sexta-feira, fevereiro 5

Seda em imagens/Pêro Calvo





1 comentário:

  1. O ribeiro de Pêro foi até meados do Século XX um
    importante afluente da Ribeira de Seda. A sua ligação à Ribeira na zona da Vinha colocava problemas de trânsito, inclusive pedonal, visto que a estrada existente, antes da actual ponte,ficava submersa no Inverno ,logo que a Ribeira tomasse alguma água ,o que dificultava o acesso à zona de Pero Torês.
    Ribeiro conhecido pela abundância de bogas e pardelha durante a Primavera, situação que se alterou, totalmente, com a construção da ETAR de Seda nas margens deste curso de água, a poucas centenas de metros da sua foz.
    A construção da barragem de Vale de Aberta construida a norte aproveitando a zona mais rica de água modificou, também, todas as explorações hortícolas existentes a sul da dita barragem, em virtude da seca que se verifica, normalmente ,a partir do mês de Maio.
    O moinho de Pêro Calvo que se situava ao fundo da estrada com o mesmo nome desapareceu em 1997 aquando do alargamento da referida via rodoviária, existindo, nesta data, apenas os vestígios do paredão da represa que alimentava o moinho.É possível que existam, ainda, algumas fotografias e documentação sobre o moinho.

    ResponderEliminar