segunda-feira, setembro 15

Memória do Crónicas

16/09/04 Comments:
Fico com muita pena que de vez em quando descambes para o fanatismo. Quando não estás "cego" pelo ódio à direita e aos judeus até que escreves mesmo muito bem.
Um abraço,

Orlando

Caro amigo,
Convenhamos que, ódio, é uma palavra demasiado forte…Eu não gosto dos tipos de Direita, porque considero ser estúpido ter uma maneira errada de pensar e não mudar. Não são só estúpidos, são também insistentes.Quanto a judeus, não gosto de ver os israelitas tratar os outros, como os nazis os trataram a eles. Embora reconheça que o judaísmo deva ser a mais xenófoba das grandes religiões. Não vou por aí… Eu sei que, «o Homem criou deus à sua imagem e semelhança», estamos conversados…
Um abraço.

J A

Essa é a lucidez de quem admira a "democracia" cubana. Essa é a lucidez de quem começa a ofender todos os que não são da mesma opinião ainda antes de eles a pronunciarem.
O judaísmo é xenófobo? Porque se acham os eleitos? Sabes o que foram as cruzadas? Sabes quem foram os cristãos novos ? Sabes quem são os infiéis que por mais que queiram não podem entrar em templos muçulmanos? Os cristãos condenaram o Saramago à morte? O mal do mundo são os judeus? Por que será que os cristãos são abatidos no Sudão? E os indus em Caxemira? E os judeus na Palestina? E pessoas de todas as religiões nos EUA?

1 abraço,
Orlando ( Orlando Manuel Pereira Alves d'Oliveira Silveira ), orgulhosamente ateu.

a) Não admiro a democracia Cubana, admiro a coragem dos cubanos, que têm todo o direito de viver sem amos. E segundo o meu fraco entender, expor ideias não é ofensa. A não ser para quem não aceita que o outro as tenham.
b) Eu não disse que «o judaísmo é xenófobo», mas sim que era a mais xenófoba de…«Nós somos o povo escolhido» isto é o quê? E depois vê só a auto-segregaçao.
c) Sei alguma coisa de História, e já li muito sobre Historia das Religiões, mas se tiveres algo novo para me ensinar, eu tenho muita vontade de aprender.
d) Crimes de pensamento, há milhões, e não se condena alguém por pensar desta ou daquela maneira, mas por pensar diferente. O perigo vem da diferença. Salman Rushdy foi condenado, Jesus Cristo executado, Saramago excluído. Todos pensavam diferente.
e) Não te fazia tão susceptível á causa judaica, apesar de seres ateu. Ou então estás a ficar rabujento.

Um abraço,
Joaquim António Bernardino Godinho (humildemente Livre-Pensador e Místico)

Sem comentários:

Enviar um comentário