quarta-feira, maio 31

ESPAÇO PESSOA

O Pastor Amoroso

O pastor amoroso perdeu o cajado,
E as ovelhas tresmalharam-se pela encosta,
E de tanto pensar, nem tocou a flauta que trouxe pira tocar.
Ninguém lhe apareceu ou desapareceu.
Nunca mais encontrou o cajado.
Outros, praguejando contra ele, recolheram-lhe as ovelhas.
Ninguém o tinha amado, afinal.
Quando se ergueu da encosta e da verdade falsa, viu tudo:
Os grandes vales cheios dos mesmos verdes de sempre,
As grandes montanhas longe, mais reais que qualquer sentimento,
A realidade toda, com o céu e o ar e os campos que existem,
estão presentes.
(E de novo o ar, que lhe faltara tanto tempo, lhe entrou fresco
nos pulmões)
E sentiu que de novo o ar lhe abria, mas com dor,
uma liberdade
no peito.

(Alberto Caeiro)

segunda-feira, maio 29

AI TIMOR!!!

É realmente uma pena tudo o que se vai passando em Timor.
O povo timorense, já tão sofrido, não merecia mais esta provação. Mas será o preço que têm que pagar por terem petróleo, a ganância dos poderosos. É a vida…
Mas não é só. Está também em jogo o ódio da Igreja por Mari Alkatiri. Os bispos timorenses não suportam viver num estado laico. Sentem falta do beija-mão.

MEMÓRIA

A Importância do Nome
Na sede do meu concelho, há um tipo do género “fura-vidas”.
Negociante de gado, agricultor de terra arrendada, e o que mais aparecer para ganhar o pão da família. é uma pessoa muito popular o Tonheca. Normalmente os rendeiros têm uma pequena parcela de terra para muito gado e compensam o facto, comprando pequenas pastagens de preferência o mais longe possível umas das outras. Assim enquanto fazem a tranzumância, os animais vão comendo por onde passam e vão enganando a fome nas alturas de aperto. São conhecidos como rebanhos de “mal andar”. Tinha ainda outra característica este rebanho. Por imperativos da sua actividade, comprava aqui para vender ali, e como era pouco exigente, só comprava refugos.
As ovelhas do Tonheca eram todas velhas. Umas com ronha, pedaços de lã a cair, outras cegas, outras com pieira mancavam para todos os lados, eram uma fonte de dichotes bem dispostos sempre que passavam pelas ruas da vila.
-Oh Tonheca, manda tratar as ovelhas, coitadas, têm mesmo ar de doentes.
-Assim é que eu gosto delas. Respondia brincalhão.
Com o tempo, sempre que aparecia alguém com algum achaque logo ouvia:
-Pareces uma ovelha do Tonheca.

Há também um Lar da 3ª idade, grande, com muitos quartos e sempre cheio. O Alentejo está de pousio, mas como velho não precisa ser semeado, aparece espontaneamente, há uma autêntica praga nesta terra.
Certo dia, as pessoas que têm por mister a nobre arte de cuidar dos nossos velhos, resolveram criar um rancho folclórico. Escolheram-se os trajes, as danças a apresentar e por fim o mais importante o nome.
Rancho Folclórico e Etnográfico do Lar da Santa Casa da Misericórdia. Ficou bonito e impressionante, depois de pintado em letras garrafais num grande pano branco.
Ensaiaram durante seis meses e no Dia do Município ia dar-se a estreia tão esperada.
Lá estava em peso, todo o concelho para aplaudir. O Presidente da Câmara e os Vereadores, o Sr. Padre com a «prima» e um rebanho de beatas, os ricaços e famílias sentados um pouco à parte, e bem ao fundo, um grupo que tudo comentava, desde a beleza das mulheres, até há envergadura «corneana» de alguns maridos. A consciência crítica da terra.
Começou a actuação, primeiro um pouco rígida, de ferrugem, era possível de quando em vez ouvir o ranger das articulações, mas ninguém se estatelou no chão até ao último passo de dança.
O grupo ficou num silêncio cortante até alguém se atrever a fazer o primeiro comentário…
-Nã gosto do nomi, é muita comprido. Tenho outro melhor.
-Atão diz lá porra…o qu’ é que tás esperando…
-Aí vai…Rancho das Ovelhas do Tonheca.
E o nome só por si já dizia tudo…E assim ficou para todo o sempre…

domingo, maio 28

PROCURADOR?

Diz-se por aí, que José Sócrates já tem três nomes para Procurador-Geral da República, e que um dos nomes a apresentar a Cavaco, é Daniel Proença de Carvalho.
Eu não acredito. Para isso ser possível…, só se o Partido Socialista tivesse perdido completamente a memória.
Não é possível esquecer, durante o cavaquismo, o tempo de Proença de Carvalho à frente da RTP. As perseguições, os profissionais na prateleira, os programas censurados, a informação controlada.
No tempo em que Marques Mendes, com a conivência do Concelho de Administração aterrorizava tudo e todos. Quando o medo corria pelos corredores da RTP e todas as paredes tinham ouvidos.
Se o PS contribuir para a possível reedição da tripla «Cavaco, Mendes e Proença», para mim…, é a gota de água.

sábado, maio 27

NOVA LEI

Gostei da nova lei sobre a Procriação Medicamente Assistida. O país não podia continuar com um vazio legal nesta área, quando todos os nossos parceiros já resolveram o problema.
Agradou-me a maneira como as coisas foram equacionadas. Remeter tudo para a esfera do casal, e encarar o assunto do ponto de vista terapêutico e não alternativo, foi uma solução muito inteligente. Evita muitos furos que todas a leis costumam ter e de que se aproveitam sempre os mais “habilidosos”.
O único senão desta Lei, é não contemplar a Maternidade de Substituição.

quinta-feira, maio 25

PRÓS & CONTRAS

Gostei de ver o Prós & Contras da última segunda-feira na RTP 1, sobre o livro de Manuel Maria Carrilho.
Não li nem vou ler. Aborrece-me sobremaneira, o tipo de pessoa ressabiada e vaidosa, que não admite erros. Carrilho tem um “ego” tão desmesuradamente grande, que não o deixa admitir que foi ele mesmo o grande responsável pela derrota.
Senão vejamos:

Com o PS a governar e a tomar medidas impopulares, devia ter-se percebido que se nunca ganharam sozinhos, não era agora que o iam fazer. Mormente quando é ponto assente por todos os lisboetas, que nas anteriores coligações, o PS entrava com o presidente e o PCP com a competência.
O candidato em campanha sempre mostrou falta de entrosamento. Carrilho e a esposa, que não devia ter tanta exposição, têm má imagem nos bairros pobres. São demasiado “snobs”.
O vídeo da Bá e da criancinha, foi das coisas mais “pirosas” que nos foi dado ver desde a campanha de Macário Correia.
O não cumprimento do adversário foi mau. Mas muito pior foi o aperto de mão com sorrisos uma semana depois. Demonstração de falta de carácter.
A constante exposição em revistas Cor-de-Rosa, também prejudicou. O povo não é estúpido. Gosta muito de saber dos mexericos do Carlos Castro e da Elsa Raposo, mas pensa: -Diz-me com quem andas…
E há o nosso nada desprezível e tão nosso sentimento: A Inveja. -Não te chega dormires com esse “avião”, ainda queres ser presidente? Querias…

Foram demasiadas gafes, que num borgesso parolo como Alberto João passavam desapercebidas, mas penalizaram muito Carrilho.

quarta-feira, maio 24

ESPAÇO PESSOA

O Amor é uma Companhia

O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

(Alberto Caeiro)

terça-feira, maio 23

APITO DOURADO

O Procurador Carlos Teixeira, responsável pelo caso Apito Dourado, pediu dispensa do processo.

Tal não devem ser as pressões que está sofrer?

segunda-feira, maio 22

ENVELOPE 9

O inquérito rápido e rigoroso há tanto tempo pelo Procurador-Geral da República, ainda não está pronto. Falta ainda a autorização dos tribunais para abrir os computadores dos jornalistas do “24 Horas”.
Mas Souto Moura, que em tantas ocasiões sempre pareceu ser o último a saber, agora mesmo antes do fim do processo, já veio ilibar os magistrados. Quem diria…
Parece que os maus da fita foram os jornalistas e os funcionários da TMN. Quem sabe se o gato da vizinha não apanha também com alguma culpa?
Quando o mar bate na rocha, quem se lixa mesmo é o mexilhão.
Este procurador já há muito tempo que está fora de prazo. Se não estivesse em fim de mandato, ainda se arriscava a cair de podre.
Parece cada vez mais um Procurador-Geral da República das Bananas.

domingo, maio 21

CONGRESSO DO PSD

Quando o repórter perguntou a uma congressista como estava a achar o Congresso, ela respondeu: -Sem vida.
Foi realmente assim a Reunião Magna do PSD. O discurso de Marques Mendes foi igual a ele mesmo, sem chama.
Os notáveis não apareceram desta vez. Os nossos políticos só funcionam pelo “princípio da cenoura”. Se não houver uma cenoura suculenta para roer, ninguém “vai a jogo”. Ficam todos a tratar das suas vidinhas.
Agora, que é tempo de “vacas magras”, é a vez do «Mini» Mendes. Quando os ventos mudarem, outros valores mais altos se levantarão.

No meio de tanta pasmaceira, que saudades das palhaçadas do Lopes…

sábado, maio 20

NÃO HAVIA NECESSIDADE

A RTP, já nos habituou ao melhor e ao pior. Estamos sempre “de pé atrás” quando a estamos a sintonizar.
Na última terça-feira, dedicou grande parte da emissão á Nova Praça do Campo Pequeno. Muito bem. Um espaço marcante de Lisboa que reabre ao público, com direito a espectáculo de Filipe Laféria…
Não havia necessidade de conspurcar a Gala com entrevistas a Alberto João e Lili Caneças.

quinta-feira, maio 18

LEI DO ARRENDAMENTO

Do pouco que conheço do Projecto de Lei do governo, gostei.
Parece-me ter um conjunto de regras capazes de resolver alguns casos que pareciam insolúveis. Beneficia Senhorios e Inquilinos.
Nenhuma das partes está 100% de acordo, o que é bom sinal, sinal de equilíbrio.
As Associações de Senhorios, dizem que tem aspectos Inconstitucionais, que põem em causa o Direito à Propriedade. Mas não me parece que este direito tenha precedência em relação ao Direito a uma Habitação Condigna.
De uma coisa tenho a certeza, se a Lei for aprovada, é um duro golpe para os Especuladores Imobiliários.

quarta-feira, maio 17

ESPAÇO PESSOA

Vai Alta no Céu

Vai alta no céu a lua da Primavera
Penso em ti e dentro de mim estou completo.
Corre pelos vagos campos até mim uma brisa ligeira.
Penso em ti, murmuro o teu nome; e não sou eu: sou feliz.
Amanhã virás, andarás comigo a colher flores pelo campo,
E eu andarei contigo pelos campos ver-te colher flores.
Eu já te vejo amanhã a colher flores comigo pelos campos,
Pois quando vieres amanhã e andares comigo no campo a colher flores,
Isso será uma alegria e uma verdade para mim.

(Alberto Caeiro)

terça-feira, maio 16

PENSAMENTOS

"Claro que sou cristão; e outras coisas, por exemplo budista, o que é, para tantos, ser ateísta; ou, outro exemplo, pagão. O que, tudo junto, dá português, na sua plena forma brasileira"

Agostinho da Silva "Pensamento à Solta

segunda-feira, maio 15

??????????

Mafalda Pereira, de 32 anos, saiu de Estarreja, a pé, no Domingo. É a segunda vez. Da primeira «foi quando passei no exame de condução», diz a moça…

Como é possível? Num país do 1º Mundo, em pleno Século XXI, tamanha tacanhez?

domingo, maio 14

PECA POR TARDIA

Segundo o Expresso, o Partido Socialista apresenta na próxima semana um projecto de lei sobre o protocolo de Estado, que exclui o Cardeal-Patriarca de lugares de honra nas cerimónias oficiais.
Fonte do grupo parlamentar do PS assegura que o novo diploma respeitará de forma estrita a Lei da Liberdade Religiosa, aprovada em 2001, que veio impor «o princípio da não confessionalidade» nos «actos oficiais e no protocolo de Estado».
Contactado pelo jornal, o patriarcado diz «não ter sido objecto de qualquer informação ou consulta».
Nem tinha que ser…

sábado, maio 13

13 DE MAIO

Hoje é dia 13 de Maio e todo o mundo segue pela ordem natural das coisas.
No Iraque a vida humana continua a ter o mesmo pouco valor. Morre-se todos os dias pelas ruas e ninguém se importa, é natural. Para os senhores “bem pensantes”, são muçulmanos, moram longe, são gente de segunda, carne p’ra canhão.
O Irão continua a perseguir a tecnologia nuclear, o que é muito grave. Na Indonésia também, mas aí já é menos grave.
Mas a Terra, continua a girar à volta do Sol, como postulam as Leis da Física.
Em Portugal tudo é diferente.
Parece que todo o Mundo Português se está a “entornar” para Fátima. Temos vivido, nesta última semana, a triste “febre” dos “pagadores de promessas”
Centenas de pessoas, a pé, num mar de sofrimento, pagam promessas por milagres imaginários. È o nosso Reality Show anual, o espelho do nosso atraso.
A Santa, enche o ego com tributo de tanta mortificada devoção. E todos os anos, com a ajuda do trânsito, ceifa algumas vidas de caminhantes menos afortunados.
A Igreja, tão dada ao fausto, conduz o rebanho e fica de cofres cheios por mais um ano.
Tudo se vende em Fátima nestes dias. É bem lucrativa a fé dum povo.
As televisões deliram com o espectáculo. E todos os anos transmitem as mesmas imagens durante horas a fio.
Mas amanhã é outro dia.

quinta-feira, maio 11

ALELUIA


Finalmente descansado. O Glorioso está livre do louro Ronaldo.

Segundo rezam as crónicas ainda foi indemnizado? Um feito do Veiga, parem de dizer mal do homem.

Fala-se de Carlos Queirós ou Fernando Santos, mas eu preferia Manuel José.

quarta-feira, maio 10

ESPAÇO PESSOA

Quando Eu

Quando eu não te tinha
Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo.
Agora amo a Natureza
Como um monge calmo à Virgem Maria,
Religiosamente, a meu modo, como dantes,
Mas de outra maneira mais comovida e próxima ...
Vejo melhor os rios quando vou contigo
Pelos campos até à beira dos rios;
Sentado a teu lado reparando nas nuvens
Reparo nelas melhor —
Tu não me tiraste a Natureza ...
Tu mudaste a Natureza ...
Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim,
Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma,
Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais,
Por tu me escolheres para te ter e te amar,
Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente
Sobre todas as cousas.
Não me arrependo do que fui outrora
Porque ainda o sou

(Alberto Caeiro)

terça-feira, maio 9

PENSAMENTOS

"Não sou do ortodoxo nem do heterodoxo; cada um deles só exprime metade da vida, sou do paradoxo que a contém no total"

Agostinho da Silva "Pensamento à Solta"

segunda-feira, maio 8

CONGRESSO CDS

Ribeiro e Castro não ganhou nada com o congresso deste fim-de-semana na Batalha. Antes pelo contrário.
Pretendia calar as vozes incómodas dos críticos e alcançar uma vitória expressiva, e saiu-lhe tudo mal.
Nunca como agora tinha sido tão violentamente atacado. O Grupo Parlamentar fez-lhe saber, que não só não está com ele, como está contra ele. Pires de Lima reivindicou a sua legitimidade e fez-lhe saber que são donos dos lugares de deputados.
Perdeu a votação para o Concelho Nacional.
Conseguir 57% dos votos contra João Almeida, é só por si uma meia derrota. Afinal não se trata de uma figura de proa do partido, mas um puto pouco credível, ainda que bem manipulado.

Findo o Congresso, Ribeiro e Castro é ainda mais, o líder do partido de Paulo Portas.

domingo, maio 7

MANIF

Hoje é dia de passeata. Algumas populações manifestam-se contra o encerramento das suas maternidades.
Eu gosto de manifestações. O povo tem não só o direito, mas o dever de lutar, de intervir civicamente. Desde que não sejam manipulados, como parece ser o caso.
É altura de perguntar, se num país pequeno e com boas vias de deslocação, é preferível ter:
Muitas unidades espalhadas pelo país, mal equipadas e com pessoal pouco qualificado?
Ou:
Poucas Unidades Centrais, topo de gama e altamente especializadas?

Se o ponto de vista for o do bairrismo insano, estão eu também quero uma maternidade na minha rua.

sábado, maio 6

DIRECTAS

Pronto! Já lá vão as directas no PSD. Luís «Mini» Mendes ganhou, como já se sabia.
É uma forma como qualquer outra de “brincar” aos políticos, em época baixa.
Poder-se-á pensar que foi um acto sem sentido, mas, bem vistas as coisas, não é assim.
Quando é a melhor altura para se legitimar num lugar? Quando ninguém está interessado nele.
Marques Mendes conhece o PSD melhor que ninguém. Sabe que indo a votos mais próximo do Ciclo Eleitoral, não teria muitas hipóteses de se manter. Como político “manhoso” que é, tratou de se adiantar e marcar posição.

Triste mesmo, foi a “novela” do outro candidato. Apoio de mortos, falsificação de assinaturas, enfim, uma vergonha.
Se eles exercem assim a democracia…, pobres de nós.

quinta-feira, maio 4

ALGUMAS PERGUNTAS

Porque é que o Irão não pode aceder à tecnologia nuclear?

E porque é que o Paquistão pode?

Porque ninguém fala em atacar a Coreia do Norte?

Será por não ter petróleo?

quarta-feira, maio 3

ESPAÇO PESSOA

O Mistério das Cousas

O mistério das cousas, onde está ele?
Onde está ele que não aparece
Pelo menos a mostrar-nos que é mistério?
Que sabe o rio disso e que sabe a árvore?
E eu, que não sou mais do que eles, que sei disso?
Sempre que olho para as cousas e penso no que os homens pensam delas,
Rio como um regato que soa fresco numa pedra.
Porque o único sentido oculto das cousas
É elas não terem sentido oculto nenhum,
É mais estranho do que todas as estranhezas
E do que os sonhos de todos os poetas
E os pensamentos de todos os filósofos,
Que as cousas sejam realmente o que parecem ser
E não haja nada que compreender.

Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: —
As cousas não têm significação: têm existência.
As cousas são o único sentido oculto das cousas.

(Alberto Caeiro)

terça-feira, maio 2

DIA A DIA

Ele há coisas do «arco-da-velha».
Um concorrente à presidência do PSD, é tão extraordinariamente persuasivo, que convenceu militantes já falecidos a assinar a sua candidatura.

Ribeiro e Castro manifestou-se no 1º de Maio. Ainda um dia o vemos de Cravo ao peito.

O presidente da Bolívia, numa atitude corajosa e patriótica, nacionalizou o sector petrolífero do país.

O número de pensões superiores a 4000 €, duplicou em relação ao ano passado. É preciso coragem…

segunda-feira, maio 1

O 1º DIA

Parece até que foi ontem…
Mas já lá vão dois anos que iniciei esta aventura pela blogosfera.
Durante este tempo, obriguei-me a ler, escrever e pensar, todos os dias.
Estou convencido que estas linhas que tenho escrito, não têm grande valor, mas…, são minhas!
Para quem me desafiou a ousar, o meu obrigado.

Começou assim…
Este blog tem origem em Seda, Alto Alentejo, e está aberto a todos os que quiserem colaborar, independentemente das suas opiniões políticas, religiosas ou filosóficas.
As condições de publicação são da responsabilidade exclusiva do Editor, e vai directamente para o Caixote do Lixo, tudo o que vier com Ofensas Pessoais ou Palavras Ordinárias.
http://cronicadoplanalto.blogspot.com

É isso mesmo. Para quem não sabia aí está. Não sei se vou dar conta do recado, mas vou tentar. Quem me quiser ajudar, mande material.
Espalhem a notícia.