sábado, agosto 8

Ligado na TV

Ontem dei por mim a ver a entrevista na RTP. Confesso que fui um dos cépticos da eleição de Jerónimo de Sousa. Sempre me pareceu que o PCP estava a dar mais um passo em direcção ao imobilismo.


Como em tantas outras vezes enganei-me. O Secretário-Geral dos comunistas não tem nada a ver com a nossa infecta fauna política. Quando ele fala, ao invés do que acontece em relação há esmagadora maioria dos outros, nós percebemos que é autêntico. Acredita no que diz.


Jerónimo, pese embora ser um líder político cheio de solicitações, é um dos deputados mais cumpridores, (quatro faltas ao emiciclo num ano). Não tem interesses escusos como tantos outros.


O líder do PCP, recebe como deputado o mesmo que receberia se continuasse a exercer a sua profissão, (operário fabril), aproximadamente 750 €. Quando a jornalista lhe pergunta do que se priva, responde serenamente; - De muito menos que os portugueses que vivem 300 ou 400 €.


Para um político, deputado, com o poder de colocar na rua centenas de milhares de pessoas em protesto, é tocante tanto “saber estar”. Sobretudo num país de “egos” descomunalmente ridículos.

2 comentários:

  1. Não vi a entrevista, é uma pessoa que tb admiro muito, daí concordar com o que dizes. Só me admira o facto de o aceitares, mesmo sem a "formação académica " que tanto reclamas para outros dirigentes (sabes perfeitamente ao que me refiro)

    ResponderEliminar
  2. Aí deve haver engano. Eu não reclamo "formação académica" pra ninguem. Eu acho que todas as pessoas devem ter formação adquada ás funções que exercem.

    ResponderEliminar