quinta-feira, janeiro 7

Colaborações

Caro amigo, não sei se serei o primeiro a informar-te da primeira medida de apoio ao desenvolvimento do comércio tradicional no nosso Concelho, levada a cabo pelos eleitos do Município de Alter do Chão e, pelos vistos pelo menos que eu saiba, sem contestação das Freguesias.

. Disponibilidade do autocarro da Câmara para transporte de pessoal das Freguesias até Alter:

- Dia da Feira de Agosto

- » « « de Fevereiro

- » » » de Abril

e espectacular... - todos os sábados de manhã, para se poder ir à praça de Alter.

Posso ser grande pateta, mas, parece-me o primeiro contributo para em 2012 ter que ir comprar um pacote de açúcar a Alter... faltou a quem teve a ideia luminosa, garantir também o transporte aos moradores do Outeiro, em Alter. Ah... e depois as lojinhas dos familiares dos eleitos, que continuam a sobreviver lá no bairro.

É obra.

Parece-me que é desta que te fazem a vontade, projectando o reaproveitamento do mercado de Seda.

Nota: Não é um contributo anónimo. É de alguém digno de crédito, por isso não o tomo por anedota. Sendo tomada como notícia séria, não sei como é possível, os Presidentes das Juntas virarem assim costas aos comerciantes das suas Freguesias. Por este andar, vão pôr um autocarro aos domingos para as beatas irem á Missa a Alter. O comércio de Alter está de parabéns, as freguesias passam a não ter vida económica, a funcionar só como dormitório.

9 comentários:

  1. Ora digam lá se isto tudo não cheira a Bosta?

    ResponderEliminar
  2. Ontem em reunião de Câmara realizada descentralizadamente na freguesia de Chancelaria,a maioria PSD no governo do nosso Concelho aprovou o términos do contrato de arrendamento do quiosque sito na praça principal de Alter com o actual concessionário. A inveja continua a ser o elo mais forte no concelho assim não iremos a lado nenhum. Começaram os pagamentos de favores e promessas eleitorais, estaremos atentos quem será o Cromo que irá ficar a explorar tal equipamento. Leiam a acta desta reunião analizem os ARGUMENTOS apresentados na proposta que originou esta decisão e depois digam de sua justiça. Não lhes deram maioria absoluta agoram pagam a factura. Xau, e beijinhos para os senhores Vereadores do PSD, que realmento são muita bons.

    ResponderEliminar
  3. O apoio ao comércio local é uma das preocupações das autarquias desde 1976.
    A passagem de todos os serviços e comércio para as Câmaras é mais um passo para a morte das freguesias. Os homens bons ou sejam os fregueses,
    que não se querem mudar para as vilas- sede dos concelhos, não podem aceitar estas ofertas envenenadas dos municípios.
    No dia em que tudo passar para o limite urbano dos concelhos, então as freguesias não serão mais
    que extensões territoriais dos mesmos, sem vida própria, mandando às urtigas toda a sua história e cultura.
    Se fossem os privados a tomar a iniciativa, numa
    lógica de concorrência, aceitava-se. Agora a iniciativa dos municípios parece-me muito mal.

    ResponderEliminar
  4. O mau é que os legítimos representantes do fregueses, os presidentes de junta, não percebem que estão a oferecer-se á degola.

    ResponderEliminar
  5. Agora já posso ir da Chança a Alter beber um copo tinto. A carreira do jumbo leva o pessoal a Castelo Branco a concorrencia afinal serve para alguma coisa, mata a sede ao pessoal e ajuda a matar o pequeno comercio.
    Joaquim Meireles

    ResponderEliminar
  6. Mas ainda não reparam que o Estado Português decretou a morte do pequeno comércio, e Autarquias obedientes só lhe seguem as pegadas mas que essa morte seja o mais abreviada possível.
    Temos que agradecer portanto aos nossos representantes provocarem essa morte rápida em vez duma agonia prolongada!

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está um exemplo de como os programas eleitiorais servem de pouco e os eleitores não lhes prestam a devida atenção.
    Se lerem com atenção o programa do PSD essa medida está prevista. Não vale a pena agora chover no molhado e queixarem-se. Votaram, agora deve-se arcar com todas as consequências.

    ResponderEliminar
  8. Confesso que nada neste momento me espanta...desde o dia em que a Junta de Freguesia da Chança passou a ser PSD! Levar o pessoal ao mercado uma vez por mês até é aceitável, agora andar sempre a passear com os autocarros da camâra, gastar combustível, ter um motorista à disposição para tal serviço e ainda poluir o ambiente com tanto dióxido de carbono é realmente uma patetice! Não vamos cair no exagero e no rídiculo meus senhores! Contenção é precisa não só em termos monetários mas pelos vistos em "ideias luminosas"!

    ResponderEliminar
  9. O comércio local está condenado.É um facto. Nada a fazer. Os tempos são outros.Há cem anos ir de Seda a Alter levava duas horas,palmilhando bem. Agora faz-se o percurso em menos de cinco minutos
    de automóvel.Algumas freguesias cresceram, desenvolveram-se e têm hoje todas as condições necessárias, principalmente no litoral,para satisfazer as exigências actuais.
    Temos de arranjar condições para que os alterenses venham a Seda não só ao "Candeeirinho"
    mas a outros estabelecimentos de qualidade que é
    possível criar.

    ResponderEliminar