quarta-feira, agosto 19

O Medo

“O medo mora comigo, o medo mora comigo, mas só o medo, mas só o medo. E cedo porque me embala, e cedo porque me embala, num vai e vem de solidão, é com silêncio que fala, é com silêncio que fala.”


Não sei de quem é este excerto de texto, mas parece muito Pedro Homem de Mello. Eu fico sempre estarrecido com a capacidade que têm os poetas de dizerem quase tudo em quase nada.


O medo é um sentimento terrível. Foi explorado desde sempre pelas religiões ou outros ideais totalitários. Nós temos o exemplo do medo de não ganhar o céu da religião católica.


Mas tanto em religião como na vida a sério, o medo sempre é filho da ignorância.


Pensem nisso.

12 comentários:

  1. "O medo sempre é filho da ignorância" que frase extraordinária, nem é preciso comentar nada.

    ResponderEliminar
  2. Bom, eu de vez em quando também tenho frases boas.

    ResponderEliminar
  3. A luta contra a ignorância exige elementos muito superiores aos utilizados numa simples guerra. São necessários: teoria, estratégia e prática. A teoria resume-se em fomentação e investimentos maciços, urgentes e pesados em educação de qualidade. A estratégia, numa metodologia sem limites regionais, mas de forma globalizada, irrestrita e abrangente, utilizando-se de todos os recursos disponíveis, tanto materiais quanto humanos. A prática, no aperfeiçoamento e aplicação dos dispositivos legais já existentes e de forma imediata, visando à coibição e o alastramento de irregularidades que sejam verificadas dentro da matéria específica, em especial quando se trata da coisa pública.

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro
    E quando os ignorantes atingem um tal grau, que não têm conciência de que o são?

    Luís

    ResponderEliminar
  5. Quis, a luta contra a ignorância é uma batalha infrutífera, torna-se cansativo tentar explicar a quem não entende que, quando não se tem mais nada, tem-se pelo menos o direito de!!!! Quando se fala de ignorância é bom que se ressalve a palavra Humanos, nem todos temos o discernimento para avaliar onde acaba o conhecimento e começa e ignorância.

    ResponderEliminar
  6. Quando ainda alguns pensam que vivemos na idade média, onde uma luz no escuro se tornava uma caça ás bruxas, é dificil explicar a certas mentes que têm que voltar á escola primária para aprender o básico: o respeito pelo próximo, a tolerância e o deixar de lado mesquinhices, que realmente não nos favorecem, a nós Humanos. Vivemos no Séc. XXI, ainda que alguns de nós ainda não tenham reparado estamos no Séc da Luz a escuridão já acabou á muito tempo e essa sim, é que nos trazia o medo.

    ResponderEliminar
  7. Eu não posso opinar em razão de carecer de maiores detalhes. Cada caso é um caso.

    ResponderEliminar
  8. Estou só a falar da Humanidade em geral, temos guerras que não se compreendem, onde impera a ignorância e o medo, passa-se fome em países ricos, onde impera a ditadura e o medo, enfim na generalidade dos casos que ocorrem no mundo hoje em dia está patente a ignorância e o medo, só isso.

    ResponderEliminar
  9. Nem sempre o medo é filho da ignorância. Fez ontem 73 anos (19/8/1936) que foi assassinado,nos
    arrredores de Granada um dos maiores poetas de Espanha de todos os tempos- Frederico Garcia Lorca -.Ele não tinha medo nem era ignorante.Afinal aqueles que o mataram é que tinham medo- não das suas armas, que não possuía, mas das suas palavras e sobretudo da
    sua poesia, cuja actualidade é impressionante.

    ResponderEliminar
  10. Não concordo nada contigo. Uma coisa é ser ignorante, outra é ter medo de o ser. Quem nunca teve medo? Ou eu sou muito medrosa…

    ResponderEliminar