segunda-feira, agosto 31

Só Conversa

Constou-me que há quem esteja muito zangado com o “Crónicas do Planalto”, sem o conhecer. O que os leva constantemente a dizer; - Eles querem saber quem lhe passa as fotografias.

São pessoas que têm um terrível pavor de tudo o que não entendem. E infelizmente como entendem muito pouco de quase nada, vivem atemorizados.

Para os “eles”, entidades abstractas que invocam e eu não imagino sequer quem sejam, (antigamente eram os PIDE’s), aqui deixo alguns dos que têm feito o favor de me fornecer fotografias: Becas, Inês, Fernanda, Luís, Hélder, Zé Manel, Marta, Maria Júlia, MICA, PSD(Alter), Alexandre, João Aurélio, etc.


Senhor! Perdoai os pobres de espírito, porque será deles o Reino dos Céus.

domingo, agosto 30

Na Hora

Acabei de ver o discurso de Francisco Louçã. Gostei muito, mesmo com as inverdades que o analista político da SIC Notícias lhe encontra.

O dito cujo reparou que o discursante aludiu a "uma porta escondida ao lado da sanita".

Mentira! (diz ele) Era na Casa de Banho!

Festa do Avante

Mal consigo esperar. Espero que a semana passe depressa para poder mais uma vez marcar presença no maior evento cultural do país, erguido e mantido por voluntários que abdicam de algo para dar este espectaculo a todos.

Helder Castilho

Autárquicas 2009

Lista completa dos candidatos á Assembleia de Freguesia de Seda, pelo PPD/PSD.

Maria Júlia Gonçalves B. C. Salgueiro

Dionisio José Pereira Abaladas

José Zacarias Catapirra Lourenço

Joaquim António Diogo Clara

Joaquim Manuel Sousa Calçadas

Armando José Caldeira Abreu

Susana Maria Pereira Abaladas

Sandra Maria Gonçalves Godinho


Suplentes

Manuel Mourato Gonçalves Arriaga
António Manuel Fernandes Salgueiro
Alexandre Fernandes Godinho

Designação do Mandatário

José Casimiro Miranda dos Reis

(O Crónicas agradece a amabilidade da concelhia do PPD/PSD)



Nota:
A Maria Júlia é uma excelente pessoa e uma grande amiga. Antes de aceitar este desafio, falou comigo. Ela sabe o que eu lhe disse. Foi uma conversa privada, como tal, fica entre nós. Todos sabemos que em política, nem sempre o que parece é. E mais não digo.

O Dionísio, acho que não é a primeira vez que concorre. Já sabe o que o espera. E agora até vai muito bem acompanhado; a esposa, a irmã. Uma lista familiar.

Não percebo como é que o Zé Zacarias, a viver em Portalegre há décadas, sem o mínimo conhecimento dos nossos problemas, se candidata á Junta.

Esta lista tem tudo o que precisa para o fim a que se destina.

sábado, agosto 29

Amor com amor se paga

O contestado cadidato PSD por Santarém

Pobres dos nossos ricos

A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza. Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de endinheirados.

Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá emprego.

Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro. ou que pensa que tem. Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele.

A verdade é esta: são demasiados pobres os nossos "ricos". Aquilo que tem, não detém. Pior: aquilo que exibem como seu, é propriedade de outros. É produto de roubo e de negociatas. Não podem, porém, estes nossos endinheirados usufruir em tranquilidade de tudo quanto roubaram. Vivem na obsessão de poderem ser roubados. Necessitavam de forças policiais à altura. Mas forças policiais à altura acabariam por lança-los a eles próprios na cadeia. Necessitavam de uma ordem social em que houvesse poucas razões para a criminalidade. Mas se eles enriqueceram foi graças a essa mesma desordem (...)

Mia Couto


(será que os ricos moçambicanos também têm “quartinhos esconsos” escondidos pelas casas de banho?)

sexta-feira, agosto 28

Diário Lampião

V Poltava 2 - 1 SL Benfica

Foi um jogo sem história. Já estava tudo decidido.

Marcou: Saviola

Autárquicas 2009

Concorrem este ano á Assembleia de Freguesia pelo PS:

Èlio Barreto Alves


José Hilário Santos


Fernanda Mendes Lourenço


Nota:

Não vejo o Élio há anos. Acho mesmo que nunca falei pessoalmente com ele. No entanto, temos conversado muito ultimamente. Dá-me a ideia de ser uma pessoa com excelentes ideias e muita vontade de pô-las em prática. Agrada-me o facto de perceber que, o mais importante, são as pessoas. É sem dúvida o melhor candidato socialista de sempre.

O Zé Hilário, conheço mal. Contactei com ele há uns anos no Lar de Alter e mais tarde ao serviço da Junta. Deixou-me a ideia de ser simpático. Dizem-me que é muito persistente.

A Fernanda, convivo com ela diariamente há dez anos. É inteligente, curiosa e esforçada. Não tem “papas na língua”.

quinta-feira, agosto 27

Autárquicas 2009

Estes são os três candidatos, que contam, á nossa Assembleia de Freguesia pela CDU.

Alexandre dos Anjos Rosa


Edgar Coelho Roldão


Catarina Casqueiro Costa


Nota:

Há pouco que dizer desta lista. O Alexandre desde a década de oitenta concorre ao enésimo mandato. Vale por ele próprio, ninguém tem dúvidas, pelo menos eu, da sua competência e honestidade. Não sei ainda quais as prioridades dele. A nova sede da Junta?

O Edgar é um bom rapaz, um pouco “apagado”, de poucas falas, mas bem conceituado na terra.

Quanto á Catarina, não consigo imaginá-la na política. Mas se querem saber o que eu penso dela, aí vai; “se eu tivesse uma filha ou uma sobrinha, gostava que fosse como a Catarina”.

Velhacos

O abominável Deus Pinheiro, defende, por ordem de Cavaco?, a constituição do Bloco Central. Diz-se, sem possível confirmação, que os conluios estão feitos. Preparam-se para dividir entre eles, o pouco que os portugueses ainda têm.
Gostava de ter a opinião dos amigos socialistas.

Vou hibernar durante uns tempos. Garantir só os Serviços Mínimos. Não vou mais á guerra pelos outros.

Ontem, o Sporting não se safou, mas jogou bem.
Foi uma prestação muito digna. Parabéns.

quarta-feira, agosto 26

2ª Jornada - Guimarães 0 - 1 Benfica


Golo: Ramires, 89' (0 - 1)

Só Conversa

Se alguém lhe disser; “eu só quero ajudar, se alguém se propuser substituir-me eu saio”, não acreditem, é uma deslavada mentira.

Os lugares de poder, mesmo os não remunerados, são muito apetecíveis e trazem sempre contrapartidas. Nem que seja só ao nível da notoriedade pública.

Não há nada melhor para um ignoto cidadão, ver o ego reconfortado com um convite ou uma solicitação, que por méritos próprios nunca conseguiria.


É o princípio da vaidade, o “complexo do pavão”.