terça-feira, janeiro 5

Notícia

Cientistas na Austrália estão a tentar criar uma espécie de ovelha que mande menos arrotos, num esforço para combater as mudanças climáticas. Cerca de 10% das emissões de gases poluentes da Austrália provêm do metano produzido pela população de 8 milhões de ovelhas do país, além dos outros animais.

Os especialistas do Sheep Cooperative Research Council estão a tentar descobrir se existe alguma influência genética na produção de arrotos pelas ovelhas, observando a sua ruminação e a sua digestão. Se provarem que são os genes que estão por trás duma digestão mais “ecológica”, eles esperam obter uma nova espécie de animal mais “amigo do meio ambiente”.

Até ao momento, os cientistas testaram 200 animais e descobriram que metade arrota mais do que a média, enquanto a outra metade produz uma quantidade de metano consideravelmente menor. Segundo eles, a explicação para isso é simples: as ovelhas que comem mais arrotam mais.

Mas os especialistas acreditam que outros factores também influenciam a ruminação e podem apontar para uma origem genética. O gás metano proveniente do processo digestivo tem uma capacidade de provocar o aquecimento ambiental 17 vezes maior que o gás carbónico.

Agora imagine se eles medem o teor dos peidos do Sócrates!

(fantasma)

6 comentários:

  1. Não queiram fazer testes aos humanos e depois digam que é das ovelhas! "animais mais amigos do ambiente", ahah só se for o Homem! há lá coisa mais amiga do ambiente que nós?? quer dizer nós lixamos o planeta e as ovelhas é que pagam??! fixe! já alguem disse que os dinossauros se extinguiram devido á alta produção de gás metano (peidinho de dinossauro é obra) agora extinguimo-nos nós por causa das ovelhas!

    ResponderEliminar
  2. Adoro produzir gás metano para certas pessoas!

    ResponderEliminar
  3. Sr. Anónimo, pelo xeiro axo que já sei quem o Sr. é!!!!

    ResponderEliminar
  4. Minha xra. nem tente advinhar, senão vai ter que cheirar todas as bufas que derem ao seu lado, e de vez em quando até há bufas Presidenciais...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela matéria muito esclarecedora. Já vi tudo! Depois que os governantes das nações finalmente firmarem um acordo para as emissões de gases, irão taxar com multas pesadíssimas os peidorreiros!

    ResponderEliminar
  6. Viva a industria das rolhas!!! Neste caso mta rolha se deve vender.

    ResponderEliminar