sábado, agosto 29

Pobres dos nossos ricos

A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza. Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de endinheirados.

Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá emprego.

Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro. ou que pensa que tem. Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele.

A verdade é esta: são demasiados pobres os nossos "ricos". Aquilo que tem, não detém. Pior: aquilo que exibem como seu, é propriedade de outros. É produto de roubo e de negociatas. Não podem, porém, estes nossos endinheirados usufruir em tranquilidade de tudo quanto roubaram. Vivem na obsessão de poderem ser roubados. Necessitavam de forças policiais à altura. Mas forças policiais à altura acabariam por lança-los a eles próprios na cadeia. Necessitavam de uma ordem social em que houvesse poucas razões para a criminalidade. Mas se eles enriqueceram foi graças a essa mesma desordem (...)

Mia Couto


(será que os ricos moçambicanos também têm “quartinhos esconsos” escondidos pelas casas de banho?)

4 comentários:

  1. O génio de Mia Couto!
    O que me faz reflectir, e relativamente a Seda, é que aqui não há, entre as pessoas comuns de todos os dias, ninguém efectivamente endinheirado, mas há sempre quem aponte um ou outro como tendo dinheiro.
    Por vezes até se quer opinar e "obrigar" a certas despesas que as pessoas não podem comportar só porque entendem essas cabeças cheias de bons propósitos, que tais pessoas têm muito dinheiro.
    Sei que há quem tenha o seu pézito de meia, mas se o têm foi á custa de uma vida quase miserável, para poder amealhar.
    Luísa

    ResponderEliminar
  2. Entendo...
    Conheço o género.
    Que paguem que bem podem.
    Eu sei por mim. Desde o 18 anos que tenho o meu dinheirinho. Pouco, mas nunca precisei de pedir nada a ninguem. Pago religiosamente as minhas contas, detesto quem não sabe avaliar as dificuldes dos outros.

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente,também estás incluído no rol dos "ricos", pelo menos tinhas uma casa... e outras "coisitas" que não vêm à colação... O facto de não se ter dividas, mesmo que seja com sacrificios também pode funcionar como indicador de "riquesa". Não é preciso avaliar as dificuldades dos outros, é apenas não fazer suposições, baseado em juízos de valor.
    Luísa

    ResponderEliminar
  4. Mestre Zé Gaspar uma figura de Seda no principio
    do século passado dizia comfrequência:
    " Eu tenho muita pena dos ricos porque não dormem as noites descansadas"
    O problema de se nascer rico ou tornar-se rico tem que se lhe diga.
    Quem nasce pobre e se torna rico tem de ter muito trabalho e preocupações, principalmente se a riqueza foi obtida por meios desonestos.
    Mas o que é a honestidade? Será o mesmo que ética? Estamos conversados. Topas?

    ResponderEliminar