terça-feira, dezembro 29

Carta ao Presidente

Exmo. Senhor

Presidente da Junta de Freguesia de Seda

Provavelmente ninguém sabe como nós, como foi a génese da construção da Praça. Uma obra que nunca esteve nos Planos Anuais da Junta, foi no entanto aceite quando a Câmara resolveu disponibilizar verbas para Seda, coisa rara naqueles tempos.

Em boa hora se construiu. Não se podia imaginar na altura que hoje seria impensável a nossa malha urbana sem este edifício. Além de ser um caso notável de integração e aceitação, mudou radicalmente a centralidade da vila. Pena nunca ter funcionado a 100%, o que nós já esperávamos.

Durante muitos anos foi uma grande fonte de despesas para a junta. Eu não estou de posse dos dados actuais, mas imagino que continue a ser. O que não é insólito. É um serviço que se presta á população, que logicamente tem os seus custos.

Se é lógico que a autarquia suporte os custos dum serviço público, não é menos que este deve, podendo, dar contrapartidas, isto é, ser útil. Não é aceitável que um equipamento com aquela qualidade e no centro da nossa vida social, esteja e continue em grande parte desaproveitado. Se não serve como praça, finalidade para que foi construída, mude-se o destino.

Limpo todo o espaço das bancas, rasgando as paredes do lado da rua e da escola, substituindo-as por vidro, dá, aí sim, uma excelente Sala de Leitura, de Jogos e Zona Wirless. (no centro real da freguesia)

Depois dessas modificações, que não serão muito caras, se a junta transformar a loja anexa num pequeno Quiosque, estou em crer que não terá grande dificuldade em alugá-lo.

Deixar o espaço assim como está, às moscas, é inconcebível numa comunidade com tanta falta de equipamentos. O que a ex-Casa do Povo nunca foi, por estar mal situada, pode fazer-se aqui.

Grato pela atenção dispensada,


Seda, 10 de Dezembro de 2009


3 comentários:

  1. Absolutamente de acordo com o comentário de A.Mello sobre a Praça de Seda.
    As infraestruturas públicas, construidas com o dinheiro de todos nós, têm de ter a utilidade para que foram criadas ou então se a função se esgotou por qualquer motivo, não devem ficar abandonadas.
    O espaço onde se encontra a Praça ,dado o local central que ocupa na vila ,merece uma utilização mais digna. Continuar vazio e às moscas não se afigura nada compatível com uma localidade com
    oito séculos de história e que a breve trecho será incluida no roteiro turistico do norte alentejano devendo, por isso, arranjar motivos culturais que atraiam os visitantes.
    As instalações da Casa do Povo ficam bem como Restaurante e Sala de Espectáculos, mas o equipamento social que aí se encontra podia vir
    para a zona da Praça.

    ResponderEliminar
  2. Como é a primeira vez que estou a contactar/comentar…… etc. no blogue crónicas do planalto é meu dever apresentar-me, chamo-me António Abreu e nasci em Seda a 37 anos.


    Não morando em Seda não quer dizer que não goste da minha terra, pelo contrário gosto e muito, tenho com alguma regularidade (desde que conheço) acompanhado este blogue, e vejo com agrado as noticias da minha terra, fotografias antigas etc.… embora só agora tenha decidido escrever umas palavras, mas espero que daqui em diante seja com mais frequência.
    Em relação ao que me fez escrever não podia estar mais de acordo, 100% de acordo com a sugestão dada a respeito do espaço ocupado pela praça, já muita coisa se fez em Seda é verdade mas certamente muitas mais se vão fazer e é ai que todos temos que ajudar independentemente da cor politica, (só o facto de não atrapalhar por vezes já ajuda.)

    “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”

    António Abreu
    2010/01/07

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro
    Bem vindo ao Crónicas. Espero que continue e se quizer contribuir com notícias ou opiniões, este espaço está aberto a todos os leitores.

    ResponderEliminar