terça-feira, agosto 11

Autárquicas 2009

Excerto do discurso do candidato PSD
Por tudo isto constatamos que não foi um mandato fácil, mas mesmo assim, foi de consolidação das diferentes obras e das contas municipais. As obras têm vindo a ser terminadas e as contas estão saudáveis como atesta o prazo médio de pagamento a fornecedores, que se situa em cerca de 40 dias.

Permitam-me lembrar aqui algumas propostas e projectos desenvolvidos:

O apoio aos mais carenciados foi uma realidade.
• Implementámos o Cartão do Idoso
o Redução de 50% no valor da factura da água
o Comparticipação de 15€ mensais para medicamentos
• Ajudas nas pequenas obras de recuperação em habitações, comparticipando até 5.000 euros para materiais.
• Apoio financeiro significativo às IPSS do Concelho.
• Reduzimos a tarifa da água para as famílias numerosas.
• Apoio à Misericórdia de Alter do Chão para construção do novo Hospital que irá abrir nos proximos dias.
• Serviço de animação aos idosos que se encontram institucionalizados em todos os lares das IPSS do Concelho.
• Criámos recentemente a Oficina Domiciliária, como aposta firme no âmbito de uma política social de proximidade, marca de autarquia respeitadora de todos os munícipes.
• Implementámos uma Linha Azul em conjunto com a Associação de Bombeiros, numa vertente de atendimento municipal à disposição de todos a qualquer hora do dia ou da noite.
• A pensar na segurança e conforto das crianças, protocolámos com a Santa Casa da Misericórdia a componente de Apoio à Família no âmbito do pré-escolar aproveitando as excelentes instalações do infantário
• Adquirimos um novo autocarro vocacionado para os transportes escolares, trazendo mais segurança e conforto às crianças.
• Isentámos as famílias mais carenciadas do pagamento de refeições escolares e do complemento de apoio à família.

(Joviano Vitorino)

21 comentários:

  1. Afinal de contas, mesmo com tanto barulho por parte da oposição, fez-se alguma coisa PELAS PESSOAS....
    Que tal dar vida a eles próprios, antes de pensarem dar a vida a Alter?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Alter tem muita vida em tempo de eleições. Se todos os anos houvesse eleições tínhamos os problemas todos resolvidos.O rendimento do concelho de Alter parece estar baseado nas reformas "baixas" dos seus munícipes.Onde está o desenvolvimento e uma política atractiva para os jovens?Valha-nos uma polìtica de animação para os idosos.

    ResponderEliminar
  3. Meus Caros
    Este espaço serve para isso mesmo, encontrar respostas.
    Alguns dos candidatos lêm o que escrevemos. Vamos dar-lhes ideias.

    ResponderEliminar
  4. As reformas, segundo o que sei, são dadas consoante os rendimentos obtidos durante a vida profissional das pessoas. Se elas são baixas, deve-se a um baixo nivel contributivo.
    A questão que se coloca para os mais jovens, deve ser vista de outro ponto.
    Os jovens do concelho de Alter deviam ser mais dinâmicos na abordagem que fazem ao desenvolvimento da própria vila. A maior parte deles prefere viver nas grandes cidades tendo um rendimento bastante inferior ao que teria no seu próprio concelho, se investisse na agricultura, por exemplo, ou na criação do seu próprio emprego. Outra questão que se coloca é ao nivel dos próprios objectivos da nossa juventude. Será que a nossa juventude está preocupada em evoluir? Por aquilo que tenho visto, a resposta só pode ser um rotundo NÃO.
    As politicas tem sentido se as pessoas participarem. Não adianta dar as condições, quando as pessoas as não querem.
    Não podemos estar preocupados apenas e só em criticar as politicas dos outros, quando nós próprios enquanto cidadãos não temos proactividade.
    Esse tem sido o grande problema de Alter ao longo dos tempos. Estamos mais preocupados com o quintal do vizinho do que em fazer crescer o nosso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Realmente como diz o senhor João Luís fez-se ALGUMA COISA pelos idosos mas poderia-se ter feito muito mais, porque se virmos quem usufruiu desses apoios foram muito poucos pois a burocratização dos processos leva a que as pessoas desistam de tais apoios, no entanto Alter apesar de ser um Concelho envelhecido não é só idosos. Passem um fim de semana em Alter e vejam onde andam as pessoas e quais os atractivos para manter e fixar as gentes de Alter, e de seguinda vão até ás piscinas de Fronteira e Crato e obtem logo ai a resposta.
    As fotos da piscina do Crato são elucidativas, gostaria de ver umas fotos da pisicina de Alter em pleno mês de Agosto. Alter infelizmente parou e é com tristeza que ouço amigos que tenho em Fronteira dizer "o monte agora é Alter". Abraço.
    Só unidos faremos de Alter um Concelho melhor e cheio de vitalidade e pujança.

    ResponderEliminar
  6. O concelho vai ser o que nós quizermos. Temos o poder do voto.
    Eu nunca fui da área PSD, e como acho que nas Autárquicas quem conta são as pessoas, estou tentado a dar um voto de confiança ao Joviano.

    ResponderEliminar
  7. O senhor anónimo colocou agora o dedo na ferida, completando o que eu disse.
    Claro que se pode fazer muito mais, como em tudo, mas para isso é necessário não existir o clima de guerrilha constante que existe ao nivel autárquico. Mais vale fazer ALGUMA COISA do que não fazer NADA.
    Temos que puxar todos para o mesmo lado, em vez de andarmos constantemente preocupados em denegrir a imagem dos outros.
    Eu não sou PSD, sou daqueles que querem levar Alter para a frente, por isso vou votar Joviano. Porque sinto que é aquele que tem um projecto.
    Relativamente à oposição, só recebo mails a dizer mal, só vejo manobras. E ideias?
    O que é que a oposição fez durante estes 4 anos?
    Reportando-me a factos, vi o PS mudar 3 vezes de vereador, o MICA a dizer mal de tudo (Não me parece que dizer mal, seja um trabalho sério e construtivo.)e a emitir boletins de maledicência. Porque não usaram os boletins para demonstrar ideias, para mostrar os propostas do senhor Vereador Francisco Reis no Executivo? Simplesmente, porque não tiverem.

    Por isso é que o monte veio para Alter, porque nós estamos mais preocupados com o umbigo do que com Alter. O senhor Francisco Reis desconfia de tudo e de todos, se calhar até dele próprio e tem funcionado como força de bloqueio. Está na altura de parar com os jogos.
    Vamos discutir ALTER....
    Apenas e só Alter.
    É um desafio que faço ao MICA....
    Pensem Alter, lutem por Alter....

    ResponderEliminar
  8. Eu há 4 anos não dei muito crédito ao MICA, agora foi-me cobrado.
    Bastou pouco tempo para perceber que o Francico Reis diz o que pensa e não pensa o que diz.
    Não tem consistência.

    ResponderEliminar
  9. Recentemente, por razões infelizes, tive algum relacionamento com a Câmara Municipal de Alter do Chão.

    Posso dizer-vos que fiquei com a pior das impressões sobre o funcionamento e a gestão desta autarquia.
    Não vou aqui entrar em detalhes, mas do que se passou não me ficou a menor dúvida que a actual equipa que gere a Câmara, deve "raspar-se" quanto antes.

    Sobre Seda, que é a minha terra, tenho muita pena dalgumas lamentáveis atitudes tomadas na gestão de assuntos da Junta de Freguesia.

    Não tenho dúvidas de que a gestão autárquica no Concelho (incluindo Seda) necessitava de um refrescamento.

    Também não tenho dúvidas (nenhumas) de que só com a CDU há trabalho em prol das populações e do "Alentejo esquecido, que ainda um dia há-de cantar!"

    ResponderEliminar
  10. Epá quando é que param com as insinuações e com as impressões e relatam factos concrectos...É dividir pra reinar...o velho costume do mal dizer, mal dizer, mal dizer...ideias zero!!!
    Valha-me Deus...Orientação é que é preciso!!!
    Miguel

    ResponderEliminar
  11. Caros Amigos, entendamo-nos:

    Nenhum de nós anda com um programa autárquico na algibeira!

    É difícil a alguns de nós conhecer em detalhe os problemas da freguesia e/ou do concelho.

    Assim sendo, o que podemos/devemos é criticar construtivamente a acção, em concreto, dos eleitos e apresentar linhas gerais de orientação.

    A título de exemplos, aqui deixo duas ideias (para começo):

    1. É urgente rever as normas e os procedimentos da gestão cemiterial, tornando-os compatíveis com a legislação existente, acabando com o caos e a arbitrariedade que hoje se verifica.

    2. Reestruturar e informatizar adequadamente alguns serviços da CMAC (designadamente os serviços de Secretaria e Tesouraria).

    De um modo geral: Desenvolver uma politica autárquica que tenha em conta os verdadeiros interesses e direitos da população, atendendo à sua especificidade.

    Convenhamos que nem sempre (poucas vezes) isto se verifica no nosso Concelho...

    A.

    ResponderEliminar
  12. Peço desculpa, senhor António,

    Mas não percebi o seu comentário.
    Acha que a actual gestão camarária deve "raspar-se" e que deve haver um refrescamento que só será conseguido com a CDU.
    Pois, será que o actual vereador João Laureano é de outro partido ou movimento que não a CDU?
    Por outro lado, fala na gestão cemiterial.
    Segundo o pouco que sei, isso não é das competências das juntas de freguesia, o que no seu caso é da Junta de Freguesia de Seda que por acaso é CDU?
    Quando falamos de algo, convém pensarmos e não fazer como o dra. Zi faz,lolo, quando fala doa males do Alentejo, ela que é a responsável pelos projectos e dinheiros públicos para a nossa região.
    Que haja discussão, mas construtiva, pensada, não da boca para fora.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Meus Senhores
    Não é necessário estarmos de acordo, para que seja útil discutir.
    O Crónicas vai fazer chegar estes dois comentários ao Sr. Presidente da Câmara. E muito proximamente vai criar um serviço de reencaminhamento para que todos os coments pertinentes cheguem a quem de direito.

    Se o amigo António quizer especificar os seus lamentos, prometo que procurarei junto dos serviços uma explicação/solução.

    ResponderEliminar
  14. Caro Amigos!

    Não são lamentos, porque abomino lamentos.
    Gosto mais do protesto e da acção directa!

    A gestão cemiterial é de facto da competência das JF. E, neste aspecto, a JF de Seda, não está isenta de pecados...

    Como se vê, não sou dogmático.

    Reitero que a actual equipa que gere a CMAC, deve fazer as malas e quanto antes.

    Quanto à especificação dos assuntos, pelo seu melindre, não vou falar deles.

    Um grande abraço para todos!

    ResponderEliminar
  15. Aquilo quer queria explicar é que realmente temos de respeitar as opiniões contrárias.
    Embora eu as respeite, admito que por vezes elas são mal explicadas ou dificilmente compreensiveis.
    Por isso quando tenho uma ideia, a tente explicar de forma racional e sustentável a quem está a ler.
    Retoricamente, para mim é dificil perceber dizer que a CDU é a força que vai refrescar a Câmara e depois estar contra a actual gestão que conta com um vereador CDU. Simplesmente, não faz grande sentido.
    Como quando falamos de um assunto, tentando imputá-lo à Câmara, quando afinal de contas, é da responsabilidade da Junta de Freguesia que por acaso é CDU. É politicamente desonesto.
    Mas respeito o senhor António, e como tal, acredito que todas as opiniões são válidas especialmente quando queremos alcançar a excelência.
    Um abraço para todos e espero que entendam as minhas posições enquanto cidadão interessado no futuro do nosso concelho, tentando descobrir caminhos para a sua melhoria

    ResponderEliminar
  16. Desculpem mas ainda não deu para ver que o sr.Antonio so fala no cemiterio ? deve estar a querer ir para coveiro ou então fazer concorrencia ao Dr.Cachucho !

    ResponderEliminar
  17. A cobardia deste anónimo é proporcional à sua estupidez.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma vez li com interesse este conjunto comentários e cada vez mais estou tentado a votar Joviano...Não só pela equipa que apresenta à gestão camarária e respectivo potencial, mas tb pela falta de alternativa credível.
    Estive a ler as actas da câmara e ainda fiquei mais convencido..O PS tinha algum vereador eleito?É q se tinha ninguém dá por ele..Do MICA retive uma ideia: "Não concordo.Votamos contra!"
    Resumindo, Ideias e iniciativas zero...
    Agora aparecem com a cara mais deslavada do mundo a apregoar...q a câmara é mal gerida, mas n dizem pq...e mais uma vez propostas de melhoria...NADA!
    Pobreza Total!Sinto q à 4 anos servi mal este concelho e estas gentes qd votei MICA e por isso vou tentar remediar este mal tentando esclarecer e informar nestes espaços de opinião.
    Orientação é q é preciso...
    Miguel

    ResponderEliminar
  19. Meu Caro
    Mais uma vez, grato pela sua colaboração.
    Como é uma pessoa informada e atenta á vida do nosso concelho, não quererá informar o Crónicas de Lista, Programas, etc?

    ResponderEliminar
  20. Informarei com todo o gosto.Neste momento não tenho é acesso a toda a informação.
    O que posso adiantar é que as listas do MICA já estão online no seu site.
    De resto sei quem são as pessoas mas n tenho nada oficial e por isso não posso enviar nada de momento.
    Logo que tenha acesso a essa informação e caso o crónicas ainda n a tenha disponível eu enviarei.
    A verdade é q muitas vezes tb uso o "Crónicas do Planalto" para me manter informado.
    Cumprimentos
    Miguel

    ResponderEliminar