domingo, novembro 23

Poesia Popular

Mote Portalegre

De Portalegre cantando
Meu canto é doce é amargo
Já sinto os olhos turvando
Já sinto o peito mais largo

( José Régio
)

De Portalegre cantando
Quadras soltas, bem antigas
Meus olhos estão chorando
Ao lembrar velhas cantigas

Meu canto é doce é amargo
Quando canto de saudade
Quão pesado foi o fardo
Ao deixar minha cidade

Já sinto os olhos turvando
Por me ver na minha Terra
Nela eu amo cada canto
Pela beleza que encerra

Já sinto o peito mais largo
Dentro do meu Alentejo
Ai que saudades eu trago
À quanto tempo o não vejo!...


Margarida, 1983

1 comentário:

  1. José Régio foi um beirão que se apaixonou por Portalegre.
    A interpretação do sentir e do pulsar dos alentejanos, que nos transmite na sua poesia, é algo que tem a ver com a alma deste povo
    Obrigado Margarida por o teres recordado.
    João Raposo

    ResponderEliminar