segunda-feira, fevereiro 28

NEM UM PIO

É reconfortante o que está a acontecer com a constituição do novo governo. Depois do papagaio trapalhão do Lopes, que não é ninguém sem exposição mediática, é bom o que Sócrates está a conseguir. È o primeiro sinal de que as coisas estão a mudar.

domingo, fevereiro 27

A VERDADEIRA IDENTIDADE DE JEITOSINHA (autor desc.)

Capítulo VIII - Falsa loira nua
Adenair, que era estagiário na Secretaria de Meio Ambiente do município, conseguiu, sem chamar a atenção, retirar uma moto-serra no homoxarifado da Prefeitura. Como o dia seguinte seria um Domingo, ele teria tempo de limpar a ferramenta e devolvê-la a seu local de origem antes que dessem pela sua falta.
Ao cair da noite, ninguém na família poderia imaginar o drama que se desenrolaria nas próximas horas. Um por, um os irmãos mais velhos foram saindo, como quaisquer jovens numa noite de Sábado. Adenair foi o último a deixar a casa. Controlando as emoções, despediu-se do pai sem despertar suspeitas.
Enfim, a sós, Jeitosinha e Ambrósio assistiam ao telejornal das oito. Ela usava um vestidinho curto. Balançava provocantemente as pernas, mostrando toda a extensão de suas coxas bem torneadas. A loira sabia que o pai moralista logo iria implicar com a roupa.
- Precisa usar um vestido tão curto? Vá já se vestir direito! - Ordenou Ambrósio, apontando para o quarto de Jeitosinha.
Era a deixa que a moça esperava. Ela entrou no seu quarto e reapareceu poucos minutos depois, causando a última e pior visão que aquele homem rude jamais tivera.
Sua filha, seu meigo tesouro, estava completamente nua, portando a serra eléctrica. Mas o maior espanto de Ambrósio foi constatar a existência de uma outra ferramenta, pendurada entre as pernas da bela loira. Ficou em estado de choque ao vero tamanho da jeba, muito maior que a dele.
- N-não pode ser! Não pode ser! O que é isso? - Balbuciou o homem, com uma expressão patética, indicando o bráulio de Jeitosinha.
- Isto sou eu, papai! Eu sou o monstro que você criou! O som ensurdecedor da serra abafou os gritos desesperados do homem, que de tão surpreso, nem sequer teve forças para lutar.
Minutos depois, tudo era silêncio e calma. Jeitosinha tomou um banho demorado, vestiu-se, escondeu a serra eléctrica num terreno próximo, seguindo o plano previamente combinado com o irmão, e dirigiu-se tranquilamente à casa de uma amiga, deixando montado na sala de sua casa um cenário dantesco.
Estava encerrada a primeira etapa de sua vingança. Ou pelo menos Jeitosinha imaginava que sim...

sábado, fevereiro 26

VIDA NOVA?

(Esperamos que desta vez a história se não repita)

Um casal conheceu-se numa festa e foi parar a um hotel.A noite foi inesquecível. No dia seguinte, entre olhares apaixonados, o homem disse:- "Pela maneira que tu tocavas no meu cabelo, deves ser cabeleireira."A moça retorquiu:- "Adivinhou! Sou mesmo! E eu acho que tu és do Partido Socialista."O homem ficou de boca aberta. Quis saber como é que ela tinha adivinhado a sua filiação partidária. A explicação:- "É simples! É que quando tu estavas por baixo, gritavas muito. E, quando estavas por cima, não sabias o que fazer..."

quinta-feira, fevereiro 24

CANDIDATOS

Já há dois candidatos à liderança do PSD, (ex-PPD/PSD). Luís «Mini» Mendes e Luís «Gaiato» Menezes. O pequeno «porta-chaves» de Cavaco, parece o que por agora, mais apoios reúne.
De Menezes, sabe-se que quer uma mulher como Secretária-Geral. Manuela Aguiar? E quer levar o partido para o Centro-Esquerda. (???)
Para o Povo de Esquerda, é preferível o autarca de Gaia. Fica tudo mais ou menos na mesma. È a troca de um Populista Demagogo, por um Demagogo Populista.

quarta-feira, fevereiro 23

MENSAGEM - Fernando Pessoa

BRASÃO – II OS CASTELOS
D. DINIS

Na noite escreve um seu Cantar de Amigo
O plantador de naus a haver,
E ouve um silêncio múrmuro consigo:
É o rumor dos pinhais que, como um trigo
De Império, ondulam sem se poder ver.

Arroio, esse cantar, jovem e puro,
Busca o oceano por achar;
E a fala dos pinhais, marulho obscuro,
É o som presente desse mar futuro,
É a voz da terra ansiando pelo mar.

terça-feira, fevereiro 22

NO RESCALDO…

José Sócrates recebeu uma maioria inequívoca dos portugueses, para mudar o país.
Esperemos que não nos defraude. Não basta mudar só as moscas…

Paulo Portas, assumiu o completo fracasso das suas propostas e fez o que lhe competia: Demitiu-se. Uma atitude digna.

Já o Lopes, queixou-se dos outros, meteu o rabo entre as pernas e foi para casa lamber as feridas. Só sai empurrado. A dignidade, não mora ali.

Coimbra votou e deixou de fora o neo-fascista Nobre Guedes. O povo português já não segue caudilhos. A democracia já não aceita demagogos perigosos.

Pela primeira vez, o PC sobe em número de votos e mandatos. Será para continuar?

Quanto ao Bloco de Esquerda, subir de 3 para 8 deputados, quer dizer que o povo quer que continuem a fazer política da mesma forma combativa.

segunda-feira, fevereiro 21

A MORTE DO POPULISMO

Já nos safámos. Acabou o pesadelo. O tempo dos populistas demagogos, já lá vai.
Passou o tempo em que o país foi governado pelos amigos da Cinha Jardim, das revistas cor-de-rosa, e dos medíocres de direita.
Como dizia o poeta: “Mudem de rumo, mudem de rumo, já lá vem outro carreiro…”
Assim Sócrates nos não desiluda.

domingo, fevereiro 20

A VERDADEIRA IDENTIDADE DE JEITOSINHA (autor desc.)

Capítulo VII - Plano de vingança
Não foi difícil para Jeitosinha convencer Adenair a juntar-se a ela em seus planos de vingança. Ele sabia que seu pai, violento e castrador, jamais o deixaria sair do armário.
Com Ambrósio morto, um novo horizonte, muito mais colorido, se desenhava à sua frente.
- Já pensou, Jeitosinha? Vou poder comprar um Ka dourado... Colocar piercings nos mamilos... Fazer backing vocals no show do Edson Cordeiro!
Adenair só não estava muito certo sobre a morte da mãe. Marilena sempre foi uma mulher zelosa de seus filhos, e muito carinhosa com os sete.
- Você acha que o erro da mamãe foi assim tão grave? - perguntou.
- Se eu acho? - indignou-se Jeitosinha - Minha vida foi uma farsa!
- Mas sempre é tempo de recomeçar... Você pode fazer uma operação de troca de sexo...
- Não é tão simples. Eu gosto de mim como sou! O problema é que o mundo não está preparado para aceitar pessoas diferentes!
- Pôxa... O mundo aceitou o Michael Jackson! - ainda insistiu Adenair.
Mas Jeitosinha estava decidida.
- A vingança vai começar. Papai será a primeira vítima.
- Qual é o seu plano?
- Amanhã é Sábado. Neste dia, à noite, todos os nossos irmãos saem para se divertir. Mamãe tem a novena na casa de Dona Nair, papai e eu costumamos ficar sozinhos em casa.
Adenair ouvia com atenção o plano traçado por Jeitosinha na noite anterior.
- Papai terá uma morte violenta. Sangrenta. Algo tão hediondo que ninguém suspeitará que o crime poderia ter sido praticado por uma pessoa como eu, uma jovem loira, maravilhosa e frágil...
- E como eu poderei ajudar? - Perguntou Adenair.
Jeitosinha esboçou um sorriso estranho e respondeu, num tom seco:
- Me arranje uma serra eléctrica!

Sangue! Corpo esquartejado! Falsa loira nua! Será o crime perfeito?

sábado, fevereiro 19

ACTUAL

Com fúria e raiva

Com fúria e raiva acuso o demagogo
E o seu capitalismo das palavras

Pois é preciso saber que a palavra é sagrada
Que de longe muito longe um povo a trouxe
E nela pôs a sua alma confiada

De longe muito longe desde o início
O homem soube de si pela palavra
E nomeou a pedra a flor a água
E tudo emergiu porque ele disse

Com fúria e raiva acuso o demagogo
Que se promove à sombra da palavra
E da palavra faz poder e jogo
E transforma as palavras em moeda
Como se faz com o trigo e com a terra

Junho de 1974

(Sofia M.B.Andersen)

quinta-feira, fevereiro 17

LÓGICA INFANTIL

A idade certa para casar

"Aos oitenta e quatro anos, porque nesta idade já não precisamos de trabalhar e podemos passar o dia inteiro a namorar com a outra pessoa."Júlia – 8 anos

"Eu vou-me casar assim que sair do infantário." Tomas – 5 anos

quarta-feira, fevereiro 16

MENSAGEM - Fernando Pessoa

BRASÃO – II OS CASTELOS

D. AFONSO HENRIQUES

Pai, foste cavaleiro.
Hoje a vigília é nossa.
Dá-nos o exemplo inteiro
E a tua inteira força!

Dá, contra a hora em que, errada,
Novos infiéis vençam,
A bênção como espada,
A espada como bênção!

terça-feira, fevereiro 15

HIPOCRISIAS

A história e o percurso de vida da Irmã Lúcia, não me dizem absolutamente nada. Como agnóstico, a minha verdade não precisa de nenhuma concepção mística ou religiosa.
Mas não fico indiferente à opção lúcida das pessoas, e à maneira como isso toca os meus semelhantes. E a morte de alguém, deve merecer-nos todo o respeito.
Fiquei cheio de vergonha e nojo, ao ver certos políticos de gravata preta e rostos compungidos. Estes miseráveis, não respeitam nem a morte.

segunda-feira, fevereiro 14

AS LIÇÕES DO PROFESSOR

O professor Marcelo em campanha, fez uma análise das propostas socialistas e de José Sócrates. Chegou á conclusão que Sócrates é a mesma solução sem o chefe da equipa. O guterrismo sem Guterres. Tem discurso redondo, sem se comprometer. Um júnior acompanhado pelos seniores do partido.
De Santana Lopes, obviamente não disse uma palavra.
Apetece perguntar-lhe:
Devemos apostar num júnior certinho e atinado, acompanhado pelos seniores do partido, ou um delinquente juvenil, trapalhão e incompetente, abandonado por todos?

domingo, fevereiro 13

A VERDADEIRA IDENTIDADE DE JEITOSINHA (autor desc.)

Capítulo VI - O plano macabro de Jeitosinha
Dos seis irmãos, só o mais velho não se dava bem com Jeitosinha. Todos os outros nutriam um enorme carinho pela caçula. Adenair, o sexto filho, um ano mais velho que a irmã, era o grande amigo e confidente da moça.
- O que foi, Jeitosinha? Você parece distante... - perguntou Adenair, durante o café da manhã.
Jeitosinha percorreu a cozinha com os olhos e certificou-se de que os dois estavam sozinhos.
- Irmão... Você saberia guardar um segredo muito importante?
O moço gelou por dentro. Embora Jeitosinha não suspeitasse, Adenair também guardava um mistério. Ele balançou a cabeça positivamente, respondendo à pergunta.
- Então, vem comigo...
A loira puxou o irmão pela mão até o seu quarto. Trancou a porta e desabotoou a calça jeans.
- Que é isso! O que você está fazendo, Jeitosinha?
Sem dizer uma palavra, jeitosinha exibiu seu membro masculino a Adenair.
- Não! Não pode ser! Me diz que isso é de borracha e que hoje é Primeiro de Abril! - reagiu o rapaz.
- É o que você está vendo, irmão... Eu sou homem!
- Não, Jeitosinha... Isso aí não quer dizer muita coisa... - o olhar de Adenair era estranho
- Eu também tenho um e... e...
Jeitosinha entendeu na hora. Então não era por acaso que Adenair comprava todos os discos da Celine Dion e anotava as dicas da Ana Maria Braga.
- Adenair... Você é gay?
- Sim! Minha condição é muito pior do que a sua! - confessou o irmão, entre soluços.
- Você pelo menos pode usar aquele vestidinho pink ma-ra-vi-lho-so!
Jeitosinha abraçou Adenair e enxugou suas lágrimas com os dedos.
- Adenair... Só me tira uma dúvida...
-É, fui eu sim. - interrompeu o rapaz - Sua Barbie está no fundo da minha gaveta de meias...
E agarrou-se a Jeitosinha com uma enorme sensação de alívio.

Será que Adenair vai se juntar à irmã no plano de vingança?

sábado, fevereiro 12

FORA DO TEMPO

Le Ménagier de Paris (Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV): "Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, dar-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada da sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de falar ousadamente."

quinta-feira, fevereiro 10

EM CAMPANHA II

O PPD/PSD, está transformado numa competente Agência Turística. Fornecem autocarros., carne para churrasco, e espectáculo com as garantidas galhofas do Lopes.
Parece que dos 2,000 assistentes do comício de Portalegre, do distrito, não chegavam a 500.

quarta-feira, fevereiro 9

MENSAGEM - Fernando Pessoa

BRASÃO – II OS CASTELOS

D. TAREJA

As nações todas são mistérios.
Cada uma é todo o mundo a sós.
Ó mãe de reis e avó de impérios,
Vela por nós!

Teu seio augusto amamentou
Com bruta e natural certeza
O que, imprevisto, Deus fadou.
Por ele reza!

Dê tua prece outro destino
A quem fadou o instinto teu!
O homem que foi o teu menino
Envelheceu.

Mas todo vivo é eterno infante
Onde estás e não há o dia.
No antigo seio, vigilante,
De novo o cria.

terça-feira, fevereiro 8

EM CAMPANHA

Eurico de Melo, Santana Lopes, Alberto João e Morais Sarmento, estiveram no inicio de campanha em Castelo Branco. Fazem lembrar a história d’O Velho, O Rapaz E O Burro. Logicamente que Morais Sarmento, só lá estava para despistar.
Fiquei preocupado com o regresso do velho Eurico. Com o Bebé Lopes a levar com tanta faca espetada nas costas, se não tem cuidado, ainda acaba com outra coisa espetada um pouco mais abaixo.

segunda-feira, fevereiro 7

SERMÃO ÁS BEATAS

Eu não sei a idade do Padre Lorena da Igreja de S, João de Brito. Mas a julgar pela voz efeminada e pelo discurso bafiento, deve ser um acólito seguidor do diabólico defunto Cardeal Cerejeira. Que esteja em exercício numa igreja da capital, semelhante aventesma, só pode ser obra do Diabo. Este Lorena, só pode ser PP. Padre e Parvo.

domingo, fevereiro 6

A VERDADEIRA IDENTIDADE DE JEITOSINHA (autor desc.)

Capítulo V - Bruno e Jeitosinha
Desilusão, medo, vergonha. Sentimentos variados dominavam a cabeça de Bruno quando Jeitosinha lhe expôs sua triste verdade. Sentia que ainda a amava e até compreendia que ela era a grande vítima desta trapaça do destino, mas o amor estava isolado por um intransponível muro de aversão.
- Não podemos continuar juntos, meu amor! Eu sou hetero!
- Mas Bruno... Eu continuo sendo a mesma!
- A mesma? Com aquela coisa enorme, que parece um celular Motorola daqueles antigos? Não, Jeitosinha. Lamento, mas está tudo acabado entre nós!
"Que somos, se não germes rastejantes num enorme teatro do absurdo?", pensou a loira, tomada pelo desânimo.
Jeitosinha voltou para casa com passos lentos, como se carregasse o mundo nas costas. Ao entrar em casa deparou-se com Ambrósio.
- Onde você estava, tesouro? Papai já lhe disse que uma mocinha frágil não pode ficar zanzando por aí! Embora fosse um homem violento, Ambrósio era sempre doce e atencioso com Jeitosinha. Por isso mesmo a filha, até então, o adorara. Mas agora, sabendo que vivia uma farsa, e que a origem de todo o seu sofrimento era o medo imposto a Marilena por aquele homem, sentia ânsias de vómito só de olhar para o seu rosto. Vingança! Era tudo o que Jeitosinha queria naquele momento! A vingança penetrou cada pequena veia de seu coração, antes ocupado pelo amor que sentia por Bruno. Controlando o tom de voz e forçando um sorriso, Jeitosinha respondeu ao pai:
- Estava estudando com umas amigas. Estou com muita dor-de-cabeça e vou me deitar, papai.
A moça se trancou no quarto e tirou da bolsa uma revista pornográfica, que acabara de comprar numa banca próxima à casa de Bruno.
- Então são assim os homens e mulheres! - disse baixinho para si, enquanto folheava a publicação. Completamente nua, viu no espelho que era uma mulher perfeita. Comparou seu pénis com os dos actores pornos da revista. Eram muito parecidos, embora o de Jeitosinha fosse maior. Tocou-se como nunca havia se tocado. Deixou-se dominar pela líbido, livre da repressão imposta pelo pai. Ao se deitar para dormir, Jeitosinha estava muito triste, mas não havia perdido a razão de viver. Ela sabia que tinha uma missão: Destruir Ambrósio, Marilena e Bruno.

Qual será o plano macabro de Jeitosinha?

sábado, fevereiro 5

O DEBATE

“Assim não dá! Eles falam, falam, falam e não dizem nada”.
Não gostei do modelo do debate. Não tem nada a ver com a maneira de ser latina. Não sei, por que carga de água, não se falou de Saúde, Educação, Justiça, Políticas Sociais, Evasão Fiscal…
Depois de assistir ao debate com muita atenção, fiquei ainda mais convencido, que é imperioso votar Bloco de Esquerda.

quinta-feira, fevereiro 3

Discurso do Ministro Brasileiro de Educação nos EUA...

(Este discurso merece ser lido, afinal não é todos os dias que um Brasileiro dá um "baile" educadíssimo aos Americanos... Durante um debate numa universidade nos Estados Unidos actual Ministro da Educação CRISTOVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia (ideia que surge com alguma insistência nalguns sectores da sociedade americana e que muito incomoda os brasileiros).

Um jovem americano fez a pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro. Esta foi a resposta do Sr.Cristovam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como
também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.
O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano.
Não se pode deixar esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa! "

quarta-feira, fevereiro 2

MENSAGEM - Fernando Pessoa

BRASÃO – II OS CASTELOS

O CONDE D. HENRIQUE

Todo começo é involuntário.
Deus é o agente,
O herói a si assiste, vário
E inconsciente.

À espada em tuas mãos achada
Teu olhar desce.
«Que farei eu com esta espada?»

Ergueste-a, e fez-se.

terça-feira, fevereiro 1

SEM DÚVIDAS

Estamos a vinte dias das eleições, e mesmo sem esperar pela campanha…
Eu devo confessar, que tenho algumas dificuldades em encontrar meia dúzia de razões para votar José Sócrates. O que não tenho dúvidas, é em descobrir mil e uma para não votar no incompetente do Lopes.

SANEAMENTO?

O Dr. Bagão não pode negar a família política a que pertence. Estes neo-fascistas do PP, não suportam a liberdade de opinião. Quem manda o Freitas falar demais? Muita sorte tem ele. Se fosse no tempo em que só eles mandavam, a esta hora, já estava trancafiado no Tarrafal.