terça-feira, janeiro 5

Notícia

Há eleições e eleições. Mas esta, apesar dos seus 50 anos, merece ser aqui contada! O facto aconteceu no Brasil em 1959. Getúlio Vargas havia morrido. O governador de São Paulo era Adhemar de Barros. O eleitorado estava revoltado com a Câmara Municipal que, para variar, não estava a comportar-se muito bem.

No meio de tudo isto, havia um rinoceronte chamado Cacareco, que, apesar do nome até era uma fêmea. O animal andava nas bocas do mundo porque o havia sido levado (emprestado) do zoológico do Rio de Janeiro para abrilhantar a inauguração do novo zoológico de São Paulo.

No meio de um mar de lama da Câmara Municipal, em pleno período eleitoral, o assunto era o rinoceronte. Então o jornalista Itaboraí Martins brincou com isso, lançando a candidatura de Cacareco ao cargo de vereador. E não é que a ideia pegou?

Naquela época, a eleição era na base do papel e do envelope. O eleitor recebia um envelope das mãos da pessoa que estava na mesa de voto e, dentro dele, colocava uma nota/papel do seu candidato, fosse ele quem fosse. Houve uma adesão gigantesca à candidatura de Cacareco e várias gráficas, por brincadeira, imprimiram notas/papeis com o nome do bicho. Inclusivamente muita gente foi para a rua fazer campanha em nome do rinoceronte.

O que aconteceu a seguir parece piada, mas Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos!

Parece pouco diante do eleitorado de hoje, mas prestem atenção no resto dos números. O candidato mais votado naquela eleição não teve mais que 95 mil votos. Logo o rinoceronte Cacareco foi o vencedor!

Mas, o rinoceronte Cacareco nem pode comemorar. Pois, dois dias antes da eleição, o bicho foi devolvido para o zoo do Rio, sem muito alarido(e possivelmete em segredo), como um anarquista subversivo. Poucos anos depois, o rinoceronte vereador morreu prematuramente, antes de completar dez anos de idade.

O estrago, porém, já havia sido feito. Cacareco conseguiu inclusivamente aparecer nas páginas da revista americana Time, que citava um eleitor:

- É melhor eleger um rinoceronte do que um asno.

(fantasma)

5 comentários:

  1. O que não falta para ai são asnos, em lugares de destaque! E ainda por cima a regularem a vida dos outros. E o problema não é a falta de inteligência, o problema é mesmo a ambição desmedida pelo poder e pelo protagonismo. VIVA o Careco e todos os carecos! Pronho para candidadtas às próximas Autarquicas em Alter, as ovelhas do Tonheco.

    ResponderEliminar
  2. Oh Sr. anónimo o nome do bicho é Cacareco e não Careco, além disso o Sr. está atrasado, as ovelhas do Tonheco já estão na Câmara, ainda não reparou? Não fazem nada a não ser pastar o dia todo e quando vêem o pastor fogem para não serem metidas no curral. (isto quando o pastor vai trabalhar) - o melhor candidato em Alter, para mim é o Xico António! Tenho dito.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com protagonismos p'ras ovelhas. Acho que no nosso funcionalismo público há muito asno apto pra se candidatar.

    ResponderEliminar
  4. De asnos sedentos de protagonismo... Uh!!! conheço muitos.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu agr emendo o que disse no principo, já não promnho as ovelhas do Tonheco, por tudo o que vi aqui escrito: estão lá no poleiro os asnos certos.

    ResponderEliminar