quarta-feira, agosto 26

Só Conversa

Se alguém lhe disser; “eu só quero ajudar, se alguém se propuser substituir-me eu saio”, não acreditem, é uma deslavada mentira.

Os lugares de poder, mesmo os não remunerados, são muito apetecíveis e trazem sempre contrapartidas. Nem que seja só ao nível da notoriedade pública.

Não há nada melhor para um ignoto cidadão, ver o ego reconfortado com um convite ou uma solicitação, que por méritos próprios nunca conseguiria.


É o princípio da vaidade, o “complexo do pavão”.

8 comentários:

  1. Discordo totalmente.
    Não sei se estás a falar de alguém em particular ou no geral, mas eu só posso falar daquilo que conheço.
    Posso não ter muita experiência mas já conheci algumas pessoas ligadas à politica que trabalham sem receber nada em troca. Trabalham independentemente da posição dentro do partido ou da notoriedade pública alcançada, pois sabem que todos são precisos.
    Tenho pena que se meta sempre tudo dentro do mesmo saco. Estas pessoas não merecem. Estou a dar a minha opinião porque as admiro profundamente.
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Tens razão
    As generalizações são sempre injustas.
    As minhas desculpas ás excepções.

    ResponderEliminar
  3. Gosto da definição do "complexo do pavão". Tem o seu paralelo na teoria dos insubstituiveis.O mundo transforma-se com a mudança e não com a estagnação. Também há a teoria - esta realista - do "anti-pavão" ou seja a dos que quando dão conhecimento da saída de qualquer lugar, já têm saído. Infelizmente, esses, estão em minoria. São os que defendem a ética, a honestidade e o respeito pelos outros acima de tudo.

    ResponderEliminar
  4. Nesta pequenez, qualquer lugarzinho é válido para atingir notoriedade e algum poderzinho. Vejo as pessoas agarradas como lapas a tudo o que apareça, de outra forma nunca passariam da cepa torta. Assim passam com o mérito de saberem fazer passar a mensagem da sua utilidade, fazerem-se insubstuiveis e venderem assim uma imagem de "desinteressados" ao serviço de todos. Bons merchandisers!

    ResponderEliminar
  5. Pois é...
    Mas a verdade que essa "intrujice" de imagem dura muito pouco tempo. As pessoas não são parvas. E a paga que esses burlões têm, é que quando caírem do cavalo, são muito menos do que aquilo que eram.
    Porque já não podem voltar a enganar.

    ResponderEliminar
  6. Por sinal pode durar mais de trinta anos.

    ResponderEliminar