terça-feira, junho 30

Seda em imagens

Tá mal...

Quarta-feira no meu regresso a Seda, quando chegámos em frente a esta placa, um dos tripulantes da viatura, que não deve muito á inteligência, ficou confuso. “- Não é ainda aqui! Isto tem um nome esquisito!”

É verdade que a responsabilidade não é local. Mas somos nós quem cá vive e sabe bem sentir que a nossa terra acolhe bem quem nos visita, ou deixa boa impressão a quem passa.

A primeira imagem que regista quem chega, é esta. E não é bonita. Façamos um esforço para mudar as coisas, por favor…



segunda-feira, junho 29

Vida Nacional

Não gostei nada do alarido que fez a opinião publicada, que não a pública, sobre o negócio PT/Priza, (os partidos, cavalgaram a onda, não devem ser levados a sério). Muito menos as declarações de Cavaco Silva sobre o tema, (também, qualquer pronunciamento do presidente me enjoa). Não vi em nada, mais que uma empresa de telecomunicações, a tentar comprar conteúdos. A coisa mais natural do mundo. Nada mais do que um simples negócio. Lembremos que quando a Priza comprou a TVI á Média Capital, dizia-se era para cair na órbita do PS. Agora, que quer vendê-la, vai também ajudar o PS. Em que ficamos? Preso por ter cão e por não ter?

A atitude de Sócrates foi tardia e estúpida. Tardia porque sim. É obvio que já tinha passado o tempo de se pronunciar. Estúpida, porque a Golden Share serve para defender os interesses do país, não para prejudicar os interesses financeiros dos accionistas das empresas, (deu-me a ideia dos deputados que usam a imunidade parlamentar para fugir a delitos privados).
Mas num país em fase de histeria eleitoral, podemos esperar isto e ainda muito mais. Aguardemos…

Vida Local

Chegou ao meu conhecimento que o Joaquim Manuel Calçadas está a tentar organizar uma lista para concorrer á direcção do Lar. É preciso, em minha opinião, ter muito tacto na escolha das pessoas. Tudo deve ser feito para que a Assembleia Geral e o Concelho Fiscal, em parte ou no todo, se mantenham, são pessoas com muita qualidade. Mesmo na Direcção, há pessoas muito válidas, capazes de passar a sua experiência para os que se seguirem. Também não devem esquecer que é imprescindível reservar um lugar de destaque, (a Vice-Presidência?), para o Presidente da Junta de Freguesia. De entre as pessoas disponíveis de momento, a que eu acho ser mais consensual para o lugar de Presidente da Direcção será a Maria Júlia. E eu sei que ela está disponível.

Parece-me ser a pessoa indicada para fazer pontes e reconciliar as pessoas da terra com o Lar. O tempo em que todos estavam disponíveis para ajudar dos princípios da Direcção da Rita, é possível reeditar, desde que a instituição se abra á participação de todos.


PS: Eu só conhecia de vista o Zé Adriano, presidente da Assembleia Geral. Depois de algumas conversas, foi fácil perceber que é uma pessoa “cinco estrelas”. Depois de criar os netos e voltar definitivamente para Seda, dará um excelente director.

domingo, junho 28

Autárquicas 2009

Apresentação dos candidatos do MICA
(sábado á tarde)
Rogério Alves candidato a presidente da Assembleia Municipal

“… As nossas prioridades, serão claras e objectivas: Romper com o modelo de gestão que dura há 16 anos, sem que daí tenham resultado melhorias sustentadas. Tentar captar investimentos para criar emprego. Aprofundar as políticas sociais com rigor e verdade. Requalificar as zonas mais antigas dos nossos aglomerados urbanos. Dinamizar o turismo e a cultura muito para além das palavras e do dinheiro. Estabelecer parcerias com a Fundação Alter Real para dar à Coudelaria aquilo que merece e restituir ao concelho a dignidade que deve ter….”

(Francisco Reis; Candidato á Presidência da Câmara)

Ellis Regina

- O Bêbado e a Equilibrista -

Divulgação

sábado, junho 27

Sergio Godinho

É assim p'ra Godinhos e Godões

Noite de São João / Seda




Fotos: Inês Lourenço

sexta-feira, junho 26

Dia a Dia

Acabei de jantar. Os miseráveis filetes panados que eu contesto há muitos meses e que maioritariamente tinham como destino o lixo, hoje vieram travestidos.

O jantar foi os tais filetes grelhados com molho vinagrette e courjettes. Um jantar leve, saudável e sem aquele enjoante gosto a óleo queimado.

Que diferente! Este é o caminho certo.

O mundo ao contrário...

Este país é um colosso! Acontece cada uma, que até parece impossível! Aos administradores do BCP, acusados de desviar 600 milhões e atribuir-se indevidamente 20 milhões, o Ministério Público exige uma caução de 7,5 milhões.

Coitados! Irão poder pagar? Todos eles devem já estar pobres. Deram-lhes tempo para pôr o saque a salvo.

Na nossa terra tudo é diferente. O Dias Loureiro, que confessou ter ganho milhões, vem a saber-se que é quase indigente. O sobrinho tóxico-dependente do Isaltino Morais, não “snifou” tudo, afinal tem milhões na Suíça.