quinta-feira, março 5

Fabricando Santos

Perpassa pelo país uma orgia de contentamento capaz de fazer esquecer crises e estados de “pão à mingua” para onde nos levaram os nossos políticos rascas. Cantemos hossanas. Dom Nuno Alvares Pereira, vai receber Honras de Santidade no próximo dia 26 de Abril.

Há muito o povo o arvorou a santo, mas só agora foi possível demonstrar, sem sombra de dúvidas, o milagre exigido pela Igreja.


Passo a contar a extraordinária ocorrência:

Uma decrépita anciã de Vila Franca de Xira, estava descansada da vida a fritar um quarteirão de jaquinzinhos , quando inopinadamente uma pinga de óleo da fritura lhe saltou para o olho direito. Gritou um palavrão dos menos feios, enquanto corria meio alquebrada para a casa de banho. Aí chegada, antes de lavar a vista em agua corrente, implorou; Que o Condestável me ajude! E não é que resultou? Depois de lavar bem, enxugou com uma toalha limpa e estava sem sequelas. Milagre!


Por este andar, não vamos ficar por aqui. Há nesta nossa faixa de terra que o mar não quis, muitos mais putativos santos. Não foi por ser especialista a matar espanhóis e ter estado na origem da Casa de Bragança, dois pecados horríveis, que ele ganhou a santidade. Foi antes, por ter renunciado a tudo e se ter enclausurado num convento.

E José Oliveira e Costa? Não se separou, doou tudo á ex-esposa e vai tornar-se eremita num bunker no Alentejo?

E que dizer de Dias Loureiro? Em 95 não tinha dinheiro, em 2001 era milionário. Nem Jesus Cristo, na Multiplicação dos Pães se lhe comparou. Se não bastasse, sabe-se que fez o seu BPN emprestar dinheiro sem garantias a um pobre libanês. Em Portugal, emprestar sem garantias, não é Milagre?


Ah Portugal, Portugal. Terra de Marinheiros, Poetas e Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário