terça-feira, outubro 31

MEMÓRIA

31/10/05 - OS LOBOS E O REBANHO
Segundo o Diário de Notícias de 27 de Outubro, um relatório elaborado pelo Governo irlandês, deu a conhecer 100 crimes de abuso sexual cometidos por 21 padres na diocese de Wexford.
Os abusos, que afectaram inúmeras crianças, foram cometidos entre 1966 e 2002.
O relatório diz que entre 1960 e 1980, o bispo de Ferns, via o abuso sexual a crianças na sua diocese como um problema «exclusivamente moral». Os padres acusados de abuso eram transferidos para outras dioceses por algum tempo, mas acabavam por voltar.
O administrador da diocese de Ferns, o bispo Eamonn Walsh, apoiou este estudo e disse «aceitar e reconhecer» os seus resultados. «A Igreja pede desculpas sinceras a todos os que foram vítimas de abuso».
O primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, garantiu que as medidas recomendadas no relatório vão ser imediatamente postas em vigor.
A Sociedade Irlandesa de Prevenção à Crueldade com as Crianças disse que este relatório é mais uma prova de como a sociedade irlandesa falhou na protecção das crianças.


Quem tem filhos pequenos, tem que ter muito cuidado. Até nas pessoas que em princípio, deviam estar a cima de qualquer suspeita, já não se pode confiar.
Numa pequena diocese, 21 lobos no meio do rebanho. E quantos mais por descobrir?
E a vergonha do “encobrimento”, de transferi-los, para lhes proporcionar novos “territórios de caça
”?

1 comentário:

  1. Estes casos têm acontecido em muitos lados. É uma vergonha para as igrejas. Devia haver uma punição exemplar tanto para os pedófilos como para os que os encobriram.

    ResponderEliminar