terça-feira, janeiro 26

Memória do “Crónicas” 16/01/2004

Era uma vez uma terra muito grande e muito rica chamada Alentejo, o celeiro de Portugal. Nela viviam pessoas que tinham muitos filhos, que passavam muita fome, vestiam-se muito mal, não iam à escola, e tal como os pais dos pais dos próprios pais, aos 7,8 anos começavam a trabalhar de sol a sol, a vida inteira até a morte os libertar. Este pode ser o teu Alentejo, mas felizmente já era.

Na minha geração, fazendo um esforço de memória, só consigo encontrar duas ou três famílias de mais de quatro filhos, as que viviam com mais dificuldades.

Recicla-te rapaz já ninguém tem saudades das famílias numerosas.

13 comentários:

  1. Para que todos nós pudessemos saber e atravez desse saber formar a nossa geração, já é mais que tempo suficiente para alguns filhos do concelho, especializados na matéria, nos pudessem escrever a verdadeira História desses herois. Eles não terão sido tão poucos para ficarem esquecidos. Nem a sua fome em todos os sentidos da vida. Merecem o nosso respeito.
    Os Historiadores do concelho não podem esquecer que a História também passou por aqui!
    Fica aqui o repto para darem a sua coloboração na feitura dessa História que não passou ao lado nosso concelho.
    A.A.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com A.A. A história passou por aqui mas a perspectiva histórica e a dificuldade que ainda existe em chamar os bois pelos nomes, não permite à nossa geração mais do que a anotação para que não caiam no esquecimento os verdadeiros heróis que com sacrifício e muitas vezes com silêncio e raiva sofreram, no Alentejo profundo, a verdadeira tragédia que ainda hoje temos vergonha de contar.Não foi só a fome que nos empobreceu mas a impossibilidade de penetrar num sistema construido à medida de elites já predestinadas a exercer a tirania através dum poder de classe fortemente protegido pelo Poder do qual fazia parte integrante.

    ResponderEliminar
  3. E serão Heróis os homens vulgares, que trabalhavam, riam e sofriam como sempre foi e será? Serão heróis por passarem fome e dificuldades?
    Meus amigos: heróis também foram os homens das caravelas, os emigrantes a salt,os desgraçados de hoje que conseguem libertar-se das malhas da droga...
    Herói é sempre o povo anónimo, seja ele quem for onde for e em que tepo for. Deixemos os romantismos: a nossa terra foi e é constituída por homens, e o melor são os valores que eles podem passar às novas gerações.ZDE

    ResponderEliminar
  4. aquela gente que tenho dificuldade em apelidar de herois, porque não foram nem concerteza gostariam de ser assim reconhecidos , era gente simples, e pasmem-se mais feliz do que nós, basta ouvir as história que os mais velhotes contam, hoje, há concerteza mais fome, apesar de sermos mais gordos.

    Jim

    ResponderEliminar
  5. Não confundir a história dos heróis com a história do sofrimento de um povo.Esta é feita por gente simples que sofreu na carne,sem ter possibilidade de ser ouvida.Esperemos que as novas gerações compreendam a sua mensagem e os valores transmitidos não sejam adulterados.

    ResponderEliminar
  6. Já a Natália Correia dizia: "a poesia é para comer!"
    Hoje há muita fome de valores, mas dúvido que os nossos antepassados fossem mais felizes que nós. Contentavam-se melhor, mas mais felizes... Dúvido.
    ZDE

    ResponderEliminar
  7. Só seriam mais felizes por falta de "conhecimentos".
    O saber traz inquietações, suscita perguntas, abre os olhos. Os meus antepassados alentejanos, não imaginavam mais que aquilo que tinham.
    Eram felizes e tementes a Deus. Conformados com a ignorância que desconheciam.

    Eu prefiro o hoje.

    ResponderEliminar
  8. Olha tb eu!!! Gosto mais da feliz inquietação que da Felicidade conformada!
    P.S. coitada da D. Felicidade que actualmente tem que estar conformada em casa de....

    ResponderEliminar
  9. vc imaginam o que é alguém, ao deitar-se decide:
    - bem amanhã, vou por as vacas a pastar e vou a pesca ...hum.... só vou a caça depois de amanhã afinal ainda temos ali um coelho e 3 perdiz, hum ... isto dá para a familia.

    vc´s imaginan a liberdade a felicidade que tais pensamento denunciam?

    hoje , porque que corremos ? sabem dizê.-lo ? para pagar a prestaçã da casa , o leasing , Porquê?
    para dizer-mos envaidecidos , O STRESS !!
    que sofisticados!!!
    para pagarmos o carro ? que tanto inveja cria !!

    para aguardarmos o cheque da Segurança Social? bem , mãe solteira , companheiro não trabalha! não faço nada e recebo 1000 euritos SOU O MÁXIMO!!! sou intelegente!

    bem, meus caros , hoje não se vai a caça por um razão simples a coisa está destruida, mas o que eu quero é que vc ´s pensem naquilo que é a vida de hoje , afinal o porque desta correria , para onde ? pensem -lá não estaremos a ser dominados pelo mercado?

    não deveria esse mercado servi-nos? ou será que esse mercado nos domina? e nos traça os caminhos?
    que acham?

    hoje a liberdade é dizer Socrates é corrupto, Socrates é imconpetente! ....ahahah sou livre tenho liberdade !!

    a sério a esta a liberdade que vc´s defendem?

    ou
    vivemos numa democracia! temos vários partidos , bem tem descapitalizado o estado , mas podemos escolher entre o aparente mal menor !

    isto é liberdade?

    sou um homen livre!!

    mas afinal quem é efectivamente livre eu ou o meu avô?

    digam-me

    Jim

    ResponderEliminar
  10. ah !! falta de conhecimento nos antigos !

    vejam , apenas como construiam as casas, os truques que utilizavam de forma superior para a conservação dos alimentos, bem lá no fundo virado a norte num sitio escuro e sempre frio , lá estavam os alimentos agua fresca, a despesa !!
    a orientação a espessura das paredes , as prateleiras dentro da parede, vejam como dividiam as porpriedades, vejam como criavam sebes, quanto importante tal conhecimento é na agricultura, hoje alta produção e qualidade ? népia ! a agricultura biológica defende exactamente aquilo que o meu avô fazia.

    e tantas outras coisas que poderia identificar , na verdade eles tinham cultura , hoje temos o conhecimento a tecnologia que poupa ao pensamento o criar, alguém pensa por nós e depois temos mais a aculturação, trazida por este mundo plano

    Jim

    ResponderEliminar
  11. Jim, eu penso que aqui se está a falar é de falta de informação. É evidente que hoje há muito mais informação disponivel, o que é uma mais valia. Os tempos são diferentes, afinal a humanidade segue em frente,ão podemos pretender ter o mundo sempre igual. Nem elor em pior. diferente. ZDE

    ResponderEliminar
  12. Só sei que nada sei.
    Também é uma frase que se poderá aplicar a factos que a História, ou os historiadores, não acharam merecedores das suas páginas. A construção dos Heróis dos factos históricos é feita com todos aqueles que neles participaram.
    Por aquilo que sofreram em todas as situações de uma vida humilhante até á mais mesquinha discriminação social, continuarei a considerar todas as anteriores gerações de Trabalhadores alentejanos e não só, verdadeiros Heróis.
    Quando na época da aventura das “descobertas” mercantilistas já encurralavam milhares portugueses, não seriam eles seres humanos? Foram selvaticamente escravizados, foram acorrentados nos fundos dos porões das Naus, chicoteados, passando fome e sede durante noites e dias seguidos, até aportarem nas terras colonizadas, durante centenas de anos. Estes também são meus Heróis. Heróis metidos no fundo das Naus e sem eles, elas nunca chegariam a terra para depois fazerem outros Heróis. A História não pode ignorar, ou ter vergonha, de relatar a verdade dos factos. A vergonha será sempre para aqueles que permitiram essa tirania humana.
    Acredito que haverá outros heróis e para outros gostos. A História de qualquer Nação deve dar a conhecer ao seu Povo as verdadeiras raízes das suas origens! Só assim se pode saber de onde vimos, quem somos e o que queremos ser.
    A.A.

    ResponderEliminar