sexta-feira, dezembro 11

Quem é Jesus Cristo?

Em cada dia mais se avolumam no meu íntimo as dúvidas e as interrogações quanto ao poder sobrenatural de Jesus Cristo. Não que tenha deixado de ser um seu devoto. Se aumentam as minhas dúvidas, aliadas às minhas interrogações, elas são motivadas pelo direito a saber a verdade sobre Jesus Cristo. Ainda e também para o aperfeiçoamento de formação pessoal.
Não podemos, nem devemos e nem nos podem fazer aceitar que levemos toda a vida envolta em segredos e tabus.
Não nos dizem, frequentemente, aqueles que estão ligados à evolução da Ciência e os que desempenham cargos públicos, que vivemos na era do saber e do conhecimento? Haverá pois algum mal se nos questionarmos saber quem foi Jesus Cristo?
Cada vez mais acredito que Ele existiu como Homem. Que fez o seu percurso de vida apenas como ser Humano. Que terá desenvolvido uma acção em favor dos injustiçados. Que terá sido afrontado, violentado pelos poderosos do Seu tempo.
Já cada vez menos acredito que Jesus Cristo tivesse o poder sobrenatural que as religiões (em especial a católica) lhe atribuem. Porque se assim fosse Jesus Cristo não quereria, nem deixaria, que o mundo fosse e seja tão mau. Depois de Jesus Cristo (já vão decorridos 2009 anos!) vivemos num mundo onde pululam as desigualdades, a exploração, a fome, a miséria, a pobreza, as guerras. Enquanto alguns, bem poucos, usam e abusam desfrutar a abundância de todos os bens terrenos à custa da humilhação, dos sofrimentos, mortes, provocadas a centenas e centenas de milhões de seres Humanos. E vão decorridos dois milénios!
Não devemos interrogar-nos? Atribuído esse Poder Divino a Jesus Cristo, como é que ELE tem consentido tantas atrocidades? Até o maior analfabeto de consciência sente-se com razão, mas impotente contra tantas injustiças. E Jesus Cristo tem assistido a isto, impávido e sereno?
Então onde encontrar nesta era do saber e do conhecimento a luz da VERDADE sobre quem foi Jesus Cristo? Mas sem segredos e tabus! Estes nunca esclareceram e não irão esclarecer nada.
Não terão de se avolumar no meu íntimo as dúvidas e as interrogações? No meu e no de qualquer pessoa minimamente normal.

A. A.

2 comentários:

  1. É a história que sempre se repete. Há uma passagem entre o eunuco e, se não me trai a memória, Natanael, que procura explicar...

    ResponderEliminar
  2. É inquestionável a existência de Cristo-Homem, de facto este homem excepcional terá existido numa época e numa região de grandes confrontos, surgiu como um messias e foi um apaziguador. Essa região ainda hoje é palco de grandes guerras, há pois uma ligação fundamental entre o Cristo e a guerra. Sobre as questões que levanta, o Budismo explica esses factos muito bem. Penso que o Budismo é a religião que melhor sabe explicar o mal e as calamidades. Em religião, não devemos ter só em conta o Catolicismo, pois é muito redutor, se combinarmos saberes de várias religiões compreendemos um pouco melhor alguns mistérios.
    Luísa

    ResponderEliminar