarem.

    VIVA O BLOG! VIVA O AUTOR DO BLOG!
    Luísa

    ResponderEliminar
  16. Quanto ao valor que o sr. franscisco Reis poderá embolsar ou não, penso que não tem real importância. Eu pessoalmente tenho dele a mesma opinião que metade de Alter: é um cromo! Mas deixemos de mesquinhez e contar a feijões, ainda para mais os valores apresentados são ridiculos.
    Luísa

    ResponderEliminar
  17. Também acho que o vencimento do Sr. Reis não é propriamente uma questão que interesse para decidir quem vai ser o próximo presidente da câmara!Ele recebe apenas o que tem direito e ponto.
    O que me preocupa é, a meu ver, o seu défice de visão positiva e construtiva e a sua falta de perfil para o cargo.
    Miguel

    ResponderEliminar
  18. Calma Luisa
    Eu não sou candidato á Câmara nem á Junta.
    Mas com todo esse entusiasmo, é assunto a ponderar daqui a 4 anos.
    Eheheh

    ResponderEliminar
  19. O MiCA (Movimento Independente do Concelho de Alter) liderado por Francisco Reis é um Movimento de Independentes que luta por Alter.
    Para além de ser um desafio aos Partidos instituidos ,que, nas nossas freguesias, curiosamente, apresentam personagens independentes a encabeçar as respectivas listas representa uma pedrada no charco, na ditadura dos Partidos.
    VIVA O MICA! VIVA ALTER!

    ResponderEliminar
  20. Olhe que eu estive ao lado do MICA nas últimas eleições e sei bem a desilusão que tive...Sabe é que esta luta deve ser uma luta por ideias e estratégias alter, não uma batalha em que se luta só porque se quer lutar, sem programa, em vale tudo, como sendo insultos, injúrias e falsos testemunhos...
    Sabe por algum motivo esses independentes preferiram as listas dos partidos existentes...Pior que a ditadura dos partidos de que tanto fala é o redução do combate político à critica destrutiva que o MICA praticou em 4 anos de contracto.
    Orientação é que é preciso!
    Miguel

    ResponderEliminar
  21. Os Movimentos Independentes ,candidatos às Câmaras Municipais ,representam, este ano, um sexto do total das candidaturas. Afinal os Micas proliferam no País, ou será que os Partidos servem para alguns caciques locais tratarem da sua vidinha e dos interesses dos amigalhaços?
    O poder local à população local já!

    ResponderEliminar
  22. A conversa é sempre a mesma...Parece uma cassete!
    Espero sinceramente que não seja com estas evasivas que este movimento lá vá!
    ATENÇÃO-A minha opinião não é generalizável para todos o movimentos, é apenas válida para este.
    Miguel

    ResponderEliminar
  23. O Movimento não tem pessoas válidas ?Esperemos que o comentador Miguel se dê ao trabalho de apreciar os "currícula" do pessoal que deu a cara pelo MICA.O programa fala por si. Alter em primeiro lugar ou seja ... Levantar Alter... do chão.O Centrão está de partida. O último episódio nem com a ajuda dos camaradas comunistas,sempre prontos a defender as suas posições, conseguiu convencer os verdadeiros alterenses.
    MICAS SEMPRE| ALTER VENCERÁ!

    ResponderEliminar
  24. Caro Miguel, cá me parece que esteve ao lado do MICA há 4 anos por algum motivo, mas como decerto não viu os seus intentos satisfeitos, logo tratou de estacionar em outras "paragens" que decerto lhe proporcionaram o que tão ambicionava não é? Agora já não tem voz, já não critíca o executivo da câmara, pudera!

    ResponderEliminar
  25. Meus caros amigos,

    O MICA tem alguém com curriculo?
    O maior cego é aquele que não quer ver.
    O senhor Francisco Reis tem um curriculo de PSD, o senhor Luis Cary tem um curriculo de CDS, 90 por cento dos integrantes deste movimento tem um passado politico e agora parecem travestis politicos sem ligações ao passado.
    As pessoas que se candidatam como independentes nas listas dos partidos, são a prova que o MICA só existe por vontade de protagonismo do seu lider e de alguns que foram despachados do PSD pelas suas "grandes" qualidades, como a arrogância, sinismo, hipocrisia e pregicite aguda.
    É tão bom ver aqueles que não trabalham, acusar quem faz alguma coisa....(Né, senhor Alcino....)
    Aliás, o senhor Francisco Reis tem um curriculo profissional fantástico. Para quem foi vereador, o que é que ele fez?
    Quero acções, obras, já que ele é um fazedor....
    É um grande alterense? No quê? (será pela sua altura)
    Será que anda tudo cego ou não querem ver?
    Além disso nos outros sitios os movimentos independentes não são movidos a ódio. São movidos por ideias......
    O MICA tem-nas?
    Durante quatro anos, vimos um festival de bandalheira, mal dizer, arrogância.
    Agora vemos o sr. Feliz e o sr. Contente na esplanada todos os dias, a cumprimentar pessoas.
    E durante o resto do tempo?

    ResponderEliminar
  26. Afinal o Sr. Miguel perdeu a bussola, anda um pouco desorientado cá para mim.
    Sr. francisco reis oriente lá o homem.
    Cuidado com as pedras que se atiram. Cada um faz o melhor que pode e sabe, afinal está alguem disposto a fazer criticas construtivas por onde passa o futuro do nosso concelho, quais são as medidas a linha o rumo a tomar. as perguntas são faceis estamos contentes com o que temos e a continuidade será melhor, estamos dispostos a mudar optando por outro candidato. Quem pode defender melhor os interesses e dinamizar o nosso concelho?
    caros comentadores especialistas na politica autarquica podem dar uma ajuda?

    ResponderEliminar
  27. Meus caros,
    Todos o que me conhecem sabem que quando tomo um partido é porque a minha convicção assim me obriga. Não não ando desorientado, antes pelo contrário, orientei-me! Durante estes quatro anos percebi que o meu voto tinha servido apenas para permitir que a política do bota abaixo chegasse à Câmara de Alter!
    Por isso, porque sou pela positiva e por Alter abandonei o MICA!
    Felizmente tenho a minha vida bem arrumada a alguns anos e não preciso do funcionalismo público nem da Câmara para viver, muito menos para favores. Ao contrário outros, eu contribuo todos os dias para o desenvolvimento da economia de Alter...por muito que vos custe!
    Já disse e repito...Orientação é precisa!
    Miguel

    ResponderEliminar