sábado, outubro 31

Tudo como dantes, no Quartel de Abrantes

Desiludam-se os que pensam que a nova “bomba” de corrupção, (Face Oculta), que estoirou na Comunicação Social vá dar alguma coisa. Tanto Varas como Penedos, são pessoas honestas e seriíssimas como podemos ver nas declarações feitas com as caras mais deslavadas do mundo.

A culpa é do Ministério Público e da Polícia Judiciária que, não tendo mais que fazer, se ocupa a perseguir pacatos cidadãos, bons chefes de família e tementes a Deus.

Vai ser notícia enquanto vender papel e depois cai no esquecimento até prescrever. É obvio que os protagonistas vão alegar lapsos de memória nos interrogatórios, (como Dias Loureiro) e como ele, nenhum terá os bens que seria suposto terem. No final, aparecerá um qualquer erro processual para parar o caso.

Talvez o Sucateiro venha a apanhar uns anos de Pena Suspensa, se entretanto não o deixarem viajar para o Brasil.

sexta-feira, outubro 30

Outros Tempos

Há um no lado esquerdo que eu não conheço.

É assim a equipa:

No lado esquerdo: Manuel Mauricio; António Marcelino; António Domingos (das botas).

Ao centro: Maria Rosa ( Ex. do Zé Isidro); Maria Capitolina; Lidia; Ana Maria (irmã do Malaquias); Sãozinha ( neta da tia Catarina Botas .

Por fim, no lado esquerdo: Fernando Costa; Paulo Alexandre; Mário Sérgio; Maria Ana e Mileu (filha do vaqueiro do Vale de Água).

(Mário)

(É uma foto de 74. E pode mostrar a primeira aula mista da escola de Seda)

quinta-feira, outubro 29

Colaborações

A água dos oceanos poderá ter sido trazida para o nosso planeta por asteróides cobertos de gelo, que caíram na Terra há uma centena de milhões de anos.

A teoria é do geoquímico francês Francis Albarède e é apresentada num artigo publicado sta quarta-feira na revista científica britânica Nature. No artigo, o cientista o cientista contesta a ideia segundo a qual o oceano e a atmosfera se formaram a partir de gases vulcânicos.
O cientista defende que «a Lua e a Terra eram secas» e que a água chegou mais tarde lembrando ainda que as temperaturas eram muito elevadas entre o Sol e a órbita de Júpiter, para que elementos voláteis, como o vapor de água, pudessem se condensar em «embriões planetários».
«A Lua e a Terra eram secas, essencialmente logo após a formação da Lua, em seguida a um impacto gigante sobre a Prototerra (primeiro estágio geológico da Terra)», resume Francis Albarède do Laboratório de Ciências da Terra (CNRS/ENS/Universidade Claude Bernard em França).
Desta forma, a água terá chegado à Terra entre 80 e 130 milhões de anos após a formação do sistema solar. Depois da agitação provocada pelos planetas gigantes gasosos, asteróides e outros fragmentos gelados terão caído na Terra trazendo água.

Gostava de saber, se fosse possível, de que parte da bíblia foi este texto retirado....

(Fantasma)

Agradecimento

O "Crónicas do Planalto", agradece a colaboração da nova Presidente da Junta de Freguesia de Chancelaria nas "postagens" referente á inauguração do Lar Santo Estêvão, bem como a disponibilidade demonstrada para o futuro.

Outros Tempos

Finda a 2ª Guerra Mundial, tempos difíceis, a escolaridade não era obrigatória. Sendo assim deve estar aqui uma pequena minoria das crianças de Seda. Quantos habitantes teria Seda neste ano de 1947?